Como não errar ao escolher um refletor para quadras esportivas? Veja!

As quadras esportivas precisam de iluminação adequada e que ofereça visibilidade aos praticantes de esportes. Para conseguir a luminosidade ideal para esses ambientes, apenas instalar os pontos de luz sem auxílio de profissionais especializados não é suficiente. Afinal, existem normas regulamentadoras a serem seguidas, por exemplo, a NBR ABNT 8995-1:2013.

Caso você esteja se perguntando qual é a importância de buscar alternativas para favorecer a prática de esportes em quadras, melhorar a percepção dos atletas e por que é preciso estar atento aos materiais adequados para isso, não deixe de ler este post. Vamos mostrar em detalhes como escolher refletor para quadra esportiva. Então, boa leitura!

Por que buscar alternativas para favorecer a prática de esportes?

A busca por opções para aprimorar as condições da quadra e promover a realização de atividades esportivas é muito importante para as pessoas que costumam frequentar esses locais. Os atletas necessitam de lugares que tenham boa visibilidade, principalmente nos períodos noturnos, já que nesses horários a maioria não está trabalhando e tem tempo para se exercitar.

Os materiais usados para a iluminação fazem a diferença, pois nem sempre há luz natural. As luminárias LED especiais para esses espaços são excelentes alternativas para evitar o ofuscamento e possibilitar a perfeita visualização dos limites da quadra, da bola e dos demais atletas. Além do mais, elas proporcionam conforto visual tanto para os jogadores e quanto para quem assiste às partidas.

O ofuscamento causado pelas luminárias inadequadas causa cegueira momentânea e atrapalha o desempenho dos participantes. Por isso, um projeto luminotécnico é a solução ideal para esses ambientes, que estão sendo cada vez mais procurados por jogadores de todas as idades para combater o estresse do cotidiano.

Como escolher um refletor para quadra esportiva?

Há vários tipos de quadras para a prática de esportes, como profissionais, semiprofissionais e de competição. Em todas elas, a claridade deve ser uniforme e planejada para atender as necessidades dos usuários. Um cálculo de eficiência energética pode ser realizado para quadras de futsal, tênis, vôlei, poliesportivas ou ginásios.

Observe, a seguir, as principais dicas para escolher o refletor ideal!

Temperatura da cor

Os refletores LED são os mais indicados, pois atendem aos índices de reprodução de cor mínimos para esses espaços. A temperatura de cor perfeita para as quadras é de 6.500 Kelvin (K). Os fabricantes dos dispositivos inserem esses dados nos seus produtos, no entanto, é preciso averiguar se o índice é mantido após um tempo de uso.

No mercado, podem ser encontrados dois tipos de refletores de LED que emitem luz branca. A luz branca quente fica abaixo de 3.000 K, sendo que o seu fluxo luminoso é amarelado e produz a sensação de relaxamento. Já a luz branca fria oferece uma impressão de maior luminosidade, deixa os atletas mais despertos e ultrapassa os 6.000K.

Portanto, os dispositivos com fluxo luminoso branco são os mais vendidos para as quadras esportivas, devido à sua intensidade e luminosidade. Afinal de contas, os refletores de luz branca quente são ótimos para lugares aconchegantes, espaços internos e fachadas comerciais. Mas existe refletor de luz colorida amarela, verde, azul e vermelha para destacar áreas diferentes e reforçar tons naturais.

Potência

A potência dos refletores LED varia entre 10 e 1.000 Watts. É um verdadeiro desafio fazer a escolha do modelo apropriado sem ter conhecimento técnico. Os profissionais que trabalham nesse setor podem dar instruções importantes, porém, eles precisam saber detalhes sobre a quadra.

Os dispositivos com 10 Watts são usados para aplicações menores e efeitos em plantas de jardins. Os modelos com 50 Watts são muito procurados para jardins maiores, árvores e condomínios. Eles substituem os refletores halógenos tradicionais, que contavam com 400 a 500 Watts.

Estacionamentos e outros locais maiores precisam de refletores de 100 a 200 Watts de potência para ficarem bem iluminados. Já os dispositivos que contam com mais de 300 Watts são utilizados em postes.

Fabricante

Você vai encontrar vários fabricantes de refletores LED para quadras esportivas, entre eles está a Philips, que é uma empresa reconhecida no Brasil inteiro. Ela oferece especificações que ajudam na hora de escolher os produtos e também na hora de fazer a instalação. Quando for decidir pela aquisição dos dispositivos, evite comprar os genéricos, que não têm as mesmas características.

O padrão de qualidade desses produtos é o nível IP65, que confere maior resistência às intempéries, como chuva, ventos e umidade. Alguns dispositivos genéricos informam o nível na embalagem, contudo, eles não são resistentes como os originais. Por isso, procure informações confiáveis e não acredite totalmente nas informações registradas em rótulos.

Durabilidade

A durabilidade é especificada em número de horas e pode ser distorcida nos refletores informais. Os melhores dispositivos apresentam garantia de 5 anos e podem durar até 10 anos sem causar problemas ou falhas. Você vai encontrar refletores com vida útil de 25.000, 30.000, 50.000 e 102.000 horas. Analise a espessura do fio de ligação, o peso e a resistência do suporte.

Não invista em produtos de baixo custo, porque a qualidade deles é duvidosa. Após algumas semanas de uso, eles podem começar a aquecer e a piscar sem razão aparente. São ineficientes, não oferecem iluminação adequada para as quadras e consomem mais energia elétrica do que os refletores fabricados por empresas confiáveis.

Sensores

Refletores LED são dispositivos eletrônicos que podem ser automáticos ou funcionar com controle remoto. A tecnologia faz parte desses equipamentos que os projetistas inserem em seus projetos de iluminação. Eles podem ser instalados com sensores de presença, para que acendam sempre que houver movimentação ou presença de calor humano nos ambientes.

Sendo assim, o refletor LED gera economia de energia e retorno dos investimentos a médio e longo prazos. Os sensores de presença são embutidos e muito interessantes para detectar a passagem de pessoas em alguns lugares. Além disso, podem ser usados para o monitoramento dos locais, se instalados com câmeras de segurança e protetor de surto.

Considere todas essas dicas para tomar decisões acertadas ao escolher refletor para estimular a prática de esportes. A SX Lighting oferece as melhores soluções em iluminação LED, com uma linha de refletores específica para quadras esportivas. Os seus profissionais especializados fazem projetos luminotécnicos e mensuram a economia que pode ser obtida com a aplicação dos refletores.

Precisa obter mais informações sobre refletores LED? Entre em contato e peça outros detalhes relevantes!