Iluminação interna de supermercados: como ajuda a aumentar as vendas?

Aumentar as vendas em épocas de crise é uma necessidade dos supermercadistas que estão enfrentando condições desfavoráveis em um ambiente competitivo. Existem estratégicas que ajudam a alcançar as metas e a manter os resultados positivos do estabelecimento comercial.

Para saber exatamente o que fazer, os empresários do ramo precisam estar atentos às mudanças e às novas tecnologias que estão surgindo. Neste post, vamos mostrar como a iluminação interna de supermercados pode ajudar no aumento das vendas e como você pode fazer isso corretamente.

Além disso, vamos explicar como funciona esse tipo de iluminação e qual a sua relação direta com o aumento das vendas e a atração do público. Aqui, você vai encontrar dicas para diminuir desperdícios utilizando a iluminação correta e obtendo eficiência energética.

Quer saber mais sobre iluminação interna de supermercados? Acompanhe a leitura!

Como funciona a iluminação de supermercados?

A iluminação interna de supermercados é uma das responsáveis pelo aumento das vendas e do faturamento do negócio. Além de reduzir o consumo de energia elétrica, o projeto luminotécnico ajuda a eliminar custos.

Ele determina a quantidade necessária de luminárias de LED que tornam o ambiente mais claro e esteticamente atraente. Desse modo, para ter uma iluminação eficiente, o ideal é contar com profissionais especializados.

Como a iluminação interna de supermercados influencia o aumento das vendas?

A iluminação de supermercados é diferente da iluminação industrial. Ela tem relação direta com a elevação das vendas e a atração do público, já que assim os clientes têm uma melhor percepção do atendimento, maior sensação de limpeza, produtos mais frescos, entre outros pontos.

Veja, a seguir, como a iluminação interna do supermercado promove mais lucratividade e melhora a competitividade diante da concorrência!

Melhor percepção do atendimento

A organização do ambiente é essencial para oferecer um bom atendimento aos clientes, que observam, inclusive, a iluminação do estacionamento. A luminosidade produz conforto e bem estar aos consumidores.

Ao se sentirem tranquilos e seguros, os clientes permanecem por mais tempo dentro das estruturas físicas. Eles acabam tendo uma percepção diferenciada do atendimento, compram mais e são mais facilmente fidelizados.

Maior sensação de limpeza

Os clientes procuram supermercados limpos e observam a disposição nas gôndolas. Se a iluminação for deficiente, propicia a desorganização das prateleiras, e o consumidor acaba não encontrando o produto que deseja. Com isso, ele vai deixar de comprar e buscar outras opções para suprir as suas necessidades.

As luminárias de LED contêm o diferencial da temperatura de cor, de modo que a visão dos clientes não é afetada, a coloração dos objetos não se altera e passa a sensação de limpeza. A instalação da iluminação em LED nos supermercados é um verdadeiro investimento que gera retorno em curto, médio e longo prazo.

Produtos mais frescos

Com a iluminação adequada, os alimentos parecem mais frescos e atraem a atenção do público. O projeto usa a luminosidade para mostrar o produto de modo atrativo, tornando as suas cores mais vivas e com aparência saborosa.

Dessa forma, atrai os clientes para as compras, além de melhorar significativamente a sua experiência em relação ao supermercado.

Quais são as principais dicas para aumentar as vendas e reduzir desperdícios?

Você pode aumentar o faturamento mensal por meio das vendas dos seus produtos e, ainda, diminuir os desperdícios utilizando a iluminação correta. Caso a sua intenção seja a alavancagem dos negócios, reflita sobre a possibilidade de implantar a iluminação de LED nos seus estabelecimentos.

Confira, abaixo, as principais dicas para alcançar os seus objetivos!

Conservação dos alimentos

A tecnologia LED ajuda na manutenção dos produtos sobretudo os frescos. Os LEDs não emitem calor, nem raios UVA, nem infra-vermelhos e por isso são ideais para iluminar os produtos que oferecem ao consumidor. A substituição de unidades de luz nos móveis frigoríficos faz com que não se deteriorem os alimentos em áreas especialmente conflitivas como o talho e peixaria, nos quais se perderiam muitas mercadorias.

Utilize o nível de iluminação adequado

Esse é um fator que pode levar os clientes a desejar os produtos assim que tiverem contato visual com eles. Além de usar o nível de iluminação adequado para cada sessão, pense em estratégias para destacar prateleiras e conduzir os clientes para outros itens relacionados. Também é possível incluir cores na iluminação para chamar ainda mais a atenção.

Prefira cores que destacam os ambientes

As cores são responsáveis por despertar sensações físicas nos consumidores. As pessoas se sentem muito mais atraídas pelos alimentos coloridos, principalmente quando se trata de carnes.

A intensidade da luz sobre o produto transforma a sua aparência e, se for inadequada, pode degradar completamente a imagem dele. Isso também é válido para frutas, legumes e verduras.

 Observe o destaque dos produtos

Em cada supermercado há um ponto diferenciado e de destaque. Decida qual área prefere realçar — a padaria, o açougue ou o hortifrúti — com base nos produtos que disponibiliza regularmente. Escolha as luminárias de LED mais indiadas e inicie a iluminação a partir desse local para atrair a atenção dos clientes.

Foque a eficiência energética

A eficiência energética ajuda a reduzir o valor das suas faturas de energia elétrica no final de cada período. Ela diminui os custos operacionais por meio da iluminação adequada, o uso de sensores de presença e equipamentos modernos que interferem na visibilidade sem aumentar o consumo. Use melhor as fontes de energia e obtenha retorno dos seus investimentos.

Considere a sustentabilidade

A sustentabilidade está sendo adotada pelas empresas no mundo inteiro. Os consumidores estão cada dias mais conscientes sobre a necessidade de proteger os recursos naturais.

Consequentemente, procuram dar preferência aos negócios sustentáveis. A iluminação de LED não gera descarga de gases poluentes na atmosfera e os itens têm vida útil prolongada.

Melhore a experiência do cliente

A experiência do cliente é o foco dos empresários que pretendem manter os seus estabelecimentos abertos nos próximos anos. Dessa maneira, invista para oferecer aos clientes a melhor experiência para que não se esqueçam do seu supermercado e voltem sempre.

O posicionamento das luminárias de LED personaliza a experiência de compra e orienta os clientes nas direções certas. O equilíbrio na iluminação de supermercado ajuda a consolidar a sua marca.

Ilumine bem os corredores

A iluminação dos corredores do supermercado é essencial para dar a impressão de amplitude ao ambiente. Um jogo de luzes combinado com as cores do piso passa a impressão de que a estrutura física é muito maior. Os corredores mais longos precisam ser iluminados de modo eficaz para gerar a sensação de segurança e tranquilidade.

Como escolher as lâmpadas internas ideais para a iluminação de supermercado?

Para escolher as lâmpadas ideais para o supermercado, conte com um projeto luminotécnico elaborado por um profissional especialista. Eles entendem dos conceitos de iluminação difusa, direta e indireta, sabem quais são as luzes mais indicadas para cada seção e os pontos certos para a instalação.

Além disso, fazem o cálculo luminotécnico e indicam o tempo exato em que a iluminação de LED começará a gerar lucros.

Agora, você já sabe um pouco mais sobre a iluminação interna de supermercados e como um projeto luminotécnico ajuda a aumentar as vendas! Escolha uma empresa que ofereça soluções em iluminação LED, com linhas industriais que apresentam qualidade muito superior à média de mercado e geram mais economia aos seus usuários.

Gostaria de obter mais informações sobre o assunto? Entre em contato conosco agora mesmo!