Entenda a importância da automação na iluminação de escritórios

A automação na iluminação de escritórios é um importante conceito para qualquer negócio que deseja alavancar sua competitividade e desenvolvimento no mercado. Isso é possível pelo fato de essa estratégia minimizar custos e aumentar a produtividade dos colaboradores.

Muitos gestores não compreendem a importância do assunto e acabam deixando de aproveitar dessas vantagens. Para que você não cometa esse erro, neste conteúdo explicamos como funciona esse serviço no campo prático, quais são as tecnologias envolvidas e quais são os benefícios conquistados pelo escritório. Leia e aprenda!

Como funciona a implantação do sistema de automação na iluminação de escritório?

Basicamente, trata-se da adoção de tecnologias que automatizam o controle dos equipamentos de luz de um escritório. É preciso contratar uma empresa especializada que elabore um projeto luminotécnico personalizado, implemente softwares e instale equipamentos como painéis, luminárias, sensores, refletores, entre outros.

Esse conceito faz parte da automação corporativa e está ligado ao smart office, tendência iniciada no começo dos anos 70 e que consiste na implementação de tecnologias no ambiente de trabalho com o objetivo de otimizar o dia a dia do pessoal.

A automação da iluminação é uma ideia mais ampla e envolve o desenvolvimento de um planejamento de iluminação ideal para o escritório. Além da otimização da rotina e diminuição dos custos, há a promoção da qualidade de vida, bem-estar e desenvolvimento humano.

Quais são as principais tecnologias de automação?

Saiba que não é qualquer tecnologia que garantirá o sucesso na implementação da automação, sendo importante usar equipamentos específicos que estão explicados a seguir.

Sensores

Esses são sensores smart desenvolvidos especialmente para escritórios. Eles coletam informações referentes à luminosidade do ambiente e detectam a ocupação no local em tempo real.

As luzes apenas serão ativadas quando os colaboradores estiverem presentes no local, eliminando a possibilidade de que as esqueçam acesas no fim do expediente ou as deixem ligadas por tempo além do necessário.

Outra de sua função é controlar o sistema de iluminação LED, podendo aumentar ou reduzir a intensidade da luz conforme a situação do ambiente.

Por exemplo, quando os sensores identificam que há uma luminosidade satisfatória — que pode decorrer da iluminação natural —, as luzes são desativadas automaticamente. Por outro lado, se estiver escuro ou de noite e houver indivíduos presentes, a tecnologia ativa as luzes novamente.

Luminárias

Os tipos de luminárias que são usadas em escritórios são as de embutir ou herméticas. Elas têm foco na qualidade, praticidade de uso e robustez. É importante escolher a luminária com potência que melhor satisfaz as necessidades do seu negócio, que disponha de uma boa eficiência luminosa e energética.

Painéis LED

Esses painéis podem ser quadrados ou retangulares e também são dimensionados com a finalidade de garantir qualidade, praticidade e robustez. Entretanto, eles utilizam LED, que produz a mesma quantidade de luz que tecnologias incandescentes e fluorescentes, mas proporciona economia de até 80% em relação à primeira e até 30% em relação à segunda.

Outra de sua característica é a baixa emissão de calor na luz, o que evita que o ambiente fique quente e atrapalhe a concentração da equipe. Tal qualidade ajuda no funcionamento do ar-condicionado — que precisará usar menor eletricidade para manter o ambiente na temperatura desejada.

Por fim, o LED tem uma vida útil mais longa que outros materiais, diminuindo a frequência de manutenções e trocas.

Graças à versatilidade das luminárias e painéis LED, elas podem ser usadas em diferentes ambientes, como salas de trabalho dos escritórios, cantinas ou sala para descanso, corredores, salas de estudos, entre outros.

Softwares

Para que os gestores consigam controlar a iluminação do escritório, é importante contratar uma empresa que disponibilize o serviço de automação de luminárias — conhecido como gerenciamento remoto de iluminação.

Por meio de um centro de controle à distância, que pode ser um dispositivo de mesa ou móvel (como smartphone), os operadores poderão acompanhar o funcionamento da rede de luzes, reduzir a intensidade da luminosidade, ordenar o desligamento, entre muitas outras ações.

Esse controle apenas é possível com equipamentos específicos, como sensores, luminárias e painéis LED preparados para automação controladores e um sistema de gestão especializado.

Quais são os benefícios da automação na iluminação de escritórios?

É importante saber que essas vantagens podem ser usufruídas tanto por escritórios como outros negócios que têm ambientes similares a escritório, como salas administrativas, de reunião, de estudos, de descanso, entre outras. Entenda quais são elas abaixo.

Sustentabilidade

Painéis LED não são feitos com componentes tóxicos como mercúrio, por isso seu descarte não polui o meio ambiente e ainda pode ser reciclado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Ressalta-se que uma boa empresa de iluminações também gerencia adequadamente a desinstalação dos equipamentos e faz o descarte conforme a legislação ambiental, eliminando os riscos legais para o escritório contratante.

Melhora na cultura organizacional

Luminárias, painéis LED e um projeto luminotécnico próprio para o seu escritório garantem uma iluminação harmônica e qualidade visual do ambiente, tornando-o mais agradável para que os colaboradores desenvolvam suas atividades.

Com menos distração, a equipe é capaz de se concentrar melhor nas suas tarefas, minimizar a quantidade de erros e aumentar a sua produtividade. Esse benefício aprimora o clima organizacional e faz com que os funcionários tenham maior colaboratividade.

Redução de custos

Um dos mais impactantes benefícios é a economia na conta de energia elétrica. Isso é conquistado quando a empresa reduz até 80% no consumo de eletricidade com luminárias LED, até 15% com automação da ativação das luzes e realização menos frequente de manutenções.

Ainda há outras economias que são conquistadas indiretamente por meio da melhoria do ambiente de trabalho, como o aumento da produtividade dos colaboradores.

A boa iluminação também auxilia na retenção de talentos e diminuição da rotatividade (índice de turnover), fazendo com que o escritório tenha que gastar menos com passivos trabalhistas decorrentes de demissão, novos processos seletivos, integração de novos funcionários (onboarding) e treinamentos.

Investir em automação na iluminação de escritórios é vantajoso tanto para as finanças da empresa como para o desempenho dos funcionários. Porém, lembre-se de que é importante contar com o apoio de uma empresa que forneça todas as tecnologias necessárias para realizar essa automação no campo prático.

Assine a nossa newsletter e receba nossas publicações, informativos e outros materiais diretamente no seu e-mail!