Entenda a substituição da norma de iluminação ABNT 5413 pela ABNT 8995-1

Não importa se você tem um clube, uma área esportiva ou outro negócio: a luminosidade do ambiente é um detalhe importante e diferencial. A norma de iluminação ABNT 5413 era a referência usada tanto para esporte como para o interior de ambiente corporativos, definida pelo Ministério do Trabalho.

A ABNT 5413 era muito utilizada por profissionais iniciantes na elaboração de projetos de iluminação, inclusive, para armazéns, depósitos e indústrias. No entanto, em 2013, essa normatização foi substituída pela ABNT 8995-1.

Neste artigo, você vai conferir as principais definições da norma ABNT 5413, os motivos que levaram a sua alteração e as novas definições com a norma ABNT 8995-1. Aproveite a leitura!

Norma ABNT 5413

A norma ABNT 5413 era a regulamentação utilizada para a iluminação de interiores. Esse documento era a base para profissionais iniciantes na elaboração de projetos de iluminância.

De forma resumida, essa normatização definia quais eram os índices de luminosidade mínima para iluminação de interiores, independentemente do fim ao qual eram utilizados. Um dos conceitos trabalhados para a formalização dessa norma é o de iluminância.

A terminologia está prevista na ABNT 5461 e corresponde à intensidade de iluminação. Ela é a unidade de medida conhecida como lux, representada pela letra E. A iluminância pode ser mensurada por um aparelho chamado luxímetro.

Alta iluminância

Na norma de iluminação ABNT 5413, a orientação era de que os ambientes com baixa luminosidade utilizassem recursos com alta iluminância. Na prática, para identificar a necessidade de valores mais altos, basta averiguar qual é o esforço feito para enxergar em um local, além de relacionar isso à atividade executada no ambiente a ser iluminado.

No entanto, deve-se ter bastante atenção para não utilizar recursos que sejam potentes demais e que possam inviabilizar o uso do local por ofuscamento da visão. É comum pessoas leigas acharem que a aplicação de refletores, por exemplo, pode ser feita sem um estudo analítico prévio.

O resultado é um prejuízo. Por isso, o acompanhamento de profissionais especializados é primordial.

Baixa iluminância

A baixa iluminância é quando o ambiente não requer uma intervenção de energia artificial com valores mais altos. Isso significa que as condições naturais de iluminação são favoráveis e pedem uma intervenção menos potente para trazer melhores resultados na qualidade de luminosidade local.

Na norma de Iluminação da ABNT 5413, há algumas tabelas informando a quantidade ideal de iluminância para diversos contextos, como lojas, armazéns, indústrias etc. É essencial desenvolver um projeto luminotécnico para encontrar as soluções ideais, conforme as normatizações, condições locais e o seu orçamento disponível.

Ambiente de trabalho

A norma de iluminação ABNT 5413 era aplicada para projetos de qualquer espaço que fosse fechado, como quadras e espaços de trabalho. No ambiente corporativo, considerar o uso adequado das normas é extremamente importante para garantir o bom desempenho dos colaboradores.

Apesar de ter sido substituída pela ABNT 8995-1, a NBR 5413 foi mantida pelo Ministério do Trabalho como padrão para os ambientes corporativos. Essa definição foi formalizada em 2018, por meio da Norma Regulamentadora NR 17. Na prática, a NBR 8995-1 vem para complementar as informações dispostas na ABNT 5413. É preciso ficar atento a esse detalhe.

Isso significa que a NBR 8995-1 atende perfeitamente aos requisitos apresentados na NR 17, do antigo Ministério do Trabalho. Dessa forma, por enquanto, não há problema algum utilizar uma ou outra normatização. É importante garantir a implementação delas, uma vez que a luminosidade do local do trabalho está relacionada com a ergonomia.

Um ambiente corporativo com luminosidade inadequada pode acarretar danos à saúde dos colaboradores, além de ser um incentivo para o aumento de ocorrências de acidentes no trabalho. Busque profissionais especializados para colocar em ação o projeto luminotécnico do seu negócio.

Norma ABNT 8995-1

A norma ABNT 8995-1 foi publicada em 2013, com o objetivo de substituir a NBR 5413 e a NBR 5382. Para fins de fiscalização, as empresas ainda podem utilizar a norma de iluminação ABNT 5413. No entanto, os cálculos apresentados na nova normatização são muito mais avançados, o que potencializa os resultados do projeto luminotécnico.

A NBR 8995-1 traz orientações específicas para a iluminação de ambientes internos do local de trabalho. Além da precisão dos novos cálculos, essa normatização foi feita para atender às novas tecnologias em iluminação que sugiram ao longo dos anos, como é o caso das lâmpadas de LED.

Com a implementação da NBR 8995-1 no seu negócio, você vai levar mais qualidade de vida para os seus colaboradores e impulsionar a produtividade deles. A elaboração de um projeto luminotécnico considerando as últimas inovações do mercado confere maior qualidade à ergonomia.

Outras mudanças

Não foram somente os cálculos aplicados que sofreram alterações relevantes. Pelo fato de eles serem a base para as tomadas de decisões no projeto luminotécnico, houve impactos, também, em relação ao controle de ofuscamento e índice de reprodução de cor.

Devido à complexidade desse estudo, a NBR 8995-1 reforça a importância do acompanhamento de um especialista nesse processo. Somente profissionais experientes conseguem desenvolver e implementar um projeto de iluminação inovador e atendendo às normatizações.

Para a construção desse planejamento, é preciso fazer a avaliação dos níveis de iluminação do ambiente. Com a atualização da normatização, também houve uma nova publicação relacionada a esse diagnóstico técnico. A NHO 11 (Norma de Higiene Ocupacional) deve ser considerada na primeira etapa do projeto.

É importante destacar que o aumento da potência de iluminação corporativa pode ser feito em até um nível na escala de iluminância. Além disso, é necessário considerar alguns pontos:

  • segurança;
  • economia;
  • conforto e bem-estar;
  • requisitos para a tarefa visual.

Se você está pensando em otimizar a qualidade da iluminação do seu espaço de trabalho, tenha em mente que é obrigatório garantir a aplicação dos níveis mínimos apresentados pela norma de iluminação ABNT 5413. Porém, já que você vai investir, é melhor optar por algo que atenda à NR 17, ao mesmo tempo que oferece uma solução mais inovadora e que vai trazer mais resultados para o seu negócio.

Conte com a SX Lighting para desenvolver o seu projeto conforme as novidades da NBR 8995-1. Entre em contato conosco e solicite um orçamento. Comece agora mesmo o seu projeto luminotécnico!