Entenda a relação entre o LED e a redução de consumo de energia

Entenda a relação entre o LED e a redução de consumo de energia

Entenda a relação entre o LED e a redução de consumo de energia

Entenda a relação entre o LED e a redução de consumo de energia

Você sabe como a iluminação de LED é capaz de ajudar na redução do consumo de energia elétrica? Esse é um quesito cada vez mais buscado por empresas e para fins particulares, uma vez que o valor da energia se encontra cada vez mais elevado.

A fim de diminuir esse custo, se torna necessário repensar hábitos que possam reduzir o consumo de energia. É o caso, por exemplo, de priorizar itens que contam com a tecnologia LED, já que eles são mais econômicos.

Tem interesse pelo tema e quer descobrir qual é a relação entre o LED e a redução de consumo de energia?! Então, continue a leitura deste post que vamos apresentar mais detalhes. Não perca!

Qual é a importância de economizar energia?

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é a responsável pela divulgação do custo da energia consumida pelos brasileiros. Recentemente, houve o anúncio da bandeira tarifária de escassez hídrica, que elevou a cobrança para R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora consumidos.

Você já pensou no quanto esse valor pode impactar nos rendimentos de uma grande empresa? Por isso, se torna primordial que uma política interna de conscientização e economia de energia elétrica seja criada.

Quando a companhia tem essa preocupação, os resultados costumam ser muito positivos, inclusive com reflexos na precificação dos produtos que em razão da economia gerada podem ser repassados para os clientes com um valor menor.

Com um preço mais atraente, os consumidores tendem a comprar mais em seu negócio e até mesmo a divulgá-los para outros possíveis clientes — fatores que tornam a empresa mais competitiva e uma referência em seu nicho de atuação.

Mais uma das vantagens da economia de energia é que se torna possível direcionar os recursos financeiros para os investimentos importantes que visam o crescimento do negócio.

Como o LED ajuda na redução do consumo de energia?

De maneira geral, podemos dizer que as luminárias LED são muito mais eficientes do que as comuns, uma vez que elas produzem a mesma quantidade de iluminação, mas usando muito menos energia.

Além disso, a geração de calor durante o processo de iluminação feito pela luminária LED é praticamente nula, fator que também é relevante para a economia de energia. Como ela é capaz de trabalhar de forma mais eficiente, o LED consome cerca de 85% menos energia do que as lâmpadas fluorescentes.

O que faz com que o LED seja mais econômico é que ele pode transformar diretamente a energia elétrica recebida em luz, enquanto as lâmpadas fluorescentes necessitam dos filamentos metálicos para o seu funcionamento.

Na prática, 1 watt de potência de uma lâmpada de LED equivale a 2,5 watts de uma lâmpada fluorescente. Isso quer dizer que a eficiência luminosa do LED é muito mais econômica do que a de outro tipo, uma vez que ela produz a mesma quantidade de luz com um número menor de watts de potência.

No caso do LED, todo o calor que é recebido pelo emissor é transformado em iluminação, o que gera um aproveitamento muito maior da energia. Assim, as luminárias LED são duráveis e sustentáveis a ponto de economizar no consumo de eletricidade e, ainda, proporcionar estabilidade e segurança na iluminação.

Mais um grande benefício das luminárias de LED é que elas são mais resistentes do que as fluorescentes e incandescentes, dispensando trocas e revisões frequentes ou consumo excessivo, mesmo quando chega ao fim da sua vida útil.

Como economizar energia?

Agora que você já conhece a importância da redução de consumo de energia, vamos apresentar nos próximos tópicos relevantes dicas sobre como tornar a sua conta de luz mais baixa. Continue a leitura e confira!

Aposte em cores claras nas paredes

Realizar determinadas alterações no ambiente ajuda a reduzir o consumo de energia. Nesse sentido, mudanças como melhorar a disposição dos móveis para aproveitar melhor a entrada de luz natural e, especialmente, usar cores claras nas paredes e pisos são boas dicas.

Pintar as paredes, o teto e os pisos do ambiente com cores claras faz com que a iluminação se expanda por todo o cômodo. Nesse sentido, o projeto luminotécnico também pode ser feito para melhorar o posicionamento das luzes.

Todos esses fatores contribuem positivamente para a diminuição da necessidade de iluminação artificial e, como consequência, promovem uma considerável economia de energia com o passar do tempo.

Faça uma revisão elétrica generalizada

Mais um ponto relevante é que é preciso fazer uma revisão generalizada nas instalações elétricas da empresa, afinal, disjuntores, fios, tomadas e interruptores ultrapassados, além de serem perigosos, também costumam ser responsáveis por grande desperdício de energia.

Use equipamentos de baixo consumo

Um grande problema relacionado ao consumo de energia são os aparelhos de alto consumo, como aqueles que não passam por manutenção há muito tempo ou são muito antigos. Nesse sentido, o ideal é trocá-los por equipamentos mais modernos.

Os aparelhos mais novos, em geral, são produzidos para serem mais econômicos e eficientes. Também é importante ter a cautela de fazer a manutenção de todos os aparelhos a fim de assegurar alta durabilidade e bom funcionamento.

Antes de adquirir um equipamento eletrônico, o recomendado é observar o selo Procel do Inmetro e optar pelos equipamentos de alto desempenho da categoria A, pois eles são os mais econômicos.

Opte pelas luminárias LED

Por fim, dar preferência para as luminárias LED também é primordial para a redução de consumo de energia, afinal, trata-se de um item durável, sustentável e econômico. As demais luminárias, como as incandescentes, consomem mais energia e oferecem pouco retorno de luminosidade.

Já a iluminação de LED, como vimos, é capaz de produzir mais luminosidade e, ao mesmo tempo, consumir menos energia. Assim, apesar de se tratar de um item mais caro, o retorno sobre o investimento ocorre rapidamente.

Agora que você já sabe qual é a relação entre o LED e a redução de consumo de energia, coloque as nossas dicas em prática para reduzir a sua conta de luz e lembre-se de que investir em bons equipamentos é sinônimo de economia a longo prazo. Nesse sentido, a SX Lighting se destaca no oferecimento de iluminação em LED e conta com as melhores opções de produtos do mercado!

Quer conhecer os produtos da SX Lighting? Então, entre em contato conosco!


  • Compartilhe


Solicite um

orçamento

Nossos especialistas estão prontos para prestar um atendimento personalizado para você.

Voltar