Especificações de refletor industrial de LED: quais são as principais?

Two led lantern outdoor, street light closeup

Os produtos de LED de alta potência, que antes eram exclusivamente utilizados para pesquisas de ponta, já estão disponíveis no mercado para atender as necessidades das empresas e indústrias. No entanto, antes de adquirir esses equipamentos, é importante estar atento às especificações de refletor industrial de LED.

As novas escolhas disponíveis, desde luzes para as prateleiras até luminárias com potenciais de estufas, tornam a compreensão de suas opções mais prudente. A utilização de refletores industriais de LED atrai gestores que buscam a oportunidade de controlar os custos crescentes de energia, aumentando a eficiência e a produtividade no setor.

Pensando nessa situação, desenvolvemos este artigo para apresentar quais são os principais parâmetros que devem ser considerados na escolha de refletores industriais de LED e quais os passos para as especificações desses produtos. Acompanhe!

 

Qual é a importância do projeto de iluminação industrial?

Uma obra que necessita de iluminação, não pode ser iniciada sem antes ter um projeto bem estruturado. Caso a construção inicie antes, toda a luminosidade dos ambientes será escolhida por suposições, o que pode gerar multas por órgãos fiscais e comprometer o desempenho das atividades.

Outro fator que é impactado devido à falta de um projeto de iluminação industrial é a ergonomia dos colaboradores, trazendo riscos de acidentes e falhas na produção. Inclusive, existem casos extremos em que o processo produtivo é interrompido por causa da luminosidade ineficiente, que compromete os resultados da empresa.

Dessa forma, entender as especificações e aplicações adequadas de cada luminária industrial de LED é muito importante, para evitar a compra de produtos mal dimensionados ou que não atendam as particularidades do ambiente.

Por isso, a realização de um projeto luminotécnico adequado resguarda a empresa de prejuízos financeiros e otimiza todos os setores de produção.

Quais são os principais parâmetros a serem analisados?

Os refletores de LED são equipamentos ideais para iluminar áreas internas e externas de indústrias, principalmente pelas suas características particulares para essas situações. No entanto, é importante conhecer todos os parâmetros e atributos que esses produtos devem apresentar, escolhendo aquele que atenda as necessidades da organização.

Diante disso, separamos os principais parâmetros que precisam ser analisados para orientar a definição do melhor equipamento para a sua indústria. Confira!

Escolha da potência

Existem refletores industriais de LED com diferentes potências. Portanto, a escolha do modelo adequado pode ser um grande desafio, principalmente para profissionais que não trabalham diretamente com esse produto.

Os modelos com 50 watts, por exemplo, substituem os refletores halógenos antigos, com um potencial entre 400 e 500 watts, rendendo um fluxo luminoso de 3000 lúmens – indicado para locais mais amplos.

Para ambientes que requerem maior luminosidade, como estacionamentos ou espaços com equipamentos, refletores entre 100 e 200 watts se destacam. Além disso, potências acima de 300 watts, dependendo do porte da indústria, necessitam de instalações de postes, o que exige projetos específicos para essas situações.

Decisão da cor da luz

Os refletores de LED de luz branca podem ser divididos em dois grupos principais: os que apresentam luz fria, ou seja, acima de 6000 K, garantindo maior sensação de iluminação, ou o modelo com luz branca quente, geralmente abaixo de 3000 k, com aspectos mais relaxantes e confortáveis devido à sua reprodução mais amarelada.

Dessa forma, a escolha da cor da luz é importante para diferentes locais de execução. Para tarefas que exigem mais concentração por parte dos colaboradores, o mais indicado é a escolha de cores mais frias — dando mais atenção às atividades. No entanto, em locais destinados ao relaxamento dos profissionais, as cores quentes são as mais recomendadas.

Atenção à qualidade do refletor

A variabilidade dos produtos de iluminação de LED no mercado brasileiro é muito grande. Por isso, existem equipamentos de baixo custo que refletem em qualidade inferior e vida útil curta, o que não é interessante para os gestores das organizações.

Geralmente, os refletores genéricos também apresentam baixa eficiência, isto é, gastam a mesma energia que um refletor de qualidade, mas entregam menos da metade da iluminação necessária.

Por isso, é fundamental que as organizações busquem por produtos qualificados em lojas especializadas, evitando futuros problemas com substituições, ineficiências e gastos desnecessários.

