iluminação e acidentes de trabalho

Como a iluminação pode diminuir o índice de acidentes de trabalho?

iluminação e acidentes de trabalho

iluminação e acidentes de trabalho, entenda qual a sua relação.

É muito importante compreender as variáveis que podem causar acidentes de trabalho. Eles afetam a saúde, a integridade física dos trabalhadores e podem ser trágicos. A relação da iluminação e acidentes de trabalho é um dos grandes fatores negativos em ambientes laborais, pois a luminosidade insuficiente atrapalha principalmente a visão.

Os colaboradores que desenvolvem atividades em locais bem iluminados ficam mais satisfeitos, sentem-se seguros e produzem mais. Sendo assim, as empresas estão utilizando projeto luminotécnico como uma estratégia para obter destaque no mercado. Neste post, vamos explicar a relação entre os acidentes de trabalho e a iluminação do ambiente profissional.

Gostaria de saber mais sobre como obter vantagens por meio de investimentos em iluminação no ambiente profissional? Então prossiga a leitura!

Qual é a importância da iluminação no ambiente profissional?

A luminosidade adequada no ambiente profissional é muito relevante porque cria as condições essenciais para a execução das tarefas. Ela evita vários problemas de saúde e impede o cansaço visual que atinge os colaboradores depois de algumas horas de trabalho. Por outro lado, a iluminação previne acidentes e proporciona bem-estar aos trabalhadores.

A iluminação é um fator de segurança para a realização de muitas atividades produtivas. A falta de visibilidade dificulta o uso de maquinários de forma segura e pode ocasionar problemas sérios para as empresas. A luminosidade deficiente atrapalha o desempenho dos funcionários e reduz o seu ritmo de trabalho, além de causar erros pela falta de percepção dos detalhes.

Consequentemente, a insuficiência de claridade eleva os índices de acidentes e pode até originar fatalidades. Ambientes laborais com iluminação ruim apresentam sombras e geram ofuscamentos, exigem mais esforço dos trabalhadores e são a causa de dores de cabeça. No decorrer dos anos, essas condições reduzem a capacidade visual das pessoas que permanecem expostas a esses fatores.

Quais são as causas dos acidentes de trabalho ligadas à iluminação?

As causas de acidentes de trabalhos relacionadas à falta de iluminação são bastante conhecidas pelos profissionais de Segurança do Trabalho. A ausência de claridade ao nível ideal atrapalha a visão e pode ser fatal para trabalhadores que realizam atividades em maquinários. Além disso, ela produz impactos na saúde física e emocional desses colaboradores.

Entre as principais causas de acidentes estão os níveis muito altos ou muito baixos de luminosidade, a cor inadequada, a distribuição incorreta da intensidade, o direcionamento incorreto da luz que gera sombras no ambiente, a falha no funcionamento dos dispositivos de iluminação etc. Esses problemas podem acontecer devido ao uso de luminária ou lâmpada de qualidade inferior.

Quais são as consequências dos acidentes de trabalho ligadas à iluminação?

Existem muitas consequências relacionadas à má iluminação dos ambientes, visto que ela potencializa os riscos. Os trabalhadores sentem fadiga visual e irritação nos olhos, desenvolvem problemas na pele e distúrbios emocionais. O excesso ou a deficiência de luminosidade são responsáveis por vários incômodos como visão turva, ardor e vermelhidão, sem falar na interferência que ela tem sobre o sono.

Não atender aos requisitos e exigências legais das legislações trabalhistas pode gerar problemas com a Justiça. A Norma Regulamentadora nº 17 foi elaborada para dispor sobre as regras de iluminação que propiciarão eficiência, segurança e conforto aos colaboradores. Ela impõe parâmetros para que as condições de trabalho sejam ideais para o desenvolvimento de atividades nos ambientes.

Já a Norma Brasileira Regulamentadora – NBR nº 8995-1:2013 da Associação Brasileira de Normas Técnicas aponta os requisitos para locais internos e as condições para o desempenho de tarefas visuais de modo seguro durante a jornada de trabalho. Nela, estão dispostos os valores mínimos de iluminância para ambientes industriais, comerciais, esportivos, entre outros.

Deixar de atender essas exigências pode resultar em acidentes graves. Um trabalhador que sofre perda de sua capacidade de trabalho tem o direito de ingressar com ação judicial e cobrar indenização em caso de acidente ou desenvolvimento de doença ocupacional. Em decorrência disso, as empresas acabam pagando altas somas em dinheiro e têm prejuízos financeiros significativos.

Como prevenir os acidentes de trabalho ocasionados pela má iluminação?

Para evitar a ocorrência de acidentes devido à iluminação inadequada é necessário atender às normas mencionadas acima. Além disso, você pode contratar profissionais especializados para que eles façam um projeto luminotécnico que seja específico para a sua empresa. Eles vão elaborar um planejamento de acordo com as leis e utilizar os dispositivos mais indicados para o seu negócio.

Os técnicos avaliam o local, fazem o cálculo luminotécnico e instalam os equipamentos indispensáveis para que a luminosidade seja perfeita em cada ambiente. Após a implementação do projeto, sombras e ofuscamentos são eliminados enquanto as cores de luzes mais apropriadas são inseridas nas áreas de trabalho. Desse modo, a sonolência é evitada nos lugares onde colaboradores devem estar despertos.

Se você quiser, os profissionais aproveitam a luz natural para favorecer a economia de recursos. A claridade do sol que entra através dos vidros e janelas é muito benéfica para a saúde dos colaboradores. Caso ela seja aproveitada no projeto, a sua empresa terá a fatura de energia elétrica reduzida e o retorno dos investimentos virão em pouco tempo.

Quais são as vantagens do investimento em iluminação no ambiente profissional

Os investimentos em iluminação para ambientes profissionais trazem diversos benefícios. Um projeto luminotécnico melhora a produtividade dos trabalhadores que recebem um posto de serviço bem iluminado. A boa visibilidade influencia diretamente no desempenho dos colaboradores que trabalham com menos sono e mais agilidade.

A qualidade de vida, a saúde física e mental dos funcionários melhoram bastante por meio de um projeto de iluminação. Dessa maneira, os trabalhadores deixam de pegar atestado e são mais assíduos no trabalho. O número de acidentes reduz consideravelmente, assim como os gastos provenientes de honorários advocatícios e condenações judiciais.

Enfim, agora você já consegue entender a relação entre acidentes de trabalho e a iluminação das empresas! Invista em um projeto luminotécnico e em luminárias de qualidade que atendam à demanda de sua área produtiva e elimine qualquer possibilidade de acidentes envolvendo os colaboradores. Além de proteger as suas equipes, a organização perceberá um aumento na lucratividade.

Quer manter os seus amigos e conhecidos informados sobre essas novidades? Então compartilhe este conteúdo nas redes sociais, estamos no LinkedIn, YouTube, e Instagram!

Aproveite que está por aqui e conheça as linhas de produtos da SX Lighting!

 


  • Compartilhe


Solicite um

orçamento

Nossos especialistas estão prontos para prestar um atendimento personalizado para você.

Voltar