afinal-qual-a-importancia-da-iluminacao-no-pdv-veja-aqui

Afinal qual a importância da iluminação no PDV? Veja aqui!

afinal-qual-a-importancia-da-iluminacao-no-pdv-veja-aqui

Afinal  qual a importância da iluminação no PDV? Veja aqui!

É normal as pessoas saberem que um ambiente mal iluminado é capaz de gerar cansaço, queda no rendimento, problemas de visão e, até mesmo, acidentes de trabalho. No entanto, os impactos da falta de planejamento com iluminação podem ser percebidos, também, do ponto de vista comercial.

A iluminação no PDV (ponto de venda) é um fator que deve ser levado em consideração, uma vez que um ambiente com projeto inadequado pode dispersar os seus consumidores ou, ainda, evitar que clientes em potencial entrem no local.

Se você deseja conhecer mais sobre a iluminação do PDV, continue a leitura deste post, que vamos mostrar mais detalhes sobre a sua verdadeira importância. Não perca!

Qual é a importância da iluminação no PDV?

A iluminação é relevante em todos os ambientes, sejam eles comerciais, sejam residenciais ou industriais. Em geral, esse é um quesito que passa despercebido pela maioria das pessoas, mas nos casos em que ela é deficiente, a luz do local é notada e pode causar riscos de acidentes e problemas de saúde.

A iluminação incorreta em uma loja é capaz de fazer com que os clientes queiram a troca dos produtos com frequência porque, ao chegar em casa, notam que as cores ou os detalhes da peça eram distintos do escolhido na hora da aquisição. Esse tipo de caso costuma acontecer com frequência em locais que não contam com boa claridade.

Especialmente, porque cada local de uma loja exige um projeto de iluminação específico, com estratégias de disposição que solidificam a proposta do ambiente e luminárias especiais. Na prática, a verdade é que ao ingressar no PDV, os clientes, mesmo que de maneira inconsciente, decidem em poucos instantes se desejam ficar no local ou não.

Por isso, o importante é ter um ambiente com iluminação profissional correta, uma vez que é mais convidativo e aumenta as chances de fazer com que seu público entre no estabelecimento e permaneça ali por mais tempo. Além disso, por meio de projetos de iluminação bem elaborados, é possível fazer com que os seus produtos fiquem ainda mais bonitos, atraentes e com uma melhor aparência.

Investir em luminárias em excesso, ao contrário do que muitas pessoas pensam, também não é ideal. Afinal, da mesma maneira que a iluminação deficiente afasta a clientela, o excesso de luz produz o mesmo efeito e é comumente conhecido como poluição luminosa. Esse fator é capaz de gerar cansaço visual em seus clientes, diminuindo o tempo de permanência no PDV e, consequentemente, reduzindo o ticket médio das compras.

Dessa maneira, contar com um projeto de iluminação profissional é importante para conhecer qual é a quantidade e a qualidade de luminárias de que seu negócio precisa. Cada local é analisado para que seja possível obter os efeitos desejados, como melhoria da aparência dos produtos, aumento da concentração de colaboradores ou para a criação de uma atmosfera que faça os clientes comprarem mais.

Quais cuidados com a iluminação devem ser adotados?

Agora que você já sabe qual é a importância da iluminação no PDV, vamos apresentar, a seguir, algumas dicas que podem ser seguidas pelos gestores para investir nesses quesitos. Não perca!

Escolha bem os tipos de luminárias

Hoje em dia, existem diversos tipos de luminárias que podem ser usadas em um estabelecimento comercial. O LED é mais recomendado, já que é mais econômico e durável, não exigindo trocas constantes como as lâmpadas comuns.

As luminárias de LED podem ser quentes ou frias e reúnem, no mesmo produto, alta eficiência de energia com beleza estética. Quando bem aplicadas, atrelam valor e uma estética elegante ao ambiente.

As cores frias, por exemplo, contam com temperaturas baixas e causam sensação de agilidade, além de diminuir (ou até mesmo resolver) problemas de reflexo em vidros de vitrines. Já as iluminações mais quentes proporcionam um ambiente mais aconchegante.

Também é preciso dar atenção à potência da iluminação que uma luminária é capaz de gerar, uma vez que esse quesito influencia a quantidade de luz dispersa no local em que for aplicada. Para lugares em que é preciso um maior nível de luminosidade, a potência deve ser mais alta, caso ao contrário, o ideal é que a potência seja menor.

Aprenda sobre os efeitos da iluminação

Além de escolher as luminárias, conhecer sobre os efeitos de iluminação também é uma parte importante da estratégia de iluminação de um PDV.

Luz dirigida

A luz dirigida costuma ser usada para destacar determinados produtos ou pontos do estabelecimento. Esse efeito pode ser combinado com técnicas de sombra para tornar o ambiente mais aconchegante e com mais estilo.

Luz difusa

Já no caso do efeito de luz difusa, o objeto é iluminado, mas sem uma luz direcionada. Para tanto, são usadas cores e materiais que promovem uma boa reflexão no ambiente para que o local se torne agradável e sem ofuscamentos.

Nesse tipo de efeito, as lâmpadas não devem estar aparentes. Por isso, o ideal é utilizar luminárias ocultas nas instalações. Mais uma dica relevante é usar luminárias com foco de luz direcionado para outro local.

Saiba destacar os produtos

Para criar o destaque adequado para os produtos desejados e direcionar o foco da iluminação, é importante dar prioridade para o equilíbrio no ambiente. Nesse sentido, os itens que devem atrair a atenção dos clientes devem ficar mais visíveis e iluminados.

Também é possível o contraste entre produtos iluminados e não iluminados, a fim de criar um ambiente único para o seu PDV. A iluminação uniforme pode contribuir para ambientes de produtividade, como os caixas e, especialmente, os provadores.

Tenha um projeto de iluminação

Para que o seu PDV tenha a iluminação otimizada, é importante contar com um projeto luminotécnico que combine com a identidade da marca e crie um ambiente que agrade os clientes. Para tanto, como vimos, é relevante escolher as luminárias de LED ideais e utilizar a luz para destacar os itens desejados.

Agora que você já conhece a importância da iluminação no PDV, procure colocar as nossas dicas em prática o quanto antes para usufruir dos benefícios de contar com um ambiente que é capaz de atrair ainda mais clientes!

Quer iniciar seu projeto de iluminação profissional? Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!

 


  • Compartilhe


Solicite um

orçamento

Nossos especialistas estão prontos para prestar um atendimento personalizado para você.

Voltar