Observação das especificações do produto

Os fabricantes tradicionais disponibilizam as especificações técnicas de seus produtos, auxiliando no processo de compra e aplicação do equipamento. Os genéricos representam um perigo nessa situação, pois normalmente citam fatores muito acima dos critérios reais.

Um exemplo são as indicações de resistência à chuva nível IP66, característica muito encontrada nos refletores genéricos, mesmo sendo totalmente falsa. Outra questão é com relação à durabilidade: bons refletores garantem uma vida útil entre 25000 e 30000 horas. Assim, é necessário ter cuidado com equipamentos genéricos que prometem 50000 horas de duração.

Quais são os passos para especificações de refletor industrial de LED?

A indústria de refletores de LED trouxe para o mercado diferentes equipamentos com variadas aplicabilidades, modificando a forma de iluminar os ambientes. É comum encontrarmos produtos com capacidades exorbitantes e durabilidades de 50000 a 100000 horas, sendo necessário, portanto, ter cuidado na escolha desses itens.

A seguir, montamos um roteiro com as principais especificações de refletor industrial de LED, com o objeto de nortear a sua escolha do produto.

Quantificação da oportunidade

Inicialmente, é importante ter a noção do retorno financeiro que a iluminação por LED pode trazer para a sua empresa. Se você deseja aumentar sua produtividade, trazer mais segurança para os colaboradores e alcançar a eficiência nas atividades, com certeza o investimento em refletores industriais de LED é uma ótima opção.

No entanto, vale ressaltar que o retorno financeiro desse investimento é a longo prazo, com economia significativa na conta de energia em função da diminuição do consumo. Por isso, o exercício de quantificar todo o capital envolvido é muito importante.

Quantificação da luz necessária

Ao adquirir esses equipamentos, é imprescindível ter atenção na quantidade de luz necessária. Ou seja, não comprar mais do que precisa, ou obter menos do que o essencial. Nessa etapa, os projetos luminotécnicos dos ambientes são importantes para ajudá-lo a identificar os níveis de iluminação adequados a partir das suas metas de produção.

Ao avaliar a eficiência dos refletores industriais de LED e calcular a luminosidade requerida nos postos de serviços, é preciso determinar os tipos de equipamentos ideais para cada atividade — sempre considerando a escolha da cor da luz para as ações produtivas.

Desenvolvimento de um plano de iluminação

A proposta do plano de iluminação deve indicar o número de equipamentos necessários para atingir os níveis de luminosidade desejados.

É muito importante que a eficiência e o posicionamento dos produtos sejam adequados para cada tipo de atividade, além de se auto regularem, conforme as condições do ambiente em que estiverem inseridos.

Comparação das opções disponíveis

Ao classificar as opções disponíveis para iluminação, existem vários recursos que precisam ser observados para garantir que os equipamentos selecionados atendam as suas especificativas, suportando os rigores do ambiente. É possível destacar alguns, como:

  • dimensões adequadas para o local onde será instalado;
  • design de hardware que atenda aos requisitos do cliente;
  • testes terceirizados realizados por laboratórios independentes;
  • gerenciamento térmico robusto.

Além disso, os serviços, incluindo o suporte técnico, monitoramento de desempenho do sistema, garantia e planos de atualização, devem estar presentes na decisão de compra.

Implementação da estratégia

Essa fase é o momento de descobrir a melhor maneira de implementar a estratégia. Considerando a mudança para refletores industriais de LED, existem indústrias que substituem todos os refletores de uma só vez, maximizando a economia de energia e os ganhos potenciais de produtividade.

Em outras situações, há o interesse em substituir apenas as luminárias mais antigas. Dessa forma, tudo dependerá do planejamento da organização.

Observar as especificações de refletor industrial de LED é um passo importante para um adequado atendimento dos principais parâmetros. As escolhas ideais da luminosidade, do uso de energia e da cor da luz, por exemplo, são essenciais para a eficiência do processo produtivo. Optar por produtos de qualidade traz segurança e confiabilidade para o sistema, garantindo iluminações operativas.

Gostou do artigo sobre as principais especificações de refletor industrial de LED? Então, fique por dentro das atualizações do nosso blog, assinando a nossa newsletter!