Fabricantes de refletor de LED: 3 erros comuns na hora de escolher

Quando o assunto é iluminação industrial, é fundamental que os gestores de manutenção e operação analisem corretamente quem é a empresa fabricante de refletor de LED. O projeto luminotécnico deve ser criado de acordo com as necessidades e aplicações da fábrica, considerando toda a estrutura para a devida instalação.

Nesse momento, é importante escolher bons fornecedores para evitar erros e possíveis prejuízos. Por isso, você deve optar por uma empresa que tenha experiência nesse ramo e que disponibilize refletores de qualidade.

Sendo assim, preparamos este texto para que você conheça os principais erros na hora de escolher um fornecedor de refletores de LED. Confira agora!

Importância da escolha de um bom fabricante de refletor de LED

Para optar por um modelo de refletor de LED, é preciso considerar as especificidades do ambiente de instalação, pois as condições existentes em uma fábrica são bem diferentes das de outros lugares. Deve-se levar em conta:

  • nível de iluminação para o local;
  • consumo de energia atual;
  • local e forma de instalação;
  • nível de economia desejável.

Assim, antes de escolher o fabricante de refletor de LED, você precisa ter alguns objetivos, como analisar a Iluminação do local, pois é preciso contratar um nível de iluminação conforme as normas vigentes. Por exemplo, se estiver iluminando uma quadra, um campo de futebol, um estádio, é preciso considerar o padrão que a FIFA exige. No caso das indústrias, há normas internas para isso e da própria ABNT, por exemplo, ABNT NBR ISO/CIE 8995-1.

Outro ponto é saber qual será seu consumo de energia ao comprar a iluminação, já que, ao trocar seu sistema atual por LED, espera-se maior economia. Outro objetivo é a parte estética. Nesse caso, não se deve preocupar com uma fonte decorativa, mas sim que esse mecanismo supra as necessidades do ambiente, iluminando e cumprindo com todas as exigências do ambiente industrial.

Escolher o fornecedor de forma correta é uma maneira de garantir que seu projeto cumpra com os objetivos propostos. Além do mais, produtos e serviços disponibilizados pela empresa contratada devem garantir qualidade e atendimento correto das especificações legais.

Erros cometidos ao analisar fornecedores de iluminação

Os gestores devem ficar atentos no momento de comprar seu sistema de iluminação. Para isso, alguns cuidados precisam ser tomados.

1. Observar somente preços

No mercado de hoje, o LED em si se tornou bastante pulverizado, principalmente quando se fala em refletores e luminárias industriais. As pessoas observam apenas o menor preço e não as condições de garantia, por exemplo, embora tenha o selo do INMETRO.

Assim, no mercado industrial, é comum que gestores optem por um sistema de iluminação de grande complexidade considerando apenas o preço, e isso pode ser um grande problema para o negócio. Os prejuízos ao longo do tempo certamente não compensam a economia inicial e isso deve ser analisado a cada detalhe para que a fábrica não perca desempenho e eficácia de produção.

O mais importante é analisar o custo total de operação, e não apenas o valor de aquisição. Caso haja alguma falha devido ao gasto associado por problemas de má qualidade após a aquisição, o custo total fica altíssimo.

2. Dar atenção apenas à potência oferecida

Um dos principais erros de quem procura fabricante de refletor de LED é buscar um produto apenas pela potência oferecida. Por exemplo, há no mercado refletores que variam de 10 a mais de 1000 watts. Assim, escolher o modelo correto pode se tornar um desafio.

Basicamente, você deve observar os lúmens, ou seja, o fluxo luminoso. Os refletores de 10 watts produzem em média 600 a 700 lúmens e são suficientes para pequenas aplicações.

Quando se fala em 50 ou mais, são refletores direcionados para grandes áreas, como galpões grandes ou indústrias que necessitam de um amplo espaço de iluminação para seus funcionários trabalharem corretamente.

3. Falta de confiança no fabricante

Antigamente, a compra de iluminação de LED era apenas pela potência oferecida e isso reflete nos dias de hoje. O cliente compra o LED, mas não entende que uma lâmpada convencional de 1000 watts pode oferecer uma iluminação inferior a um LED de 200 watts e 33.000 lúmens efetivos.

Alguns já surgem com opinião formada e acreditam que o novo sistema de iluminação não cumprirá com suas necessidades por ter potência menor. Na verdade, essa é uma questão de desconhecimento dessa tecnologia. Por isso, você deve se informar e entender que o LED demanda menor gasto de energia oferecendo a mesma ou maior capacidade de iluminação que as convencionais.

Como escolher a empresa certa para fornecer refletores de LED

Algumas práticas devem ser adotadas na hora de buscar pelo seu fornecedor de LED. Veja a seguir alguns cuidados a tomar na hora de escolher:

  • verifique o prazo de garantia que é disponibilizado pelo sistema de iluminação;
  • analise bem o fornecedor, pesquisando sobre suas origens e se ele repassa segurança;
  • observe se o produto oferecido pelo fornecedor contém certificados de garantia, ensaios que garantam resultados ofertados, internacionais ou nacionais em laboratório acreditado pelo INMETRO ou órgão internacional;
  • veja se a quantidade de luz emitida por watts (LM/W, ou eficiência) é suficiente para suprir as necessidades da fábrica;
  • pesquise sobre sua vida útil oferecida e sobre os projetos referências que já foram realizados por essa empresa;
  • atente-se caso alguma característica seja muito superior e haja alta disrupção em relação ao mercado.

Além de tudo isso, veja as especificações técnicas no momento de comprar seus refletores de LED, conferindo se tudo cumpre realmente com o que foi dito. Se possível, realize um teste com um luxímetro para mensurar a luminosidade, após aplicação das luminárias LED e refletores LED.

Diferenciais dos refletores e produtos da SX Lighting

Mesmo que você encontre uma empresa com certificação ISO 9001 e que demonstre os ensaios essenciais para medir a qualidade do LED, é normal que ocorram ainda algumas dúvidas sobre o projeto.

Assim, é interessante contar com uma empresa que tenha profissionais técnicos qualificados para suprir todas as necessidades da fábrica. Isso faz com que seja mais fácil para você encontrar a solução mais adequada. Nessa perspectiva, a SX Lighting é capaz de oferecer expertise e qualidade suficiente para seu projeto luminotécnico.

A SX Lighting disponibiliza soluções integradas com ótimo custo-benefício. As luminárias apresentam design exclusivo e são fabricadas no Brasil com componentes de ótima qualidade e eficiência energética e tecnologia Philips inclusa. Sua equipe é capacitada e está sempre pronta para atender às necessidades da sua fábrica.

Enfim, encontrar o fabricante de refletor de LED correto é uma tarefa que exige pesquisa. Então, procure sempre por empresas e profissionais qualificados que ofereçam as melhores soluções conforme as especificidades do seu projeto e do ambiente de trabalho.

E aí, o que achou deste post? Quer saber mais como nossas soluções de iluminação podem otimizar os processos de sua indústria? Entre em contato conosco!