Entenda por que investir em manutenção preventiva na iluminação industrial

Um projeto de iluminação industrial demanda muito tempo e análise para fazer as melhores escolhas. Esses projetos no setor da indústria causam muitas dúvidas, pois as características e especificidades do ambiente ao qual se destinam podem variar bastante. Porém, tudo isso deve ser levado em conta na hora de instalar esse tipo de iluminação, como também ter a noção exata da importância da manutenção preventiva.

Existem diversas opções de iluminação industrial no mercado, como as lâmpadas de vapor metálico, iluminação de LED, luminárias industriais, entre outras. De todas as citadas, sem dúvidas as luminárias de LED são as mais indicadas para esse setor, seja pelo fator de economia, seja por questões de eficácia de iluminação.

Pensando nisso, preparamos este texto para que você entenda mais sobre iluminação industrial e a importância de investir na manutenção preventiva desse sistema. Confira agora!

Importância da iluminação industrial

Um sistema de iluminação ineficaz pode ser bastante custoso para o setor industrial no decorrer de suas atividades, uma vez que haverá maior consumo energético e maiores quantidades de manutenções e reposições ao longo do tempo.

No entanto, isso é mais comum em empresas que utilizam sistemas de iluminação tradicionais como as lâmpadas de mercúrio, sódio ou mesmo as fluorescentes, fazendo com que a conta no final do mês se torne bastante alta. O uso da iluminação LED industrial, em contraposição, usa semicondutores para a emissão de luz, reduzindo, dessa forma, o gasto energético quando comparado ao uso de outros métodos.

Um sistema de iluminação bem estruturado pode reduzir consideravelmente a frequência de acidentes, graças à sua maior eficácia e qualidade da iluminação, como também acidentes relativos às operações, manutenção e conserto de ferramentas de iluminação industrial.

Assim, é fundamental que o setor industrial conte com uma iluminação correta, a fim de diminuir custos, otimizar sua produção e reduzir as manutenções periódicas que acontecem nesses ambientes.

Manutenção preventiva na iluminação industrial

A manutenção preventiva é muito importante como medida de precaução para as instalações, assim como para o desenvolvimento de todas as operações que ocorrem em um ambiente industrial, pois evita o desgaste de maquinários antes do fim de sua vida útil.

Assim, é preciso haver um monitoramento constante do sistema de iluminação industrial, para realizar consertos de forma a permitir que a indústria continue operando do modo mais eficiente possível. Além do mais, essa fiscalização do sistema elétrico é importante para encontrar e sanar pequenos defeitos antes que eles se tornem um grande problema para a empresa.

Com isso, é feita a manutenção dos equipamentos e a averiguação de disjuntores, quadros, luminárias, fiações e outros itens fundamentais, permitindo que os equipamentos da empresa se tornem seguros durante sua utilização.

Periodicidade para a manutenção preventiva

Quando se fala em iluminação industrial, não é fácil estabelecer uma periodicidade correta para a realização da manutenção preventiva. Tudo isso vai depender de qual material foi utilizado para a iluminação, como modelos de luminárias ou tipo de instalação.

No setor industrial, por exemplo, a manutenção elétrica deve ser constante, visto que o funcionamento correto do maquinário é fundamental para a produção, e falhas elétricas podem provocar prejuízos de grandes proporções.

Grandes companhias contam com equipes treinadas para realizar essa manutenção. Isso acontece praticamente em tempo real, averiguando cada luminária, seu desempenho e possíveis falhas que podem ocorrer.

Tipos de manutenção

Existem três categorias básicas de manutenção elétrica: preditiva, corretiva e preventiva. Cada uma delas visa a um objetivo único e é utilizada para cumprir certas demandas. Confira um pouco mais sobre cada modelo.

Manutenção preventiva

Esse tipo de manutenção é realizado com a meta de reduzir as possibilidades de problemas em algum componente e evitar a degradação das instalações. Normalmente, trata-se de uma assistência já preparada e programada antes que alguma falha possa surgir. Estamos falando de trabalhos preventivos, em que sua finalidade é fazer com que não haja danos ao projeto de iluminação industrial.

A manutenção preventiva é de responsabilidade de pessoas qualificadas para isso, as quais promovem uma revisão no serviço no decorrer do funcionamento da iluminação industrial, considerando as recomendações do fabricante ou do fornecedor do sistema. No decorrer da inspeção, são realizados testes na iluminação, a fim de obter um feedback da luminosidade do local. Tais atividades são amparadas nos históricos de problemas anteriores.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva tem como objetivo uma metodologia mais ampla em relação à revisão e à análise do desempenho da iluminação industrial. Ela aponta os meios de funcionamento dos componentes com foco nos dados que o próprio equipamento apresenta, de acordo com o nível de degradação ou desgaste.

Com o objetivo de realizar um melhor aproveitamento de todo o sistema de instalação elétrica, esse método leva em conta o tempo de vida útil dos itens que fazem parte do projeto. Para que isso aconteça, é realizado um acompanhamento minucioso baseado na performance do equipamento, permitindo que o serviço seja comparado a uma averiguação sistemática dos componentes que fazem parte do projeto de iluminação.

Manutenção corretiva

Em relação à manutenção corretiva, realiza-se a substituição dos itens que apresentam problemas ou se deterioram no decorrer do funcionamento das instalações. Ou seja, ela é feita em situações de consertos, depois que há o surgimento dos danos no sistema de iluminação. Assim, é necessário, nesse caso, parar com as atividades na indústria para que o trabalho seja feito, o que acaba reduzindo o nível de produtividade do negócio.

Normalmente, esses reparos apresentam a natureza de emergência, sendo feitos para que o projeto volte a funcionar corretamente. Posto isso, é fundamental que esse tipo de manutenção seja evitado, visto que os problemas existentes nos equipamentos resultam em circunstâncias desfavoráveis de trabalho. Então, consertos precisam ser realizados rapidamente para evitar maiores prejuízos para a indústria.

Portanto, a manutenção preventiva na iluminação industrial é muito importante para evitar contratempos e não prejudicar as operações produtivas do negócio. Ela também é responsável por uma maior economia, além de fazer com que a indústria não pare por conta de falta de luminosidade no local de trabalho dos seus colaboradores.

E aí, gostou deste texto? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento sobre o assunto!