O que é a automação industrial com iluminação LED da SX Lighting?

 

A maioria das empresas e indústrias trabalha com o seu sistema de iluminação desatualizado e gerando custos desnecessários, continuamente. Algumas contam com diversos turnos de trabalho, fazendo com que o consumo de energia seja muito elevado, por não contar com as novas tecnologias disponíveis no mercado.

Hoje, os empreendedores podem contar com várias inovações tecnológicas que impactam o resultado das faturas de luz.

Neste post, vamos falar sobre automação industrial com iluminação LED, explicar como a solução da SX Lighting funciona na prática e quais são os maiores benefícios que ela pode oferecer para a sua empresa. Além disso, vamos falar sobre as suas particularidades e vantagens, apresentar detalhes sobre ajuste de luminosidade em tempo real e muito mais!

Deseja saber mais sobre a automação indoor industrial? Continue a sua leitura!

Sistema de iluminação na indústria

O sistema de iluminação das empresas, geralmente, oferece somente a opção de ligar e desligar o interruptor geral para a realização das atividades. Os colaboradores ligam a energia quando iniciam a jornada de trabalho e desligam na hora de ir para casa. Poucos empreendedores se preocupam com os ambientes durante períodos de execução das tarefas.

É comum encontrar sistemas obsoletos e que utilizam luminárias antigas. Isso é um atraso em termos de economia e seguridade. O proprietário acredita que vai economizar dinheiro não comprando equipamentos novos, mas acaba pagando mais caro pela fatura de eletricidade todos os meses. Esse consumo de energia excessivo é uma preocupação que pode ser eliminada facilmente.

Um projeto desenvolvido a partir do estudo do local, mapeamento de pontos de luminosidade, avaliação da estrutura e seus componentes em funcionamento, gera mais economia do que a manutenção dos equipamentos antigos. A implementação de projetos luminotécnicos é uma sugestão de melhoria baseada em ganhos comprovados.

Solução de automação indoor da SX Lighting

Segundo João Pedro, do departamento comercial da SX Lighting, a solução de automação indoor da SX Lighting conta com Tecnologia Philips, uma iluminação inteligente e outros recursos, sendo uma maneira eficiente de gerenciar a luminosidade dos locais. As tecnologias permitem o controle das luminárias de LED para que elas acendam quando alguém entra no ambiente e desliguem ao nascer do sol.

Vários cenários podem ser criados em um único lugar. O sistema de automação industrial com iluminação LED é planejado a partir da integração de toda a rede elétrica ou de seus pontos específicos. Um receptor desempenha o papel de interruptor de cada circuito, de modo que não há necessidade de ligar um por vez — apenas um toque controla todo o circuito.

Observe alguns aspectos da solução da SX Lighting:

  • economia de 15% de energia devido ao uso de sistemas de controle e sensores;
  • coleta de informações referentes à luminosidade do ambiente;
  • detecção de ocupação ou de movimento no local em tempo real;
  • aproveitamento da iluminação natural irradiada do ambiente externo;
  • uso da tecnologia SR (Sensor Read) consolidada na Europa, EUA e outras potências tecnológicas.

A automação indoor industrial é utilizada para otimizar a luminosidade externa por meio do monitoramento dos dispositivos em tempo real. As decisões corretas são tomadas no momento da programação, de acordo com a necessidade do local e das pessoas que fazem uso dele. Os cenários livres da presença contínua de trabalhadores não necessitam de luminosidade contínua.

Esse sistema de iluminação industrial combina dispositivos com tecnologia avançada, luminárias e refletores LED, com a luz natural que adentra os locais pelo telhado, janelas, portas etc. Os projetos luminotécnicos são elaborados por meio de análises e estudos para criar um ambiente que contenha claridade ideal, com o objetivo de evitar o desperdício de energia.

