5 pontos sobre a luminária industrial que você deve saber

Para gerenciar uma indústria ou negócios parecidos — como galpões logísticos, estacionamentos etc. —, é fundamental utilizar uma tecnologia específica para ter as necessidades do seu estabelecimento satisfeitas, como a luminária industrial. Essa tecnologia traz dimensionamentos, potência e outras qualidades desenvolvidas para esse segmento.

Neste artigo, listamos quais são as características de uma luminária industrial, trazemos alguns exemplos de tipos e, após, explicamos os 5 pontos mais importantes que você precisa saber sobre o assunto. Com esta leitura, você conseguirá fazer a escolha adequada da luminária industrial para seu negócio. Acompanhe!

As características típicas e tipos de luminária industrial

Não é qualquer luminária que pode ser instalada em uma indústria. A escolha errada não trará iluminação adequada e colocará em risco a segurança dos colaboradores ou dos bens. Os aspectos que devem ser considerados na escolha são:

  • iluminância: é importante que a luz atinja todos os pontos de trabalho do estabelecimento, evitando que acidentes ocorram por falta de visão do pessoal;
  • proteção: luminárias recebem graus de proteção conforme resistência, o que é indicado pelo IP (Ingress Protection Rate). Geralmente, as industriais têm grau IP65 e IP67;
  • manutenção: é relevante escolher equipamentos que precisam de menos manutenção, já que elas costumam ser mais custosas;
  • consumo: recomenda-se usar tecnologias econômicas como LED, que pode reduzir custos em até 85%;
  • temperatura: é importante que a luminária gere o mínimo de calor para não prejudicar os produtos da indústria ou as atividades dos colaboradores.

Abaixo estão listados alguns exemplos das principais luminárias industriais:

Luminária High Bay LED

É um modelo de luminária industrial, ideal para serem instaladas em pontos mais altos, como a 8 ou 12 metros do chão. Isso permitirá uma iluminação ampla de todo o estabelecimento, sendo ideal para centros de produção, logística, distribuição, armazenagem etc.

Como ela é LED, não há emissão de calor, o que aumenta a qualidade de vida dos colaboradores e, consequentemente, a segurança do local. Ainda há várias vantagens disponibilizadas pela High Bay LED, como durabilidade, economia, entre outros.

Luminária Hermética LED

Com proteção IP65, essa luminária industrial é resistente a impacto, tem maior flexibilidade de dimerização, eficácia luminosa e alta tecnologia de dissipação térmica. Ela foi desenvolvida para locais que precisam que componentes fiquem protegidos contra agentes externos.

Luminária Linear LED

Esse tipo de luminária industrial conta com um fluxo luminoso de qualidade para áreas internas de galpões, indústrias de diferentes setores, centros de distribuição etc. Ela consome pouca energia e é fácil de instalar, o que proporciona bom custo-benefício. Ainda há outras luminárias industriais, galpões, estacionamentos, almoxarifados e outros lugares amplos que são desenvolvidas pela SX Lighting.

Os 5 pontos mais importantes sobre as luminárias industriais

Nos tópicos abaixo estão informações que você precisa conhecer antes de adquirir uma luminária industrial, seja para adquirir o melhor produto para seu negócio, saber instalá-la corretamente e aproveitar de suas vantagens.

1. Aplicações

Primeiro, é importante conhecer a aplicação correta para cada luminária industrial, isso evita que você adquira produtos mal dimensionados ou que não tenham potência suficiente para iluminar seu estabelecimento.

Elaborar um projeto luminotécnico é a estratégia mais eficaz para evitar prejuízos. Esse é um plano de iluminação industrial que determina o nível de claridade necessário, o melhor posicionamento de cada luminária para garantir a iluminação do ambiente com menores custos, a conformidade perante a legislação (ABNT 8995-1, NBR 5101, NBR 5181 etc.), entre outros aspectos.

Uma empresa que oferece as luminárias industriais também pode elaborar o projeto luminotécnico de acordo com as qualidades do seu estabelecimento, serviço disponibilizado pela SX Lighting.

2. Tecnologia

Tenha atenção à tecnologia de iluminação que é utilizada nas luminárias industriais. As que são consideradas ultrapassadas podem gerar muitos custos e problemas para seu negócio, como é o caso das incandescentes, halógenas e fluorescentes.

O tipo de luminária industrial mais vantajoso é LED (diodos emissores de luz), pois ela consome menos energia elétrica, reduz a emissão de calor, gera menos despesas com sistema de ventilação e ar-condicionado.

Também é preciso considerar outras tecnologias que podem ser aplicadas à luminária, como a automação indoor. Na prática, são utilizados sensores e um sistema de controle que automatiza a ativação das luzes, que economiza mais 80% de energia.

3. Qualidade

A qualidade dos materiais usados na fabricação da luminária industrial é outro fator essencial que deve ser analisado. Busque uma empresa que ofereça equipamentos com qualidade superior à média do mercado, mas que também tragam bom custo-benefício. Essa dica minimiza ocorrência de problemas, defeitos e necessidade de troca das luminárias.

A organização que consegue oferecer esse diferencial é a SX. Pelo fato de ser parceira da Phillips, ela oferta produtos de alta qualidade por um preço competitivo.

4. Instalação

Mesmo que o projeto luminotécnico traga o layout ideal para instalação desse tipo de luminária, há outros pontos em relação à instalação que precisam de atenção especial.

Um deles é o sistema elétrico. É necessário conferir se ele é capaz de suportar as luminárias que serão instaladas, caso contrário, a indústria sofrerá com sobrecarga de energia, queima de equipamentos, desgaste da fiação, entre outros problemas.

Nesse caso, as luminárias industriais LED também são vantajosas, pois elas exigem menos energia para produzir a luz em comparação aos tipos de iluminação tradicionais. Será possível garantir a luminosidade de todo o local com uma infraestrutura mais econômica.

5. Vida útil

A vida útil de uma luminária industrial diz respeito ao tempo que elas duram sem necessidade de troca, o que é bastante importante para uma indústria, já que as luminárias permanecem acesas por várias horas — 24 horas, em alguns casos — e a troca pode ser mais custosa (pois ficam localizadas em lugares altos).

Esse fator altera conforme a tecnologia de iluminação utilizada. Veja uma média da vida útil de cada tipo:

  • incandescente: 1.000 horas;
  • fluorescente: 8.000 horas;
  • LED: entre 20.000 e 50.000 horas.

Luminárias Industriais LED conseguem perdurar todo esse período pelo fato de terem maior eficiência energética, não utilizarem metais pesados ou gases tóxicos na composição e não emitirem calor, o que preserva o material utilizado.

Ao observar estes 5 pontos, você conseguirá encontrar a melhor luminária industrial para seu negócio. Porém, é preciso buscar uma empresa especializada em solução em iluminação LED, como a SX Lighting, que garante luminárias de qualidade, elabora o projeto luminotécnico, oferece soluções tecnológicas de automação e mais!

Conheça agora mesmo a linha de produtos oferecidos pela SX Lighting e encontre a melhor luminária industrial para seu estabelecimento!