Entenda a relação entre as luminárias públicas e o Inmetro

As luminárias públicas precisam seguir as exigências impostas pela Portaria nº 20 do INMETRO. Os padrões dispostos na legislação precisam ser obedecidos para a iluminação de rodovias, estradas, avenidas e ruas. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) exige o cumprimento de requisitos para a prestação de serviços que promovam a segurança.

Existem diversos detalhes inseridos nessa norma, que é obrigatória em todo o território nacional. Neste conteúdo, vamos falar sobre a relação entre luminárias públicas e o INMETRO, bem como explicar a respeito do atendimento a essas condições que fazem parte das regras de iluminação pública. Aqui, você vai encontrar detalhes acerca da legislação e soluções disponíveis no mercado.

Precisa saber um pouco mais sobre a relação entre as luminárias públicas e o INMETRO? Siga em frente!

Saiba o que é a Portaria 20 do INMETRO

A Portaria nº 20 do INMETRO é uma norma que estabeleceu obrigações para as empresas que produzem dispositivos e aprovou o Regulamento Técnico de Qualidade para Luminárias para Iluminação Pública Viária. De acordo com Viviane Guimarães, profissional do Departamento de Marketing SX Lighting, a legislação tem alguns pontos que merecem ser destacados.

O conjunto de normas e requisitos estabelecidos pelas autoridades competentes garante aos consumidores a padronização e as características adequadas em relação à durabilidade e à qualidade dos dispositivos, as quais são necessárias no mercado nacional. Os fornecedores, sejam eles fabricantes, sejam eles importadores, que não se adequarem às regras, não conseguirão comercializar os seus produtos no mercado nacional.

Compreenda a relação entre as luminárias públicas e o INMETRO

O INMETRO regulamentou, por meio da Portaria nº 20/2017, as luminárias LED ou as lâmpadas de descarga com a finalidade de auxiliar os municípios. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) atendeu ao pedido das empresas de Iluminação Pública e da Federação Nacional de Engenheiros.

Consequentemente, a agência publicou a Consulta Pública nº 015/2019, com a finalidade de conseguir recursos para o melhoramento das normas relacionadas ao fornecimento de eletricidade para a iluminação pública. Mas ainda há um longo percurso até que os municípios cadastrem todo o seu parque de iluminação e consolidem os dados em âmbito nacional.

As tecnologias estão auxiliando para que, no futuro, tudo esteja de acordo com a lei, mas ainda vai levar um tempo para que as cidades tenham equipes técnicas, capacitadas e habilitadas para exercer algumas funções. Há diversas ações a serem realizadas para a eficientização das luminárias LEDs e para o alcance do equilíbrio.

Descubra a importância da certificação da iluminação pública

A certificação da iluminação pública é muito importante devido à necessidade de o Poder Público zelar pela segurança dos consumidores, visando à prevenção de acidentes. Por isso, as luminárias utilizadas para iluminar vias públicas em nosso país devem atender aos requisitos mínimos de desempenho e segurança e ter características conforme determinações legais.

Segundo a Portaria nº 20 do INMETRO, são permitidas luminárias com tecnologia LED ou lâmpadas de descarga de até 600W, com resistência ao troque dos parafusos e conexões, Grau de Proteção IP 66, proteção contra Impacto Mecânico IK08, temperatura de cor entre 2.700K e 6.500K, eficácia luminosa maior que 100, resistência ao vento e à vibração, entre outros requisitos.

Por outro lado, as luminárias devem conter a Etiqueta Nacional de Conservação da Energia, que registra as informações de fábrica, número do registro do INMETRO e dados da luminária pública. Antes da aquisição dos dispositivos e da execução dos serviços de instalação, é preciso realizar um estudo prévio do espaço.

Verifique as principais exigências da norma para a iluminação pública

Um projeto luminotécnico para as vias públicas deve levar em conta diversos fatores para estar dentro dos limites exigidos por lei. Os sistemas para iluminação pública seguem as determinações para a garantia de claridade eficiente e do máximo rendimento dos equipamentos.

Níveis de iluminação

Os níveis de iluminação devem seguir os padrões para se encaixarem na descrição da via e na classe de iluminação, que é a decodificação dela. Para alguns casos específicos, nos lugares onde não são vias, nem arruamentos, é importante consultar o item 6 da ABNT 5101. Isso é importante, pois cada via pública demanda um nível diferente de iluminação.

Instalação de transformadores

A localização dos transformadores e o seu dimensionamento são determinados de acordo com o lugar onde os equipamentos serão instalados. A instalação em locais não indicados vai interferir na distribuição da energia. O local ideal é identificado pelo projetista técnico, que avalia as características do ambiente, os circuitos, a potência nominal, a capacidade da rede etc.

Temperatura de cor

Os projetos de iluminação contam com luminárias LED que têm temperaturas diferenciadas para atender as necessidades dos mais variados ambientes. As cores frias se referem à produção de luz branca, que é ideal para manter os motoristas em estado de alerta. A temperatura de cor fria é a mais indicada para iluminar vias públicas.

Já a cor quente ou luz amarelada promove o relaxamento. A luminária LED de cor fria é excelente para cumprir com as suas finalidades no trânsito. Em resumo, os técnicos avaliam a necessidade do ambiente, a altura dos postes, o fator potência, a eficácia luminosa, a tensão de trabalho e o ângulo de abertura ideal para a instalação dos dispositivos.

Confira os diferenciais e as vantagens da Sx Lighting

A Sx Lighting é uma empresa com produção nacional e que oferece produtos certificados pelo INMETRO.

A empresa produz luminárias públicas com tecnologia Philips, a maior eficiência energética do mercado e sistema de qualidade, que garante um produto de longa durabilidade, sem necessidade de manutenção. Os dispositivos contam com design inédito e vida útil prolongada.

Enfim, agora você já entendeu a relação entre luminária pública e o INMETRO. Para fazer a contratação das soluções oferecidas pela SX Lighting, basta entrar em contato com a equipe comercial especializada e solicitar os produtos ou serviços. Os produtos SX Lighting cumprem todos os requisitos exigidos pela Portaria nº 20/2017.

Gostaria de obter mais informações sobre o assunto? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!