Brasil tem avanços em tecnologias de iluminação a LED

Pindamonhangaba – SP, 03 de abril de 2017 – A indústria brasileira de iluminação abrange mais de 600 empresas em atividades diversas que geram mais de 37 mil empregos (incluindo a cadeia produtiva de luminárias, reatores e lâmpadas), segundo um levantamento da Abilux – Associação Brasileira da Indústria de Iluminação, realizado em parceria com o Sebrae de São Paulo. De acordo com o estudo, luminárias representam 61% do faturamento do setor. Lâmpadas, 28% e reatores, 11%. O Estado de São Paulo concentra 75% da indústria, enquanto os 25% restantes estão localizadas nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco.

Um dos mais recentes avanços dessa indústria está nas novas tecnologias de luminosidade a LED. A extinção das lâmpadas incandescentes que ocorreu definitivamente em 2016 ampliou espaço para as já consolidadas fluorescentes compactas. Mas as transformações ocorridas nos designs de luminárias, lustres e projetores, em função da adoção da tecnologia LED – que são fontes de luz diminutas que podem ser inseridas nas mais diversificadas formas — marcam uma nova era para a indústria, criando novas oportunidades aos produtos brasileiros de iluminação que estão chegando ao mercado.

O Grupo SX que atua desde 2005 na área de serviços de iluminação industrial criou em 2015 a SX Lighting dedicada para o desenvolvimento e integração de luminárias a LED. A pronta resposta do mercado fez com que a empresa projetasse no período 35 tipos de luminárias diferentes para as mais diversas utilizações em ambientes como no setor atacadista, centros de conveniência, indústria aeronáutica, autopeças, instituições de ensino, condomínios residenciais e vias públicas. A empresa é pioneira ainda em luminária a LED dedicada à supermercados e hipermercados.

“Até o fim do ano, vamos trazer ao mercado mais cinco novas luminárias com tecnologias avançadas”, disse o sócio-diretor da empresa com sede em Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, Ildeu Paulo da Silva. “Um diferencial importante da SX Lighting é o fato de ser uma empresa nacional, com os seus centros de desenvolvimento, fabricação e atendimento ao cliente no país, seguindo as normas técnicas e regulamentação brasileira.

Entre o fatotres de confiança da indústria está na iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no inicio desse ano. A aprovação das regras para inclusão de luminárias LED de alta potência nas linhas de crédito da Agência Especial de Financiamento Industrial (Finame) do banco, que envolve investimentos em máquinas e equipamentos, tornam as luminárias passíveis de financiamento de acordo com as normas da instituição. Pelo acordo, poderão ser financiadas pelo banco tanto a produção desse tipo de luminárias, como a aquisição de equipamentos por prefeituras brasileiras, para melhorar a iluminação pública, por exemplo.

As luminárias que forem comercializadas com financiamento do BNDES terão de incorporar chips projetados no Brasil. Foi dado prazo até 2018 para que a indústria brasileira desenvolva esses chips. O objetivo é incentivar parcerias locais para o desenvolvimento da microeletrônica no país. A análise feita pelo banco identificou a existência de empresas nacionais e estrangeiras instaladas no Brasil, capacitadas a desenvolver esses e outros circuitos integrados.
A SX Lighting

Presente no mercado de serviços de manutenção de iluminação industrial desde 2005, o Grupo SX ampliou o seu campo de atuação em 2015 com a constituição da SX Lighting para fabricação de luminárias a LED.

Os produtos SX Lighting contribuem atualmente para a eficiência luminosa e redução de custos com energia elétrica de ambientes diversos como no setor atacadista, centros de conveniência, indústria aeronáutica, autopeças, instituições de ensino, condomínios residenciais e vias públicas. A empresa é pioneira em luminária a LED dedicada à supermercados e hipermercados.

A SX Lighting faz parte de uma cadeia global de fornecedores de soluções em iluminação a LED e tem contribuído significativamente para o fortalecimento da cadeia nacional. Enquanto desenvolvedor e integrador de luminárias de alto desempenho, a empresa busca parceiros que possam fornecer os componentes da melhor qualidade, com ênfase para aqueles com sede no Brasil. Com isso, além de oferecer uma importante diferenciação para o mercado, o Grupo SX também contribui para a retomada econômica do país, gerando contribuição social e confiança aos investidores e clientes.