Iluminação para quadras: o que considerar ao escolher os refletores?

As quadras poliesportivas são cada vez mais procuradas por pessoas que são adeptas aos hábitos saudáveis. A prática de exercícios físicos e de esportes ajuda a melhorar a saúde e o desempenho físico, mas os locais utilizados pelos atletas amadores ou profissionais precisam ser iluminados de forma correta para não causar prejuízos aos seus usuários.

Neste post, vamos falar sobre a importância de uma iluminação para quadras poliesportivas, explicar como ela garante uma visibilidade melhor e maior segurança dos atletas que estão competindo e do público que assiste aos jogos.

Além disso, vamos apontar o melhor refletor de LED para a luminosidade desses ambientes e o que é preciso considerar no momento da aquisição das novas tecnologias. Gostaria de saber mais sobre o assunto? Acompanhe a leitura!

Qual é a importância da iluminação eficiente em quadras poliesportivas?

A iluminação eficiente das quadras poliesportivas é indispensável para garantir a luminosidade adequada do ambiente. Os refletores com tecnologia de ponta são capazes de proporcionar a visibilidade almejada e a segurança de todos os atletas e torcedores.

Os esportistas não conseguem ter um bom desempenho se estiverem em condições de ofuscamento ou na presença de sombras, as quais são comuns nos períodos noturnos. Já o público que assiste às partidas não se sente seguro em ambientes mal iluminados, sem falar que podem ocorrer quedas e acidentes decorrentes da falta de luz.

As quadras precisam ser iluminadas de acordo com o seu comprimento, altura e outros fatores importantes. Por isso, o projeto luminotécnico pode ser uma opção interessante para quem deseja apresentar um ambiente perfeito.

As lâmpadas tradicionais geram desconforto visual e consomem muita energia elétrica, além de não distribuir a luz de maneira uniforme. Mas tecnologias atuais possibilitam a instalação de itens diferenciados para suprir todas as necessidades daqueles que fazem uso das quadras poliesportivas.

Os modelos atuais auxiliam, inclusive, com o retrofit, oferecendo soluções fáceis quando é necessário substituir os equipamentos.

O que deve ser considerado na hora de escolher os refletores?

Ir até a loja e comprar alguns pontos de luz para iluminar o local não trará os resultados esperados se o comprador não tiver conhecimento das tecnologias que estão disponíveis no mercado. No momento de escolher os refletores para a iluminação da quadra poliesportiva, alguns pontos devem ser considerados.

Veja, a seguir, quais são os aspectos que você precisa observar antes de adquirir os itens!

Angulação correta

A angulação correta é primordial para obter o nível de iluminação e uniformidade, conforme indicado pelas federações internacionais de esportes. Os ângulos ideais são definidos a partir das dimensões da quadra, comprimento lateral, altura e distanciamento dos postes, tipo de área e outras características.

Os profissionais especializados no ramo fazem os cálculos e determinam a angulação ideal para instalar os refletores de LED.

Temperatura da cor

A temperatura de cor mais indicada é a branca fria, porque ela mantém as pessoas em estado de alerta, enquanto a branca quente proporciona sensação de conforto e produz sonolência. Já a respeito do índice de reprodução de cor, a regulamentação exige que seja de 80% para que a visibilidade seja considerada ideal.

Ofuscamento

O ofuscamento é a sensação produzida quando os olhos entram em contato direto com a fonte de luz, que pode ser do sol, das lâmpadas ou dos refletores. Esse fenômeno acontece bastante no trânsito, quando um veículo com luz alta se aproxima do motorista e prejudica a sua visão.

Para as quadras poliesportivas, os refletores de LED são a solução para evitar esse desconforto, que atrapalha a prática das atividades.

Tipo de quadra

O modelo da quadra também influencia o tipo de iluminação e a escolha dos refletores de LED, já que os esportes praticados são diferentes. As quadras de tênis são planejadas para facilitar a visão rápida e o acompanhamento da bola. Por esse motivo, a iluminância total em cada ponto precisa ser de 1.200W, enquanto a distância dos postes até a rede deve ser de 9 metros e 3,5 metros dos limites da quadra.

As quadras poliesportivas contam com postes de 9 metros de altura, posicionados 7 metros distantes do eixo da quadra e 3 metros dos seus limites. Os refletores precisam ter fator potência aproximada de 400W. Já a quadra de futebol Society segue as mesmas medidas, com necessidade de iluminância de 1.200W em cada ponto. Elas devem contar com seis pontos de luz.

Iluminância

A iluminância é um parâmetro utilizado tendo por base a quantia de luz que atinge determinada superfície. Normalmente, ela fica em torno de 300 lúmens para garantir a visão perfeita dos atletas. Nas quadras recreativas, pode ser de 100 lúmens, nas semiprofissionais, 300 a 500 lúmens, e nas profissionais, pode chegar a 2.000 lúmens.

Quais são os refletores ideais para a iluminação de quadras?

Como você pôde ver, os refletores ideais para a iluminação de quadras variam conforme os objetivos e os aspectos de cada ambiente. Não importa se o uso é amador ou profissional: é crucial fazer um planejamento para ter a certeza de que a iluminação está de acordo com os parâmetros da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR ISO/CIE 8995-1:2013).

Os refletores mais indicados são aqueles fabricados com tecnologia de LED, criados especialmente para a iluminação de todos os tipos de quadras, inclusive as poliesportivas. Existem linhas de iluminação industrial, perfeitas para fábricas, ginásios e estacionamentos.

Já a linha pública é ideal para ruas, condomínios, aeroportos, parques etc. Por fim, a linha complementar é utilizada para iluminar postos de combustíveis, galpões, igrejas e ambientes semelhantes.

Você pode encontrar o seu parceiro especializado em oferecer projetos luminotécnicos e em direcionar as suas escolhas para atender às necessidades da sua quadra poliesportiva. Ele vai dar suporte em atendimento consultivo com informações relevantes.

Agora, você já sabe o que precisa considerar para escolher os refletores de LED que vão interferir positivamente na iluminação para quadras. Uma empresa especialista no segmento fornece um estudo e o cálculo de eficiência energética, mensurando os ganhos que serão obtidos em curto, médio e longo prazo. Opte por produtos de qualidade superior à média de mercado!

Deseja ter mais informações sobre refletores de LED? Entre em contato conosco agora mesmo!