A otimização dos sistemas de iluminação pode ser feita com a aplicação de interruptores wireless, especialmente em locais como as salas de reunião, nos quais se aplica a dimerização das luminárias. O controle da presença e da claridade pode ser programado com os sensores que detectam o movimento em lugares com ou sem luz natural para ter a luminosidade ideal.

Em galpões ou áreas de estoque, a iluminação dos corredores podem ser programas para acenderem conforme o funcionário for passando por entre as prateleiras e apagando assim que não detetar mais a presença de ninguém.

Vantagens da automação indoor industrial

Existem inúmeros benefícios advindos da automação indoor industrial. Um deles é a garantia de equilíbrio na qualidade da iluminação do ambiente, utilizando-se a energia quando e onde é necessário, por meio de um sistema de iluminação inteligente.

Esse sistema oferece economia de energia e conectividade entre os pontos de iluminação. Veja, a seguir, as principais vantagens das novas tecnologias:

  • ajuste de luminosidade em tempo real;
  • iluminação por meio de sensor de presença;
  • controle do acionamento da iluminação;
  • redução ou aumento da luminosidade em horários pré-estabelecidos;
  • gerenciamento automático e remoto da iluminação.

Os produtos de automação fornecem maior eficiência energética com iluminação LED e prolongamento da vida útil dos dispositivos que são usados com inteligência. São equipamentos confiáveis e eficiêntes, visto que eles contam com tecnologia Philips. Os engenheiros que atuam nos produtos e projetos de iluminação são especialistas e orientam os clientes do início ao fim da implantação dos sistemas.

Produtos SX para automação indoor

Os profissionais especializados desenvolvem um estudo luminotécnico, analisam e avaliam os locais para a implementação do sistema de automação indoor. O monitoramento da iluminação ocorre em tempo real para a coleta de informações sobre os períodos de atividade.

Desse modo, são identificados os produtos / luminárias ideais para cada projeto. Confira, abaixo, os detalhes sobre os produtos da SX para automação indoor!

Sensor Smart SX Indutrial

Esse dispositivo foi criado para ambientes industriais internos. Por esse motivo, é ótimo para galpões, estoques, almoxarifados e indústrias . O sensor é compatível com luminárias LED que contam com tecnologia DALI ou 1-10V e eficaz em edificações que contenham de 5 a 16 metros.

Sensor Smart SX Office

O sensor apresenta diversas funções em um único compartilhamento e utiliza dois fios para a conexão com a tecnologia SR. Ele foi projetado para ambientes internos, escritórios, salas de aula e de conferências, corredores, locais aquecidos ou ventilados e que contenham até 4 metros.

Ambos vêm com cinco anos de garantia, coletam informações sobre a luminosidade, detectam a presença de movimento e permitem o controle do sistema de iluminação LED. A automação indoor garante a claridade do ambiente durante o tempo de funcionamento de forma automática.

Certificações

Os produtos da SX Lighting contam com a certificação da Agência Nacional de Telecomunicação (ANATEL) e com o Protocolo de Zigbee — IEEE 802.15.4, que é o protocolo de comunicação consolidado e utilizado mundialmente. As certificações garantem a qualidade dos dispositivos e dos sistemas, aumentando a confiabilidade, a economia e a segurança, com a parceria da Philips.

Contratação da solução SX

A contratação da solução SX é feita pela equipe de especialistas da empresa, que captam as informações necessárias para a realização do estudo luminotécnico do ambiente que o cliente deseja automatizar.

Os engenheiros verificam a quantidade ideal de sensores e apontam os melhores cenários para cada local.

Agora, você já sabe o que é a automação industrial com iluminação LED da SX Lighting! Com avaliação aprofundada, é possível verificar o quanto um cliente poderá economizar de energia elétrica após a aplicação das soluções. Dependendo do caso, pode-se economizar de 50% a 85% do valor total das faturas mensais de luz.

Está interessado no assunto? Veja mais sobre automação para iluminação LED inteligente e entre em contato conosco!