Iluminação ideal: conheça os cuidados necessários para cada tipo de local.

Existem vários pontos a serem verificados na escolha da iluminação ideal para ambientes diferentes. Um deles é a quantidade de lúmens (lm), que é a unidade de medida do fluxo luminoso ou a quantidade de luz emitida pela fonte. O outro parâmetro é a iluminância ou lux (lx) que cada área necessita por metro quadrado para ter luminosidade adequada.

Neste post, vamos falar sobre o tipo de iluminação adequado para cada tipo de local e explicar quais são as normas que precisam ser seguidas em cada situação. Também vamos mostrar como a SX Lighting auxilia os gestores a solucionar diversas questões relacionadas à luminosidade e os detalhes sobre as legislações vigentes e as vantagens de seguir as determinações legais.

Gostaria de saber mais sobre a iluminação ideal para cada ambiente? Então, acompanhe a leitura!

Veja o que verificar ao escolher a iluminação para cada tipo de ambiente

De acordo com João Pedro Freire, engenheiro e diretor comercial da SX Lighting, a uniformidade é muito importante. Quanto mais constante ou uniforme for a iluminação, melhor ela será para os ambientes em geral, principalmente para os túneis. Nos estacionamentos, por exemplo, o grau de iluminância interfere na claridade do ambiente. Se tiver menos iluminância do que o necessário, o ambiente fica mais escuro e causa insegurança.

Já a temperatura de cor indica a coloração da luz emitida. A temperatura é medida em Kelvin (K), sendo que as cores amareladas são consideradas quentes e as mais azuladas são as frias. Todas as cores são consideradas brancas, ou seja, branco quente e branco frio. Para cada aplicação realizada, é preciso uma temperatura de cor específica.

As temperaturas de cor com 5.000 K são ideais para o mercado atual de iluminação comercial, industrial e pública. Em alguns casos, podem ser aplicados 3.000K ou 4.000K. Já o índice de reprodução de cor (IRC) está relacionado à visibilidade da cor real dos produtos, já que a luminária interfere nas cores de objetos com a incidência de luz. Com índice de reprodução de cor alta, a cor de um objeto é realçada.

A iluminação LED com 5.000K e alto IRC produz claridade ideal para galpões e áreas mais extensas. As temperaturas de cor branca neutra dos diodos emissores de luz não interferem na cor dos objetos e equipamentos acomodados nesses ambientes industriais. Nos locais com nível de iluminação depreciado, podem ocorrer acidentes de trabalho pela falta de visibilidade.

Descubra quais são as normas disponíveis para iluminação

A Portaria nº 20 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) aponta as características apropriadas para a qualidade e a durabilidade das luminárias e os requisitos para a padronização dos componentes.

Porém, as principais normas para a iluminação estão disponíveis no site da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Observe alguns detalhes sobre essas normas, a seguir.

ABNT NBR 5461:1991

A ABNT NBR 5461:1991 trata das terminologias como colorimetria, mediações radiométricas, fotométricas, efeitos actínicos de radiação óptica, entre outras. Ela define o significado dos termos relacionados a radiações, reprodução de cores, unidades, grandezas, fontes de luz, dispositivos auxiliares etc.

ABNT NBR 8837:1985

A ABNT NBR 8837:1985 tratava sobre a iluminação esportiva e fixava o nível de iluminância em áreas internas e externas das quadras usadas para a prática de esportes. Essa norma foi cancelada e, atualmente, são respeitadas as regras contidas na NBR 8995-1:2013 mencionada abaixo.

ABNT NBR ISO/CIE 8995-1:2013

A ABNT NBR ISO/CIE 8995-1:2013 é a Norma Regulamentadora Brasileira que trata da iluminação industrial e de ambientes de trabalho em geral. Ela é citada na NR nº 17 e aplicada a vários tipos de indústrias, como a de cimento, cerâmica, borracha, plástica, química, elétrica, alimentos, fundição, couro, metalúrgica, siderúrgica, papel e celulose, têxtil, móveis, automobilística etc.

Por outro lado, também dispõe sobre os requisitos de iluminação obrigatórios para agricultura, edificações em geral, padarias, lavandeiras, gráficas, restaurantes, varejo, supermercados, estacionamentos públicos, subestações, portos, aeroportos, hospitais, edifícios educacionais, bibliotecas, escritórios, entre outros. O objetivo dessa norma é oferecer segurança, conforto e eficiência aos trabalhadores.

