importância da iluminação industrial

Conheça a importância da iluminação industrial

importância da iluminação industrial

Iluminação, saiba a sua importância na indústria

Atentar-se à importância da iluminação industrial é mais relevante do que muitas companhias pensam, uma vez que se trata de um ponto capaz de ajudar, até mesmo, na redução de custos da organização. O funcionamento desses ativos é parecido com os anteriores. Ou seja, as instituições financeiras arrecadam recursos com os investidores, para oferecer créditos e outros produtos financeiros para o setor do agronegócio e imobiliário. Quando há aumento de seu valor, é necessário melhorar a eficiência energética para resolver tal questão.

Se a melhoria da eficiência e da qualidade da iluminação industrial for um tema de seu interesse, continue a leitura deste post para ver mais detalhes sobre o tema. Não perca!

Qual é a importância da iluminação industrial?

A iluminação industrial, especialmente em LED, é capaz de garantir uma produção muito mais segura e sem interrupções. As manutenções passam a não ser necessárias, fator que gera grande eficiência energética e, ainda, apresenta um baixo custo de consumo de energia elétrica. Existem fabricantes de materiais de iluminação industrial LED que asseguram que seus produtos apresentam uma vida útil superior aos demais. Isso também contribui para a diminuição dos custos de operação da indústria e, consequentemente, de seu produto final.

Além disso, o LED, por si só, é uma tecnologia revolucionária da área de engenharia elétrica, uma vez que é muito mais moderno, sofisticado e econômico, além de apresentar baixo consumo — em geral, 3 Watts —, fácil instalação e elevada durabilidade.

Dessa forma a implantação de iluminação em LED é uma grande oportunidade de adequar o projeto para subir níveis de iluminação para atender aos requisitos de normas de segurança, auxiliando, com isso, na proteção dos funcionários na área produtiva, além da visão de câmeras de segurança ou de vigias noturnos, por exemplo.

Quais são os principais benefícios de realizar esse investimento?

Agora que você já sabe qual é a importância da iluminação industrial, vamos apresentar, a seguir, alguns dos motivos pelos quais é interessante que uma companhia realize investimentos em tal área. Confira!

Reduz a incidência de acidentes no ambiente de trabalho

Quando uma empresa investe e sabe a importância da iluminação industrial, há a criação de um local de trabalho mais seguro, justamente em razão do fator iluminação, que passa a ser condizente com o ambiente e que, também, é capaz de proporcionar mais bem-estar e conforto na rotina de trabalho e no cotidiano — sendo capaz, até mesmo, de tornar o local menos estressante aos colaboradores.

Como consequência, a tendência é que ocorra a redução do número de acidentes nos locais de trabalho, já que a iluminação industrial colabora de forma considerável para que as tarefas visuais durante todo o processo de produção se tornem mais claras. Mais um fator relevante é que o LED também tem influência térmica e contribui na redução do superaquecimento das luminárias, diminuindo, assim, o risco de incêndios.

Ajuda na concentração dos colaboradores

A iluminação industrial LED também proporciona mais conforto ao ambiente de trabalho, ajudando a reduzir os gastos com refrigeração. Essa iluminação, que é branca, auxilia na diminuição da fadiga e faz com que os profissionais fiquem mais concentrados e alerta com relação ao trabalho. Isso porque, em geral, a velocidade e a reação dos indivíduos costuma ser maior e mais ágil em ambientes que apresentam essa luminosidade.

Diminui os gastos com manutenção dos equipamentos

Ao utilizar luminárias LED na indústria, além da diminuição de gastos na conta de energia elétrica, também há a redução de despesas com a manutenção dos equipamentos, já que eles praticamente não quebram e, portanto, não exigem reparos com frequência.

Além disso, ao realizar um projeto de iluminação industrial que utiliza LED, suas luminárias passam a apresentar um tempo de vida útil muito superior ao dos demais itens convencionais. Consequentemente, a empresa consegue aproveitar os equipamentos de iluminação industrial por um longo período, com o benefício de ter pouca depreciação.

Proporciona descarte sustentável e seguro

Diferentemente das alternativas tradicionais disponíveis no mercado, as luminárias em LED para indústria não contam, em sua composição, com nenhum material que seja prejudicial ao meio ambiente ou à saúde dos seres humanos. Dessa forma, além de serem muito mais duráveis, elas também apresentam um descarte sustentável, especialmente porque quase todos os seus componentes podem ser reciclados.

Quais são os tipos de luminárias industriais?

Existem diferentes tipos de luminárias industriais, até mesmo porque, conforme a NBR ISO 8995-1, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada local deve apresentar uma quantidade determinada de lux. Ou seja, cada espaço tem uma iluminância ideal, de acordo com as suas características específicas.

É o caso, por exemplo, de um ambiente não contínuo que, por causa de suas características, deve contar com, aproximadamente, 100 lux. Já em locais de uso contínuo, o ideal é que a iluminação seja acima de 200 lux.

Mais um ponto relevante para determinar a importância da iluminação industrial, e qual deve ser usada é saber o trabalho feito no ambiente. Em geral, os brutos pedem de 200 a 300 lux, e os médios de 500 lux. Já nos casos em que os profissionais devem realizar inspeção do que é produzido ou conferências de material no ambiente, o ideal é que o nível esteja acima de 1000 lux.

Contudo, em todos os casos, a eficiência da iluminação industrial de LED é superior às demais, sendo que, em determinados ambientes que era necessário usar uma lâmpada de vapor metálico de 400W, por exemplo, é possível substituí-la por uma luminária led de 150W, gerando muito mais economia. Dessa maneira, especialmente em espaços industriais, ao ser comparada com as lâmpadas tradicionais, as luminárias de LED chegam a apresentar desempenho até 4 vezes mais eficiente.

Como vimos, a importância da iluminação industrial, investir nela, torna o espaço muito mais inteligente e tecnológico, por meio de equipamentos de iluminação de qualidade, como as luminárias de LED adequadas para cada local. Dessa forma, é possível melhorar a eficiência energética e, ainda, reduzir os custos com energia elétrica.

Agora que você já está convencido que a SX Lighting irá te proporcionar a melhor iluminação e eficiência energética, clique aqui e solicite atendimento com nossos especialistas. 


  • Compartilhe


Solicite um

orçamento

Nossos especialistas estão prontos para prestar um atendimento personalizado para você.

Voltar