Saiba tudo sobre iluminação. Assine nossa newsletter!

Luminária industrial de LED: como escolher a ideal para a minha empresa?

É preciso ter muito cuidado e atenção no momento de definir qual é a melhor luminária industrial de LED para utilizar na sua empresa. Qualquer dimensionamento incorreto pode prejudicar a estabilidade do produto e, consequentemente, trazer malefícios para a estrutura e para o negócio como um todo.

Para cumprir as necessidades estipuladas pela ABNT NBR ISO/CIE 8995-1 — que determina o nível correto a ser mantido de iluminação para a atividade que a empresa executa, válido tanto para a área interna e externa —, as empresas precisam elaborar planos adequados e analisar os melhores produtos a serem utilizados.

Se você quer saber como escolher a luminária industrial de LED ideal para a sua instituição, continue a leitura! Você conhecerá mais sobre o que é um projeto luminotécnico, quais os benefícios trazidos por ele e como auxilia na definição da luminária.

Qual é a importância do projeto de iluminação industrial?

Teoricamente, a empresa não pode iniciar uma obra que necessita de iluminação sem ter feito um projeto bem estruturado. Caso contrário, a escolha da estrutura de iluminação será feita por adivinhação, gerando o risco de ser multada por órgão fiscal ou regulador de desempenho.

Além disso, essas inadequações afetam a ergonomia dos funcionários, podendo causar acidentes fatais e falhas na produção. Em casos extremos, a empresa fica impossibilitada de seguir com o processo produtivo, pois a luminosidade é ineficiente.

Portanto, entender a necessidade e a aplicação correta para cada luminária industrial de LED é fundamental para que não sejam comprados produtos mal dimensionados em termos de capacidade. O projeto luminotécnico, portanto, é uma maneira de a empresa se resguardar em relação aos prejuízos financeiros e otimizar cada um dos seus setores de produção.

A empresa poderá analisar as características mecânicas, elétricas e fotométricas das lâmpadas. Outros fatores a serem estudados são a angulação, a durabilidade do produto e o quanto de iluminação elas proporcionam. Todas essas características devem ser conciliadas aos ambientes em que as luminárias serão instaladas.Um projeto de iluminação, portanto, ajuda a definir qual é a melhor luminária de LED a ser utilizada nas áreas internas e externas da empresa. Afinal, cada uma terá condições de pressão e temperatura diferentes, precisando de uma modelo de luminária específico.

Funciona assim: a empresa analisa se a capacidade luminosa de determinado ambiente é adequada para que o trabalho seja realizado. Se positivo, é possível fazer a simples troca equivalente de materiais, alterando os modelos de lâmpadas convencionais — como a de vapor de sódio ou metálico de 400 Watts — por uma luminária industrial de LED de 100W.

Caso haja a medição de que o ambiente está com uma luminosidade inadequada, é necessário fazer um redimensionamento das luminárias considerando o ângulo em que serão instaladas, a temperatura a que serão expostas no local e o fluxo luminoso exigido. Essa análise é o que chamamos de projeto luminotécnico.

Além dos requisitos fotométricos e elétricos do projeto, o dimensionamento da luminária industrial LED requer um cuidado um pouco maior com os materiais utilizados para a construção do produto, além das condições de uso.

Para tanto, a fim de garantir a qualidade do produto, é importante verificar se as luminárias têm índice de proteção, material de fabricação, pintura, range de tensão e proteção de surto adequado para o ambiente em que estão sendo aplicadas.

Como escolher uma luminária industrial de LED?

Um dos principais tipos de luminárias a serem aplicadas em um contexto industrial são as internas. Normalmente, elas são colocadas nos perfilados do galpão ou nas vias de sustentação do espaço, sendo instaladas no teto ou no forro.

Outra opção é aplicar os projetores nas paredes ou nas colunas, a fim de obter um outro ângulo de iluminação. Esses projetores podem ser aplicados internamente e nas áreas externas — para iluminar a rua, a fachada, os corredores laterais, os pátios de caminhão, container etc.