Nessa norma, estão os parâmetros que devem ser observados em qualquer atividade: Lux Médio (nível de iluminação adequado — EM), UGR (índice máximo de ofuscamento permitido), Ra (índice de reprodução de cor mínimo permitido). Cada ambiente tem um nível ideal de iluminação. Por exemplo, em uma fundição, cada departamento exige um nível de luminosidade, ofuscamento e reprodução de cor.

Para verificar se a iluminação do ambiente está adequada, é preciso conferir a norma e medir a iluminância a 0,75 metro do chão ou do posto de trabalho. Pode ser medida em uma altura acima ou abaixo, porém, para fins legais e trabalhistas, será considerada a altura que está na norma. Essa NBR é utilizada para ver se a luminosidade está de acordo com as regras e para determinar o seu nível ideal.

ABNT NBR 5101:2018

A ABNT NBR 5101:2018 refere-se à iluminação pública e impõe os requisitos para iluminar as vias públicas de modo que os veículos e pedestres tenham segurança no tráfego. Nessa norma, é demonstrado o nível de iluminação apropriado para cada tipo de via que tenha movimentação de automóveis, as quais são representadas por V1, V2, V3, V4 e V5.

Já as vias com movimento de pedestres são representadas por P1, P2, P3 e P4. Os principais parâmetros apresentados nessa norma são a uniformidade (U) e Lux Médio. Essa norma é relacionada no Código Brasileiro de Trânsito, Lei nº 9.503/1997. A fotometria diz respeito a como a luz é distribuída no espaço a partir da luminária. Ela não é definida por graus, mas por tipos que variam de Tipo 1 até o Tipo 5.

As características de tipos de distribuição de luminárias públicas definem como ficará a luminosidade de acordo com o ponto de instalação da fonte de luz. A iluminação Tipo 5 joga a luz para todos os lados, como se fosse uma rotatória. Porém, no Brasil, a iluminação Tipo 2 é a mais relevante, por ser apropriada aos formatos de ruas, localização de postes e formatos de construções nacionais.

ABNT NBR 5181:2013

A ABNT NBR 5181:2013 estabelece os requisitos para a iluminação de túneis viários, iluminação de emergência para prevenir e proteger contra acidentes em áreas urbanas, patrimônio privado ou público, cargas transportadoras, ferrovias, rodoviários e subaquáticos.

A norma apresenta a iluminação correta para cada parte do túnel. Na entrada dos túneis, verifica-se um nível alto de iluminação, porque a visão humana precisa se adaptar à quantidade de luz. Se o motorista entra no túnel com pouca visibilidade pode ter uma cegueira momentânea, devido à formação do buraco negro.

Cada área do túnel deve contar com uma quantidade de luminosidade para alcançar a variação necessária à adaptação do olho. Por isso, o túnel é dividido em áreas: a zona de entrada conta com iluminação alta, que vai sendo reduzida gradualmente no interior e, próximo da zona de saída, a iluminância é elevada novamente para facilitar a visibilidade.

Compreenda a vantagem de contar com os serviços da SX Lighting

A SX Lighting é uma empresa confiável, que oferece soluções em iluminação LED, como projetos luminotécnicos altamente eficazes, que geram economia de energia e retorno dos investimentos a médio e longo prazos. Ela oferece luminárias em LED para indústrias, ginásios, quadras poliesportivas, vias públicas, condomínios, aeroportos, postos de combustíveis, galpões, igrejas, entre outros.

Os profissionais especialistas direcionam os clientes para a escolha dos produtos corretos e que atendam às suas necessidades. Eles fazem um cálculo luminotécnico e um estudo para verificar a eficiência energética e mensurar os ganhos a serem obtidos pelo uso de novas luminárias LED. A empresa oferece produtos de qualidade, suporte e atendimento consultivo.

Agora você já conhece os cuidados necessários para obter iluminação ideal para cada tipo de local. Conte com a SX Lighting como parceira para realizar a instalação de luminárias e refletores LED, que vão reduzir consideravelmente os custos com energia elétrica da sua empresa. Ainda, além de aumentarem a segurança dos ambientes, os projetos luminotécnicos elevam a lucratividade dos estabelecimentos.

Ainda tem dúvidas ou deseja obter mais informações? Entre em contato agora mesmo e fale com um profissional especializado!