Iluminação para empresas de transporte e logística: como a SX pode ajudar?

Iluminação para empresas de transporte e logística: como a SX pode ajudar?

Iluminação para empresas de transporte e logística: como a SX pode ajudar?

Iluminação para empresas de transporte e logística: como a SX pode ajudar?

Você conhece a importância da iluminação para empresas de transporte e logística? Nesse setor, a iluminação influencia diretamente na segurança e na produtividade dos funcionários. Por essa razão, ela deve ser planejada de maneira responsável e estratégica.

A iluminação para empresas de transporte e logística deve ser flexível e ajustável para destacar as áreas de risco e de alto tráfego, como as de circulação de caminhões e plataformas de carregamento, como para que seja possível realizar a leitura de etiquetas para a identificação do material ou produto, entre outros fatores importantes.

Se você deseja conhecer mais sobre o tema e descobrir como a SX Lighting é capaz de ajudar as empresas da área de transporte e logística, continue a leitura deste post para ver todos os detalhes. Boa leitura!

Qual é a importância da iluminação para empresas de transporte e logística?

Transporte e logística consistem, basicamente, em um conjunto de atividades que envolve o planejamento, a execução e o controle do transporte de produtos. Por essa razão, é um segmento que exige muita atenção e o cuidado com os produtos.

Nesse caso, é justamente a disposição dos equipamentos e o ambiente que definem qual é a distribuição adequada para obter uma iluminação uniforme e livre de ofuscamento.

Um galpão logístico que conta com a iluminação adequada, além de ter os seus processos de trabalho melhorados, também preserva a saúde visual dos colaboradores, evitando riscos de cansaços visuais e incidência de acidentes — fator que, consequentemente, aumenta a produtividade, pois funcionários satisfeitos trabalham mais motivados.

Há, ainda, uma parte da logística que diz respeito ao processo de fabricação, controle do estoque do que deve ser produzido e movimentação de materiais dentro da empresa. Isso, por sua vez, envolve todo o fluxo de materiais da transportadora, o abastecimento e a distribuição inicial do produto pronto. Nesse caso, a iluminação adequada evita desperdícios e garante o crescimento e o lucro da companhia.

Qual é o melhor tipo de iluminação para armazéns logísticos?

Um projeto de iluminação para empresas de transporte e logística deve, necessariamente, proporcionar conforto a todos os indivíduos que frequentam o local, além de contar com facilidade de manutenção e economia nos investimentos. Com base nesses conceitos, a opção mais vantajosa para esses ambientes costuma ser a luminária LED.

Nesse caso, é possível usar tanto luminárias LED industriais quanto refletores LED, sendo preciso observar alguns fatores, como tamanho do ambiente e se há ou não a incidência de iluminação natural local, para definir o tipo mais adequado.

A luminária LED é a opção mais adequada para as empresas desse ramo porque ela gera uma economia de até 80% dos custos com energia elétrica, não exige manutenção, conta com longa vida útil (o que faz com que a troca demore muito para acontecer) e, ainda, pode ser dimerizável para automação do ambiente — o que pode gerar mais 15% de economia.

Quais são as luminárias LED adequadas para o setor?

De acordo com a João Pedro, especialista em iluminação da SX Lighting, a empresa recomenda as seguintes luminárias LED para o ramo de transporte e logística:

  • SX-LIH — Refletor High Bay, e SX -LIO — Luminária Industrial Onboard
  • SX-LIH nas potências 45W, 95W, 145W, 185W e 238W, que proporciona eficiência luminosa de 140 lm/W, grau de proteção IP66, vida útil de 100.000 horas, protetor antissurto e 5 anos de garantia;
  • SX-LIO nas potências 100W, 150W,com eficiência luminosa de 108 lm/W, grau de proteção IP66, garantia de 3 anos, vida útil de 100.00 horas.

É válido ressaltar que ambas as opções de luminárias LED apresentadas contam com angulações que permitem o direcionamento da luz em diversas posições.

Já no que diz respeito a matérias-primas e tecnologias utilizadas nas luminárias da SX Lighting, ambos os refletores contam com a tecnologia Philips (driver) e apresentam as seguintes características:

  • Fácil instalação;
  • Design exclusivo;
  • Pintura eletrostática com proteção UV;
  • Corpo em alumínio;
  • Fixação em aço inox.

Como a SX Lighting pode ajudar com a iluminação das empresas de transporte e logística?

A SX Lighting conta com uma linha de refletores que são trabalhados em conjunto com um projeto luminotécnico, realizado por uma equipe de engenharia especializada. Eles são ideais para iluminação do segmento de transportadoras e centros logísticos, gerando mais economia, eficiência, harmonia visual e maior produtividade para o setor.

No que diz respeito aos projetos luminotécnicos, de acordo com João Pedro, eles são elaborados a partir da análise da função dos ambientes, da quantidade de luz necessária para os espaços e do cálculo do nível de iluminação, a fim de proporcionar um conforto visual e alta eficiência energética. Nesse caso, é fundamental atentar-se às funções que são exercidas nos espaços e os equipamentos que neles possuem, para que seja possível realizar um bom projeto de iluminação.

Assim, por meio do planejamento, torna-se possível determinar o tipo de luminária ou refletor mais adequado para o ambiente, além da necessidade de implementação de mais ou menos pontos de iluminação, a fim de diminuir, ampliar ou esconder ambientes — o que influencia no conforto visual e térmico do local.

Em um projeto luminotécnico voltado para áreas externas, o profissional também deve observar quais são os pontos que merecem destaque e qual é a melhor solução em luminárias LED para o ambiente. Isso deve ser considerado sempre pensando na economia, na durabilidade e no manuseio dos materiais.

O principal diferencial da SX Lighting para o setor de transporte e logística é que além de contar com uma equipe especializada de engenheiros, que desenvolve os projetos personalizados para esse setor, as luminárias são desenvolvidas com a melhor tecnologia do mercado. Além de ter à disposição luminárias especiais para o segmento, atendendo a todas as normas e levando para o espaço economia, eficiência e segurança.

Nesse sentido, é válido ressaltar que a SX Lighting cumpre com a norma NBR 8995-1 de iluminação para locais de trabalho internos e com os requisitos que são necessários para que as pessoas desempenhem tarefas visuais de maneira eficiente, com conforto e segurança durante todo o período de trabalho.

Agora que você já sabe o que é a iluminação para empresas de transporte e logística, deve ter percebido a importância dos projetos luminotécnicos realizados por profissionais qualificados para esse setor. Por isso, não perca tempo e invista em luminárias LED, para que sua empresa usufrua de todos os benefícios que apresentamos.

Deseja obter mais informações sobre iluminações para empresas de transporte e logística? Entre em contato conosco agora mesmo!


  • Compartilhe


Solicite um

orçamento

Nossos especialistas estão prontos para prestar um atendimento personalizado para você.

Voltar