Luminária para galpão: entenda as particularidades desse projeto

luminária para galpão

O que saber sobre as Luminárias para Galpão?

Antes de investir em luminária para galpão, é fundamental que você tenha em mãos um projeto luminotécnico coerente quando desenvolvido para galpões de logística. Basicamente, esse é um documento que mostra onde serão colocadas luminárias, qual potência, tipo de equipamento usado, função de cada ambiente, medida do pé direito de cada local e outras informações..

Negligenciar o assunto pode gerar custos extras e até atrapalhar a produtividade da equipe. Por outro lado, esse investimento gera muitos pontos positivos para o negócio, como mais segurança, melhor ambiente de trabalho, economia com energia e manutenção, entre outros. Continue lendo para se aprofundar no assunto!

Quais são as características da iluminação para galpão logístico?

Primeiro, é interessante conhecer as especificidades da iluminação para esse segmento empresarial. Confira!

Iluminância

Iluminância consiste na quantidade de luz que incide sobre um local, sendo que sua média é representada pela letra E. Como os galpões são estabelecimentos espaçosos e altos, é importante que a luminária seja potente e ampla, permitindo que o local seja aclarado por completo e com menos pontos de iluminação — locais onde devem ser colocadas as luminárias.

Reprodução de cor

Quanto mais amarelada for uma luz, mais quente se tornará o ambiente. A temperatura de luzes por fontes luminosas é medida por Kelvin (K) e, normalmente, espectros quentes têm entre 2.700K a 3.500K.

Esse calor prejudica o desempenho de seus colaboradores e pode danificar alguns tipos de mercadorias, já que elas ficarão expostas à luz durante um longo período.

As luminárias LED são produtos capazes de evitar esses problemas no seu negócio. Elas emitem luzes brancas, puras e frias, com Kelvin entre 5.500K e 6.500K. Isso é possível pelo fato de a tecnologia usar eletricidade para gerar luz, não precisando usar gases e outras substâncias químicas.

Resistência e economia

Galpões precisam manter suas luminárias acesas por várias horas no dia ou até mesmo durante 24 horas, por isso elas devem ser resistentes e ter uma longa vida útil.

Essa questão também é solucionada com luminárias LED, que apresentam menos defeitos e têm uma vida útil que pode exceder 50 mil horas (considerando que permanecerão ligadas por dias), enquanto as fluorescentes duram até 15 mil horas, por exemplo.

Outro dado importante é o fato que LED é mais econômico que outras fontes de luz, o que proporciona uma economia de até 80% na energia e minimiza gastos com manutenções.

Qual é o impacto positivo de um projeto luminotécnico em galpões de logística?

Um projeto luminotécnico é feito a partir de um estudo sobre o ambiente onde as luminárias serão colocadas. Isso significa que o documento é elaborado de acordo com as características e necessidades específicas do seu negócio. Com esse projeto em mãos, o galpão será capaz de:

  • criar diferentes cenários para um mesmo ambiente;
  • aproveitar melhor das luzes naturais e artificiais;
  • usar soluções mais eficientes e menos custosas;
  • tornar o ambiente mais agradável para os colaboradores.

O gestor deve evitar definir livremente a localização dos pontos de iluminação, já que o ambiente e a disposição dos equipamentos são os fatores que determinam a melhor distribuição fotométrica do projeto.

Por exemplo, uma luz mal posicionada fica prejudicada por um aparelho ou pode ofuscar a visão dos funcionários. Por isso, a observância de alguns detalhes é essencial para a criação de um bom projeto, como:

  • localização dos equipamentos fixos;
  • se há troca constante da localização dos aparelhos e para onde eles são movidos;
  • local exato em que cada colaborador trabalha e a direção em que eles trabalham;
  • se uma parte do galpão fica lotada de bens em determinadas partes do ano — o que prejudicaria a iluminação em épocas de alta demanda; entre outros.

Como garantir uma iluminação eficiente em galpões de logística?

Além de ter um bom projeto luminotécnico, você precisa ter algumas informações sobre o assunto para garantir a implementação de uma iluminação eficiente. Veja quais são elas a seguir.

Saiba como escolher boas luminárias

Em razão das vantagens do LED, é importante que as luminárias tenham essa tecnologia. Como também há certos equipamentos que são ideais para galpões logísticos e estabelecimentos similares. São eles:

  • Refletores High Bay;
  • Refletores Smart;
  • Luminária Hermética;
  • Luminária Linear.

Identifique os pontos de iluminação

Pontos de iluminação devem ser instalados em locais estratégicos e podem ser colocados na estrutura das próprias máquinas. A luminária linear tem um formato retangular, o que faz com que ela cubra uma maior área no estabelecimento e, consequentemente, diminui a quantidade necessária de pontos para manter o local bem iluminado.

Conheça a importância da iluminação natural

Usufruir da luz natural permitirá que a empresa reduza ainda mais seus custos, já que parte do estabelecimento será coberta com a iluminação do sol durante o dia. Outra vantagem é o fato de que o ambiente de trabalho será mais agradável para os colaboradores, o que contribui ainda mais para a produtividade do negócio.

Automatize o sistema de iluminação

Há fornecedores de LED que, além de oferecerem produtos de iluminação, também fazem automação indoor, conferindo mais uma economia de 15% na eletricidade. Na prática, um sistema especializado controlará os interruptores de cada luminária de forma que gere mais economia para o negócio.

Por exemplo, as luzes acenderão quando um colaborador entrar num cômodo, certas luminárias são desligadas ou têm a potência reduzida quando os sensores detectam luz natural do sol, entre outras possibilidades.

Garanta o cumprimento da legislação

O sistema de iluminação de um estabelecimento deve seguir previsões legais, caso contrário, a empresa pode arcar com multas e outros problemas durante a inspeção de órgãos fiscalizadores. Entraves legais podem ser evitados quando o projeto luminotécnico é elaborado por uma equipe de profissionais competentes e experientes na área.

É recomendável adquirir produtos luminosos, elaboração do projeto luminotécnico e serviço de automação de uma mesma organização, assim você garante que todas as necessidades da empresa sejam satisfeitas.

Luminária para galpão logístico é um assunto excepcionalmente importante para garantir o desenvolvimento e sobrevivência da empresa, mas é crucial adquirir equipamentos LED, de qualidade e de uma empresa que realiza o projeto luminotécnico e automação do sistema de iluminação.

Entre já em contato conosco da SX Lighting para conhecer nossos produtos, soluções e descobrir maiores possibilidades de parceria!