Descarte de lâmpada: qual é a importância e como fazer corretamente

Descarte de lâmpada: qual é a importância e como fazer corretamente

Descarte de lâmpada: qual é a importância e como fazer corretamente

Descarte de lâmpada: qual é a importância e como fazer corretamente

Você talvez já teve que descartar uma lâmpada, mas será que fez isso da maneira correta? Uma lâmpada velha é um detrito que pode contribuir com a poluição ambiental e é extremamente perigoso, ainda mais se já estiver quebrada na hora de jogar fora. Então, antes de fazer o descarte, é importante tomar alguns cuidados básicos.

O mercado nacional passou a oferecer uma diversidade imensa de modelos e formatos de lâmpadas acessíveis nos últimos anos, mas os cuidados precisam continuar.

No decorrer deste post, vamos explicar mais sobre a importância de adotar os cuidados básicos na hora do descarte de lâmpada e como você pode fazer esse procedimento sem errar. Confira o texto na íntegra e tire suas dúvidas!

Qual é a importância do descarte de lâmpada seguro?

Todas as lâmpadas são produzidas por uma composição de metais pesados, como o mercúrio, além de vidros e plásticos. São materiais de composição demorada, que podem contaminar rios e nascentes, comprometendo a vida marinha e terrestre. Por isso, o ideal é não jogá-las em aterros sanitários.

O mercúrio é uma substância tóxica que causa problemas de saúde, tanto em humanos quanto em animais. Além disso, jogar as lâmpadas fora sem nenhum critério de proteção é arriscar a integridade física das pessoas que trabalham recolhendo o lixo.

Portanto, ao chegar no final da vida útil, uma lâmpada precisa ser levada para um local especializado, que consiga recolher o mercúrio e reinseri-lo no mercado no formato de matéria-prima.

Assim, você contribui para evitar mais problemas ambientais e à saúde humana por conta da poluição.

Quais são os riscos envolvidos no descarte incorreto?

O descarte incorreto de uma lâmpada fluorescente, por exemplo, contribui para a contaminação do solo e dos lençóis freáticos com o mercúrio. Quando absorvido por animais, a substância tende a contaminar toda a cadeia alimentar da qual eles fazem parte, inclusive os seres humanos.

Quando o mercúrio é absorvido pelo corpo humano, ele pode provocar doenças graves no fígado, nos rins, nos sistemas nervoso e reprodutivo.

Quando disperso na natureza, o mercúrio se evapora, acaba misturando-se às nuvens e precipita com as chuvas.

As lâmpadas incandescentes e de LED não são constituídas por metais pesados, mas ainda oferecem riscos ao ambiente, porque os materiais da sua composição podem demorar centenas de anos para se decompor totalmente

Por essas razões, é preciso sempre planejar o descarte de lâmpada da maneira correta. Assim, o detrito pode passar por um processo de reciclagem sempre que possível.

Como o descarte de lâmpada deve ser feito?

Ok, nenhuma lâmpada pode parar no lixo comum. O ideal é separá-las de todos os outros materiais que também estão destinados ao descarte. Agora, resta saber quais são as diferenças sobre o que fazer em cada modelo de lâmpada. Confira logo a seguir!

Lâmpada Fluorescente

Desde 2010, existe a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina uma série de normas de como todos devem tratar o lixo recolhido. A importância de fazer o recolhimento das lâmpadas fluorescentes é um dos tópicos do regulamento.

A solução ideal é levar a lâmpada fluorescente intacta e bem embrulhada em folhas de jornal para um ponto de descarte. Porém, se a lâmpada estiver quebrada, é preciso tomar ainda mais cuidados.

É fundamental que você abra as janelas do ambiente para deixar o ar entrar. Isso facilita que os materiais tóxicos presentes na lâmpada sejam dispersos. Em seguida, não se esqueça de recolher os cacos maiores com um pano ou, de preferência, uma folha de jornal. Reúna tudo e leve até o ponto de descarte.

Luminária em LED

Nos requisitos de durabilidade, qualidade e economia de energia, as luminárias em LEDs são as melhores escolhas. Na SX Lighting, usamos LED para todo e qualquer projeto de iluminação. A relação custo-benefício é enorme!

O seu tempo mínimo de duração é de 25 mil/hora. Por conta da sua durabilidade, ela gera um menor consumo e economia na conta de energia. Contudo, mesmo que a vida útil das luminárias em LED seja muito maior que as demais, vale ressaltar que uma hora ela chega ao fim.

A boa notícia é que essa luminária é fabricada com uma estrutura quase totalmente reciclável, e isso torna seu descarte e sua reciclagem mais fácil em relação aos outros tipos.

A SX Lighting recomenda procurar um posto de destinação que as aceite. Vá a um local específico da prefeitura da sua cidade ou empresas especializadas nesse tipo de tratamento. O mais importante é não juntar a luminária ao lixo comum!

Lâmpada Incandescente

A lâmpada incandescente foi a mais utilizada no Brasil por muito tempo. Presentes em empresas e residências, elas foram gradualmente substituídas por modelos mais inovadores e econômicos, a partir de 2016, quando sua venda se tornou proibida no país.

A proibição aconteceu por conta da sua baixa eficiência energética. Isso contribuía com a sobrecarga do sistema elétrico do país e aumentava o custo com a conta de energia dos consumidores.

Apesar de não apresentar metais pesados na sua constituição, uma lâmpada incandescente possui uma vida útil muito inferior às luminárias em LED e lâmpadas fluorescentes. O maior perigo do descarte inadequado é a quebra do vidro e o risco de corte para as pessoas que trabalham recolhendo o lixo.

Em todos os casos, se o motivo do descarte é a lâmpada quebrada, lembre-se de limpar o local onde ficaram espalhados os cacos de vidro. Faça essa limpeza com muito cuidado, de preferência, com um papel-toalha úmido.

Evite usar aspirador de pó! Isso pode espalhar ainda mais os resíduos de mercúrio, sem falar que as crianças ou animais podem ter contato com os cacos de vidro.

Pesquise as organizações da sua cidade que recebem o descarte de lâmpada, para evitar a poluição e qualquer acidente. Várias fabricantes também coletam esses detritos, o que já pode ser considerado um ótimo critério de compra quando você precisar.

E aí, gostou das dicas? Entre em contato conosco e conheça as melhores luminárias Led.


  • Compartilhe


Solicite um

orçamento

Nossos especialistas estão prontos para prestar um atendimento personalizado para você.

Voltar