Fique por dentro dos tipos de luminária LED industrial e como escolher

 

A iluminação nas indústrias é indispensável para garantir o crescimento do negócio. Além de reduzir as despesas com a fatura de energia elétrica, as luminárias LED são reconhecidas por elevar a produtividade dos colaboradores e aumentar a segurança em ambientes que contêm sombras.

Porém, o ambiente industrial apresenta particularidades incomuns. Neste post, vamos falar sobre a importância da iluminação industrial e por que a luminária de LED industrial é a mais indicada para esses ambientes.

Além disso, vamos mostrar quais são os tipos ideais e como separar por aplicação dentro dos mais variados ambientes. Aqui, você vai encontrar ainda detalhes importantes sobre esses dispositivos. Gostaria de saber mais sobre luminárias e refletores de LED? Siga em frente!

Compreenda a importância da iluminação industrial

A iluminação industrial eficiente é muito importante para gerar economia no consumo de energia e elevar o faturamento mensal. Ela evita a ocorrência de acidentes de trabalho devido à excelente visibilidade que proporciona aos ambientes.

Além disso, aumenta a segurança e o conforto dos colaboradores que trabalham durante horas nesses locais. Por outro lado, um projeto luminotécnico confere sustentabilidade ao empreendimento.

Saiba por que as luminárias de LED são mais indicadas para as indústrias

As luminárias de LED são as mais indicadas para a indústria por que elas foram especialmente projetadas para atender a esse setor, que tem as suas características próprias.

As indústrias realizam operações diferentes das outras empresas comerciais, por exemplo. Normalmente, utilizam maquinários pesados, que consomem bastante energia e podem afetar a rede elétrica e a luminosidade dos ambientes.

Descubra quais são os tipos de luminária de LED industrial

Existem vários tipos de luminária LED industrial que podem ajudar na iluminação adequada dos setores internos e externos, que compõem os projetos luminotécnicos. Os dispositivos têm as suas particularidades e servem para soluções distintas. Veja, a seguir, os principais modelos que estão disponíveis no mercado!

Luminária High Bay LED

A Luminária High Bay LED conta com um enorme fluxo luminoso, sendo indispensável para indústrias comuns e galpões. São fabricadas para evitar o superaquecimento, podem ser dimerizadas para acendimento instantâneo e têm alta eficiência.

Consomem pouca energia e oferecem mais luminosidade, podendo ser usadas juntamente aos sensores para ter mais durabilidade. Você vai encontrar modelos para indústria comum e para a indústria pesada, os quais, além de conter os requisitos mencionados acima, são mais resistentes às altas temperaturas e contam com mecanismo protetor de surto.

Esses dispositivos são ótimos para as edificações, têm vida útil 100.000 horas e lentes óticas de alta tecnologia, que permitem o direcionamento da luz para pontos específicos. Podem ser dimerizáveis e apresentam excelente desempenho.

As luminárias são indicadas para indústrias, estacionamentos, fachadas, ginásios, quadras, aeroportos, portos, almoxarifados e galpões logísticos. São disponibilizadas nos seguintes modelos: SX – LIH050 com 49W, SX – LIH100 com 95W, SX – LIH150 com 145W, SX – LIH200 com 185W e SX – LIH250 com 238W.

Refletor Industrial LED

Muito utilizado em projetos luminotécnicos, os refletores de LED industriais podem ter durabilidade de até dez anos, não exigindo a troca ou a reposição constante. Eles foram desenvolvidos para ambientes que precisam de iluminação intensa durante muitas horas, sem interrupção.

São perfeitos para evitar acidentes e fadiga visual, por distribuir uniformemente a luminosidade em áreas amplas. Podem fazer parte de sistemas de iluminação planejados, impedindo a formação de sombras.

São oferecidos nos modelos SX – RIS035 com 35W, SX – RIS070 com 70W, SX – RIS105 com 105W, SX – RIS140 com 140W, SX – RIS175 com 175W e SX – RIS210 com 210W. A instalação é facilitada e eles apresentam design exclusivo, além de passar por testes criteriosos e atender às normas regulamentadoras nacionais. Aplicados em locais de montagem, concessionárias, armazéns e ginásios.

Super Refletor Industrial

Os Super Refletores Industriais são utilizados nos locais externos e internos, com feixe luminoso que alcança até 70 metros de distância, se a instalação for realizada conforme as especificações técnicas. É um produto sustentável e ecologicamente correto, recomendado para aproveitar a energia consumida.

Esses dispositivos são indicados para lugares que precisam ser destacados com a luminosidade, tais como indústrias, galpões logísticos, portos, aeroportos, quadras, campos de futebol, praças e parques e túneis.

Nesse caso, um projeto luminotécnico pode ser a melhor solução para o investimento, já que um profissional especializado vai analisar a quantidade de lúmens e os ângulos apropriados. Estão disponíveis nos modelos Super Refletor SX – RIS280 com 280W, Super Refletor SX – RIS350 com 350W e Super Refletor SX – RIS420 com 420W.

Luminária Hermética

As luminárias herméticas são ideais para centros de distribuição, galpões logísticos, ginásios, indústrias, supermercados e estacionamentos. São muito eficientes e duram bastante, sendo úteis também em locais onde estejam presentes vapor, poeira e umidade. A sua lente é composta por difusor em policarbonato leitoso.

Elas resistem à água. Produzidas para oferecer economia, praticidade e qualidade com otimização tecnológica, são encontradas nos modelos SX-HCH021 – 21W, SX-HCH040 – 40W, SX-HCH055 – 55W. Devem ser instaladas a 90 graus em relação ao solo e com ângulo de abertura de 120 graus.

Luminária Linear

As luminárias LED lineares têm um diferencial no formato retangular de emissão de luz. Elas reduzem a quantidade de pontos de instalação e os seus componentes não prejudicam a saúde dos colaboradores.

Geralmente, são aplicadas em estoques, galpões, ginásios e outras construções similares. Mas existem modelos que são especiais para áreas de produção, depósitos, escritórios, lojas e estacionamentos cobertos. Também há opções lineares para áreas externas, como ambientes de lazer, pátios, entre outras.

Algumas são instaladas em locais com menos de quatro metros de altura, porém, precisam conter filtro leitoso para não ofuscar a visão dos trabalhadores. São duráveis e apresentam excelente eficiência energética, sendo fornecidas nos modelos SX – LIN066 com 66W, SX – LIN100 com 100W e SX – LIN132 com 132W.

Procure os dispositivos ideais para as mais variadas áreas

Como você pôde ver, existem dispositivos ideais para as mais variadas áreas do estabelecimento industrial. Se você fizer uma breve pesquisa, vai encontrar equipamentos para aplicação interna, externa, área de produção, corredores entre porta-pallets e estoque, entre outros tipos aptos para automação interna, com grau de proteção para áreas que apresentam umidade ou secas.

Enfim, agora você já está por dentro dos tipos de luminária industrial de LED e já sabe como escolher o modelo ideal. Considere todos os detalhes antes de escolher os refletores ou as luminárias que vão compor os setores da sua empresa. Vale a pena conferir todas as vantagens das soluções completas oferecidas pela SX Lighting.

Deseja saber mais sobre luminária LED industrial? Então, conheça toda a linha de produtos da SX Lighting!