Iluminação de supermercados no centro de distribuição e outras áreas: por que é importante?

Muitos donos de supermercados acreditam que só precisam se preocupar com a iluminação dentro do salão de vendas. Mas existem outros pontos que também devem ser bem iluminados dentro desses estabelecimentos, como centros de distribuição, armazéns, estacionamento e outros setores onde há movimentação do público.

Neste post, vamos falar sobre iluminação de supermercados no centro de distribuição e mostrar por quais motivos não é apenas o salão de vendas que precisa ser bem iluminado. Além disso, vamos apontar a importância de iluminar os outros pontos e explicar como melhorar a luminosidade nos ambientes.

Aqui, você vai descobrir por que a claridade é tão importante em todas as áreas. Acompanhe a leitura!

Por que se preocupar com a iluminação eficiente dos supermercados?

O centro logístico tem uma grande área e, nele, há a exposição de muitos produtos antes de ir para o salão de vendas. Essa iluminação para supermercados traz mais sustentabilidade para o negócio, já que reduz o consumo de energia elétrica. As luminárias de LED não poluem a atmosfera, preservando a natureza dos gases comuns nas lâmpadas convencionais.

Além do mais, a iluminação com dispositivos LED atende às normas regulamentadoras que tratam sobre segurança e saúde no trabalho. Ela reduz o risco de acidentes devido à eficiência dos diodos emissores de luz para proporcionar visibilidade ao ambiente. Por fim, valoriza e conserva melhor os produtos, prevenindo contra perdas de mercadorias.

Como melhorar a iluminação em todas as áreas dos supermercados?

A melhor maneira para melhorar a luminosidade nos supermercados é por meio de um projeto luminotécnico elaborado por profissionais especializados. Eles fazem os cálculos para verificar quais são os níveis ideais de iluminação para cada setor e escolhem os dispositivos adequados para as áreas do estabelecimento.

Observe, a seguir, algumas dicas sobre iluminação!

Elaboração de projeto luminotécnico

Os projetos de iluminação influenciam a funcionalidade e a estética do supermercado. Especialistas analisam um conjunto de fatores com base na planta do local para definir onde os itens serão instalados para impactar as vendas. Esse planejamento visa à satisfação dos consumidores e dos proprietários dos estabelecimentos.

O dono do supermercado tem as suas necessidades atendidas e exigências ouvidas para que as condições do ambiente fiquem perfeitas para a alavancagem dos negócios. O projeto luminotécnico também gera conforto aos colaboradores e confere sofisticação aos locais, valorizando a decoração. São avaliados o design das luminárias e as normas vigentes.

Uso de luminárias LED

As lâmpadas tradicionais consomem muita energia e exigem manutenção constante para estar em pleno funcionamento. Já as luminárias de LED contam com diodos emissores de luz e utilizam menos eletricidade para clarear os ambientes. Além disso, elas têm vida útil prolongada e chegam a durar mais de 10 anos sem precisar de manutenção periódica.

Aplicação de luminárias de emergência

Alguns locais necessitam de iluminação contínua, de modo que a instalação de luminárias de emergência é recomendável. Principalmente, em corredores onde não há luminosidade natural e nas escadas, que não podem ficar sem visibilidade em caso de imprevistos.

Alguns itens disponibilizam uma excelente amplitude de luminosidade e são indicados para esses locais.

Implementação de refletores de LED

Os refletores de LED são muito utilizados nas fachadas dos supermercados para atrair a atenção dos consumidores. Outro local onde esses dispositivos são muito comuns é no estacionamento, visto que eles aumentam a sensação de segurança.

Existem inúmeros modelos de refletor de LED, sendo que cada um conta com potências diferenciadas, mas produz luminosidade excelente.

Utilização das luzes para destaque

Alguns setores, como o açougue, a padaria e o hortifrúti, podem ser beneficiados pelo uso de dispositivos de iluminação, que devem ser instalados de modo estratégico. A temperatura da cor interfere nas vendas.

As tonalidades quentes ou amarelas promovem comodidade e aconchego para adegas e bomboniere. Já as cores frias são perfeitas para geladeiras e peixarias, por exemplo.

A iluminação direta é uma ótima opção para destacar produtos que precisam ser colocados em evidência para atrair os clientes. Já a iluminação indireta é mais suave, e a difusa funciona com uniformidade e elimina contrastes. Cada tipo pode ser aplicado para produzir melhorias nos resultados financeiros do empreendimento.

Implantação de sensores e dimerização

Para aumentar o retorno do investimento rapidamente e reduzir o consumo de energia, é aconselhável investir em sensores e dimerização. As luminárias LED dimerizáveis com sensores de luz são uma combinação perfeita para o controle automático da intensidade da luz em ambientes onde há claridade natural.

Trata-se de um sistema de iluminação inteligente muito relevante. Com a automação, proporciona até 15% de economia com energia.

Adesão às novas tecnologias

As tecnologias de ponta são cruciais para a economia de recursos e para verificar diferença na fatura de energia elétrica. Os dispositivos de LED contam com automação e podem funcionar em conjunto com softwares ERP (Enterprise Resource Planning) para facilitar o trabalho dos gestores.

Nas áreas restritas e nos banheiros, podem ser instalados sensores de presença que liguem e desliguem automaticamente. Outros locais onde eles são indicados são as áreas de estocagem e centros de distribuição. Sem falar nas câmeras de segurança, que trabalham em conjunto com a luminária LED.

Alteração na estética

A luminosidade dos ambientes considera as cores dos pisos e das paredes, os objetos presentes nos locais e outras características próprias de cada área. Em alguns casos, os jogos de fachos de luz, as sombras e os contrastes são usados pelos projetistas para reduzir ou aumentar a intensidade das luminárias e modificar a percepção dos consumidores.

Neste artigo, deu para entender um pouco mais sobre a importância de adequar a iluminação de supermercados no centro distribuição e em outras áreas. Para obter todas as vantagens que as luminárias de LED podem oferecer, você pode contar com uma parceira reconhecida no mercado brasileiro.

A SX Lighting fornece os melhores dispositivos e um suporte incomparável aos seus parceiros! Use as nossas dicas para alcançar as vantagens mencionadas neste post. Deseja obter mais informações? Então, veja este outro artigo sobre iluminação ideal para supermercados e tire as suas dúvidas agora mesmo!