Conheça o melhor software para cálculo de iluminação e suas funcionalidades!

Para quem trabalha com arquitetura, design de interiores ou apenas com projetos luminotécnicos, um software para cálculo de iluminação é indispensável. Com esse recurso, é possível apresentar resultados mais precisos ao desenvolver um projeto considerando as normatizações e as opções de lâmpadas e luminárias de diversos fornecedores.

Atualmente, o melhor software para cálculo de iluminação que existe no mercado é o DIALux. Neste artigo, João Pedro Freire, engenheiro e diretor comercial da SX Lighting, e Kênya Stanco, engenheira da SX Lighting, contam mais sobre o DIALux e quais são as suas vantagens. Aproveite a leitura!

O que é um software para projeto luminotécnico?

Um software para projeto luminotécnico é um programa desenvolvido para realizar os cálculos necessários de luminosidade. Com ele, é possível ver quais são as melhores opções de layout, de lâmpadas e luminárias, para atender às expectativas do seu cliente.

Por meio da tecnologia BIM (Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação da Construção), é possível fazer o desenvolvimento do projeto de maneira integrada. Esse recurso permite a visualização de todas as suas etapas e interfaces. Dessa forma, tem-se mais qualidade na informação gerada e, consequentemente, redução nos custos.

Por que é importante utilizar um software?

Um dos principais desafios em projetos luminotécnicos é garantir que ele está sendo executado em conformidade com as principais normatizações do segmento. Por meio da adoção de um software para cálculo de iluminação, é possível fazer isso de maneira simples e com mais precisão. Consequentemente, as chances de erros são quase nulas.

Além da segurança em relação ao cálculo, um software de iluminação ajuda a otimizar o tempo de execução do projeto. Pela automação, o desenho da planta é feito em tempo reduzido, se comparado ao manual e a outros tipos de aplicações.

Mais um ponto que merece destaque é a geração de um relatório em apenas um clique. Pode-se apresentar ao cliente o documento escrito, com as imagens do projeto, o que torna a compreensão dele mais natural.

O que é o DIALux e por que é a melhor opção?

No mercado, você vai encontrar diversas opções de softwares para iluminação. Porém, o DIALux é a melhor escolha para os usuários.

Criada pela empresa alemã DIAL, em 1994, essa aplicação é amplamente usada no mundo inteiro, principalmente, na Europa. Além disso, ela conta com parceiros que fazem a alimentação de dados: 126 empresas do segmento, inclusive brasileiras, se uniram e pagaram para que suas luminárias fossem incluídas no software. A Philips é uma das empresas que estão presentes nessa aplicação.

Atualmente, o DIALux é mantido por uma empresa independente, que fica responsável por fazer as atualizações do software. Com essa ferramenta, é possível fazer cálculo de iluminação natural, bem como em espaços internos e, até mesmo, de iluminação pública. Além disso, para quem quer aprender mais a trabalhar com a ferramenta, pode-se fazer os cursos disponíveis na página do desenvolvedor.

Principais recursos

“É uma ferramenta aberta, que qualquer pessoa pode acessar sem nenhum custo”, explica João Pedro. Diferentemente de outros, não é preciso comprar uma licença para utilizar o DIALux.

No entanto, esse não é o principal diferencial desse software. Com o DIALux, é possível atender aos níveis de iluminação exigidos pelas normas ABNT 8995-1, que trata sobre a luminosidade em ambientes de trabalho, pela NBR 5101, além dos requisitos técnicos das federações internacionais.

Um detalhe que deve ser destacado é em relação ao uso desse software. O ideal é que um profissional capacitado realize o desenho dos projetos. Afinal, existem muitos recursos disponíveis no DIALux que só podem ser aproveitados por quem conhece bem as funcionalidades dessa ferramenta. É importante reforçar que a aplicação roda somente no Windows.

Quais as diferentes versões do DIALux?

Você pode encontrar o DIALux em duas versões e, para baixá-las, basta acessar o site do desenvolvedor. As versões disponíveis são o DIALux 4, atualização 13, e o DIALux evo 9. As duas opções oferecem a configuração com mais de 20 idiomas, inclusive em português. Com ele, os projetos luminotécnicos, com certeza, terão resultados de impacto.

“Atualmente, eles têm cerca de 750 mil usuários profissionais em todo o mundo”, destaca Kênya. Esse software é amplamente utilizado pelas empresas que são referência no segmento arquitetônico e de iluminação. A seguir, veja os principais detalhes dessas versões.

DIALux 4.13

Lançada em 2005, de acordo com o desenvolvedor, essa versão é mais indicada para o uso em projetos luminotécnicos de luzes de emergência e de áreas esportivas. A ferramenta responde às normas internacionais como EN12464 e ISO 8995.

DIALux evo 9

Essa é a versão mais indicada pelo desenvolvedor e foi criada em 2012. O DIALux evo passa por atualizações constantes: novos produtos e tecnologias são incluídos na plataforma.

Ele está na atualização 9, que foi lançada em 2019. O diferencial dessa versão é o layout do relatório. O seu design é mais amigável, o que favorece a compreensão do cliente e ajuda a mostrar a eficácia do projeto.

Quais as vantagens de usar um software?

Usar um software para cálculo de iluminação traz diversos ganhos para o seu projeto luminotécnico. Você já viu que ele promove agilidade, precisão nos resultados e redução de custos operacionais. A seguir, você vai conferir quais são as principais vantagens ao usar o DIALux evo.

Dimerizações em tempo real

Após o cálculo feito, essa ferramenta permite que o usuário teste diversas opções de visualização. É possível, inclusive, regular a intensidade de fontes monocromáticas ou policromáticas, em RGB e RGBW.

O usuário pode visualizar e fotografar todas as alternativas de cenas. João pedro explica que, ao implementar um sistema de automação simples, você vai conseguir economizar durante a vida útil do produto. O custo da operação do local vai ficar mais atrativo.

Transparências

Um recurso diferencial é a possibilidade de assinalar, a qualquer momento, que determinado objeto é transparente. Dessa forma, pode-se definir seus índices de reflexão, refração e transmissão. Além dessa possibilidade, o usuário também pode categorizar um objeto com verniz ou metalizado.

Definição automática de luminárias

A definição automática do tipo de luminária aplicada ao projeto é um dos recursos de destaque no DIALux evo. Dessa forma, o usuário pode escolher opções de luzes para espaços pré-definidos no sistema.

Como essa configuração está alinhada ao ISO 8995, atende perfeitamente à normatização nacional. Afinal, a ABNT 8995 traz as mesmas definições da norma internacional.

Na SX Lighting, usamos o DIALux para desenvolver os projetos dos nossos clientes. Por meio desse software para cálculo de iluminação, entregamos soluções integradas de ecoeficiência energética para milhares de empresas. Com a nossa equipe de especialistas e parceiros por todo território nacional, conseguimos centralizar o projeto luminotécnico, facilitando o gerenciamento e permitindo a sua execução em menor tempo.

Com os nossos produtos e serviços para iluminação, você consegue aumentar a produtividade do negócio e, ainda, melhorar o desempenho da sua empresa. Entre em contato conosco e solicite o seu orçamento! A inovação começa agora!