iluminação led para shopping

Iluminação LED para Shoppings: Qual a importância e o que considerar em um projeto.

iluminação led para shopping

Iluminação LED para Shoppings: Qual a importância e o que considerar em um projeto.

Iluminação para Shopping: Você sabe o que deve ser levado em consideração em um projeto para esse tipo de empreendimento? Especialmente em razão da grande concorrência que há no mercado, hoje em dia os centros comerciais precisam aderir cada vez mais ao que há de mais moderno para atender o público de forma rápida e eficiente.

Isso inclui até mesmo a iluminação, afinal, além de uma boa iluminação proporcionar segurança ao shopping, ela faz com que ele se destaque de seus concorrentes. Nos casos em que o projeto conta com Iluminação para shopping com LED, há ainda mais vantagens para o empreendimento, pois esse tipo de material oferece economia de até 85% em energia elétrica e não exige manutenção.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre projetos de iluminação para shoppings e descobrir o que é preciso considerar nesse tipo de projeto, continue a leitura deste post que vamos apresentar todos os detalhes. Confira!

O que é e qual é a importância de um projeto de iluminação para shoppings?

Um projeto de iluminação para shoppings deve considerar todos os ambientes do empreendimento, como áreas comuns, áreas técnicas, estacionamento, áreas administrativas, fachadas e outdoors, levando em conta a necessidade de cada local.

É considerado como área comum, por exemplo, os corredores que os visitantes circulam e passeiam observando as vitrines das lojas e praças de alimentação. Nesse ambiente, é comum encontrar centros comerciais que gostam de integrar a luz artificial interna com a iluminação natural. Para tanto, são colocados vidros no teto para que seja possível aproveitar a luz solar durante o dia.

Nas áreas técnicas e administrativas é comum utilizar a iluminação de escritório, de acordo com as normas de iluminação interna. Já nos estacionamentos a maior preocupação deve ser criar uma iluminação que proporcione visibilidade e segurança para o ambiente, sem ofuscamentos. Por fim, as fachadas e outdoor devem contar com projetos que têm como objetivo principal chamar atenção do público e atrair novos clientes.

Dessa maneira, um projeto bem executado de iluminação para shopping é fundamental, uma vez que ele está diretamente ligado à manutenção do negócio de mercado, visto que influencia na experiência do cliente e na competitividade do negócio.

Além disso, os clientes costumam não se sentirem seguros ou confortáveis para passarem horas dentro de um estabelecimento que não conta com a iluminação adequada. Com isso, a tendência é que eles deixem as lojas antes do tempo previsto de permanência e até mesmo deixem de frequentar o shopping, o que reduz o lucro dos lojistas.

Shopping: iluminação criteriosa?

De acordo com João Pedro, engenheiro especialista em iluminação da SX Lighting, os projetos luminotécnicos para shoppings devem ter critérios bem definidos, uma vez que sem o planejamento adequado as instalações elétricas estruturais do prédio que abriga o shopping pode não ser o bastante.

Dessa maneira, um centro comercial que não investe em iluminação aumenta o risco de falhas no fornecimento de energia, apagões e até mesmo curtos circuitos — fatores que, sem dúvidas, podem gerar prejuízos ao estabelecimento.

Já um projeto de iluminação adequado com iluminação criteriosa contribui para a experiência do cliente e para a competitividade do shopping, pois instalações bem planejadas, que utilizam produtos de qualidade e são realizadas por profissionais bem qualificados, tendem a apresentar menos falhas e exigir menos serviços de manutenção.

Outro ponto importante, de acordo com João Pedro, diz respeito ao consumo de energia elétrica. A empresa responsável pelo projeto de iluminação do shopping deve analisar as verdadeiras necessidades e dimensões de cada um dos ambientes, a fim de evitar a utilização desnecessária de lâmpadas e outros equipamentos de iluminação.

Contudo, nos casos em que as tecnologias utilizadas e as demandas do local são definidas da maneira correta, o investimento aplicado tende a gerar resultados positivos por um longo período.

Quais são as principais vantagens de um projeto de iluminação para shoppings?

Como vimos, um projeto de iluminação de shopping tem como principal objetivo criar uma experiência visual que estimule e, ao mesmo tempo, gere um ambiente confortável para os consumidores.

Apesar de já termos citados algumas das vantagens de um projeto bem executado de iluminação, existem determinados fatores que aparecem em médio e longo prazo e que merecem destaque, como:

  • Conforto visual para o público frequentador do local;
  • Melhoraria da qualidade da iluminação, o que valoriza os ambientes e lojas;
  • Uma iluminação de qualidade é capaz de gerar aumento das vendas;
  • Proporciona maior segurança aos clientes tanto em ambientes internos quanto externos, como o estacionamento;
  • Gera economia na conta de energia elétrica;
  • Auxilia na diminuição do impacto ambiental gerado pelo consumo de energia elétrica, o que torna o empreendimento mais sustentável e, consequentemente, apto para receber até mesmo exigentes certificações;
  • Aumenta o bem-estar dos clientes nos shoppings.

Dessa maneira, nos casos em que o projeto de iluminação é executado da maneira correta, o investimento realizado gera diferentes benefícios e tende a ser sentido por um longo período.

Por que os shoppings devem investir em iluminação LED?

A luminária de LED vem se mostrando uma tendência em projetos de iluminação comercial, inclusive em shoppings, especialmente porque ela conta com fatores que merecem destaque, como a redução dos custos com energia elétrica.

Contudo, a economia não é o único benefício desse tipo de iluminação. Existem, ainda, muitos outros motivos para os shoppings investirem em iluminação LED, como:

  • Valoriza a decoração e arquitetura do local;
  • Qualidade luminosa elevada;
  • Maior segurança;
  • Não é prejudicial;
  • Aumenta o consumo de produtos, serviços e alimentos;
  • não esquenta com a utilização;
  • costuma apresentar maior destaque e aprovação dos empreendimentos instalados no local;
  • aumenta o tempo de permanência dos visitantes;
  • proporciona mais satisfação aos consumidores — o que gera a fidelização da clientela.

É válido ressaltar que existem diferentes modelos de luminárias LED ideais para shoppings e cada uma delas se encaixa melhor em um ambiente do empreendimento, como:

 

Iluminação para Shopping em LED: agora que você já conhece a sua importância, coloque as nossas dicas em prática e lembre-se de contar com uma empresa séria e qualificada, como a SX Lighting, para ajudá-lo em seu projeto.

Deseja obter mais informações sobre iluminações para shoppings?

Entre em contato conosco agora mesmo!


  • Compartilhe


Solicite um

orçamento

Nossos especialistas estão prontos para prestar um atendimento personalizado para você.

Voltar