É necessário que cada instrumento luminoso seja posicionado estrategicamente conforme a função a ser cumprida dentro da empresa. Para tanto, é fundamental entender a aplicação mais correta para cada uma.

Em muitos casos, a indústria adquire produtos e equipamentos com características diferentes das dimensionadas ou necessárias. O fato de duas luminárias terem a mesma angulação não significa que elas vão oferecer o mesmo nível de iluminação, pois isso depende do LED e da lente que acompanham, por exemplo.

Por isso, conhecer as especificidades e a aplicação de cada produto auxilia na elaboração de um projeto que atenda as reais necessidades da empresa.

A luminária LED prevê benefícios como a redução de custos. Uma luminária desse modelo é capaz de produzir mais luminosidade do que as lâmpadas convencionais, com um consumo menor de energia. Ou seja, no final do mês, a conta ficará mais barata para a empresa.

Quando um LED é comprado, o ideal é que ele dure pelo menos 5 anos. Caso a durabilidade seja menor do que esse período, o retorno do investimento é arriscado. Além disso, se a empresa compra uma luminária de 3 anos, mesmo que a garantia seja de outros três, não haverá economia. E, na segunda troca, a empresa arcará com os custos.

No prazo de 5 anos, há tempo hábil de conseguir o retorno do investimento realizado na compra dessa nova tecnologia. Dessa forma, é possível contribuir para o próprio caixa da empresa ou otimizar o investimento em outras áreas e recursos.

Para garantir essa durabilidade, existem dois principais ensaios, como o LM 79 e o LM 80. Eles são baseados em padrões internacionais e comprovam que o produto realmente venha a ter durabilidade acima de 92 mil horas, sem a necessidade de manutenção, além de garantir que o LED não sofrerá depreciação significativa da geração de luz e da temperatura de cor que foi comprada.

O relatório ASTM 158 também é outro que auxilia a empresa a saber se está adquirindo um produto de qualidade. Ele garante a durabilidade do produto que é exposto à radiação ultravioleta. Caso a luminária seja acompanhada de um visor acrílico, com o passar do tempo e exposição ele poderá amarelar. Quando isso acontece, a luz do LED poderá ser afetada. Esse relatório garante que o produto não sofrerá essa depreciação no prazo de 5 anos.

Conseguir aproveitar o máximo dos benefícios propostos pela luminária industrial de LED na sua empresa é possível quando realizado um projeto cuidadoso e bem dimensionado.

Como escolher uma luminária pública de LED?

Após realizar o projeto luminotécnico e saber as características elétricas e fotométricas adequadas para a luminária pública a ser aplicada, deve-se atentar para que a mesma luminária atenda a portaria 20 do Inmetro e também tenha Selo Procel.

Regulamentação Inmetro

A Portaria nº 20 estabelece alguns requisitos a serem cumpridos — obrigatoriamente — referentes ao desempenho e segurança das luminárias. Entre elas estão:

  • características fotométricas;
  • medições fotométricas (eficiência energética, controle de distribuição de luminosidade, índice de uniformidade);
  • características térmicas e durabilidade (ensaios de durabilidade, ensaio térmico e resistência à radiação ultravioleta).

Selo Procel

Critérios voltados para as especificações técnicas das luminárias, tais como:

  • potência total da luminária;
  • fluxo luminoso inicial;
  • eficiência energética;
  • fator de potência;
  • vida nominal declarada.

Tanto a iluminação industrial como a pública, precisa de cálculos bem dimensionados e luminárias adequadas. Além disso, é preciso contar com um bom fornecedor e com produtos de qualidade.

Para conseguir gerar um projeto luminotécnico que seja eficiente e que garanta a qualidade de iluminação na sua empresa, entre em contato com a SX Lighting!

SX Lighting

| |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Rua José Ayrton Machado, 150
    Feital - Pindamonhangaba, SP
    CEP 12441-265

  • (12) 3641-6522