Saiba tudo sobre iluminação. Assine nossa newsletter!

Indústria 4.0 e meio ambiente: entenda essa relação

sustentabilidade é uma preocupação constante nos dias de hoje. E isso ocorre em todos os segmentos da sociedade: tanto em nível individual quanto dentro das organizações. Por isso, indústria e meio ambiente são dois conceitos que devem andar juntos.

Especialmente agora, com o avanço da quarta revolução industrial, a chamada Indústria 4.0 veio para transformar os processos. Uma das maiores promessas é o aumento da produtividade nas empresas. E o melhor: a incorporação de robôs na produção — máquinas que eliminam a necessidade de intervenção humana e realizam o registro de dados em tempo real.

A Indústria 4.0 representa inovação de ponta a ponta, com envolvimento de automação, robótica, inteligência artificial e internet das coisas (Internet of Things – IoT) em larga escala nas organizações. Seu maior diferencial é a inteligência que traz para as fábricas — o que pode torná-las mais sustentáveis.

Quer entender como isso acontece? Então, venha com a gente e saiba mais sobre esse assunto! Boa leitura!

Os pilares da Indústria 4.0

O termo foi usado pela primeira vez na Feira de Hannover, na Alemanha, em 2011. A Indústria 4.0 representa a revolução digital, já que coloca os eletrônicos como protagonistas nesse ambiente ao automatizar ainda mais a produção. Para isso, seu conceito tem alguns fundamentos como base:

  • IoT: com ela, objetos do dia a dia conectam-se à internet e podem se comunicar com outros pela rede;
  • interoperabilidade: objetos, máquinas e pessoas se comunicam pela web e pela IoT;
  • virtualização: sistemas ciber-físicos simulam e criam uma cópia virtual do mundo real para monitorar o ambiente;
  • descentralização: os sistemas ciber-físicos atuam independentemente para criar um ambiente mais flexível para a produção e, assim, facilitam a fabricação de produtos personalizados e a resolução de problemas;
  • capacidade em tempo real: as fábricas inteligentes coletam dados em tempo real e as tomadas de decisão são feitas de acordo as novas descobertas;
  • orientação de serviço: a produção segue as especificações do consumidor;
  • modularidade: o ambiente se adapta facilmente às mudanças sazonais e às tendências do mercado.

Indústria e meio ambiente

Uma política sustentável relaciona riscos a impactos, especialmente os ambientais. Por isso, a instalação de ambientes inteligentes está diretamente relacionada à preocupação com os efeitos da atividade industrial em toda a cadeia produtiva e em seu ecossistema.

O fato de a Indústria 4.0 utilizar mais recursos tecnológicos, então, ajuda as companhias a serem mais sustentáveis — principalmente porque as inovações ajudam a reduzir o desperdício de recursos naturais. Veja, a seguir, alguns benefícios!

Melhoria das condições ambientais do planeta

Empresas que reduzem o desperdício de recursos naturais ajudam a melhorar as condições ambientais do planeta. Como esses elementos são limitados, cada vez mais é necessário usá-los de forma consciente para evitar que sejam extintos.

Redução de custos

Como o maquinário opera sem falhas e erros, os níveis de desperdícios diminuem e a redução de custos é natural. Um bom exemplo é o uso de sistema de iluminação com luminárias de LED — mais eficientes que outras tecnologias, garantem economia de até 90%.

Satisfação dos colaboradores

Quando os profissionais da organização sabem que ela atua para preservar o planeta, têm orgulho de fazer parte da equipe. Afinal, esse processo é cada vez mais necessário para garantir que as futuras gerações terão um lugar agradável para viver.

Promoção da imagem da empresa

Todos esses fatores, em conjunto, fazem a companhia ser vista como uma instituição preocupada com o meio ambiente e com possíveis impactos que ele possa sofrer. Isso é muito benéfico para a organização, visto que o consumidor tem, cada vez mais, preferido se relacionar com empresas que tenham esse perfil.

De modo geral, indústria e meio ambiente têm se tornado parceiros nesses novos tempos. Por isso, os empreendimentos devem estar atentos para adotar as melhores ações nesse sentido. Dessa forma, não só a ideia de sustentabilidade é colocada em prática, como a empresa sai beneficiada em muitos aspectos.

Sua companhia já atua nessa frente? Ou você ainda precisa de informar melhor sobre o conceito? Então continue no blog e descubra tudo o que você precisa saber sobre a Indústria 4.0!

João Pedro Freire

João Pedro Freire

Marketing e Desenvolvimento de Produto na SX Lightinhg
Focado em marketing digital e vendas B2B
Desenvolvimento de processo e gestão
João Pedro Freire

Últimos posts por João Pedro Freire (exibir todos)

Tags do post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Rua José Ayrton Machado, 150
    Feital - Pindamonhangaba, SP
    CEP 12441-265

  • (12) 3641-6522