O que observar ao escolher luminária para supermercados?

Escolher uma boa luminária para supermercados é uma importante estratégia para fomentar as vendas nesse estabelecimento. Afinal, a experiência do cliente inclui também todos os estímulos sensoriais que ele recebe no ambiente.

Nesse sentido, deve-se compreender que as pessoas geralmente vão ao supermercado não apenas por necessidade, mas também para passear. Nessa jornada de compras, as pessoas gostam de caminhar pelos corredores, avaliar cada produto de interesse, comparar rótulos e preços, entre outras ações.

Portanto, uma boa iluminação é imprescindível para que eles possam ler sobre os produtos e se sentir acolhidos no espaço. Quer entender melhor como escolher uma boa luminária para supermercados? Então, não deixe de acompanhar nosso post até o final!

O que é iluminação LED para supermercados?

Para compreender o diferencial das luminárias de LED em relação às outras opções, vamos explicar o mecanismo de cada um dos principais tipos de equipamentos de iluminação artificial:

  • incandescentes: são aquelas que funcionam a partir da passagem da corrente elétrica em um filamento metálico. Durante esse processo, libera-se muito calor. Então, há um desperdício muito grande de energia elétrica por dois motivos principais. É preciso consumir muito para produzir luz e o aquecimento gerado traz a necessidade de ar-condicionado para uma boa climatização;
  • fluorescentes: elas são mais eficientes e produzem menos calor. A luz é produzida pelo atrito dos elétrons com gases especiais. Consequentemente, podem ser quatro vezes mais econômicas que as luminárias incandescentes.

Por fim, temos o LED, que utiliza circuitos de semicondutores, o mesmo material utilizado em equipamentos eletrônicos de alta tecnologia. Uma pequena quantidade de energia elétrica é capaz de estimular a produção de uma grande quantidade de luz. Uma luminária LED consegue iluminar 8 vezes mais do que uma incandescente e 2 vezes mais em comparação às fluorescentes, consumindo a mesma quantidade de eletricidade.

A iluminação LED para supermercados, por sua vez, necessita de luminárias e refletores especiais para as finalidades comerciais e industriais. Afinal, é preciso garantir um alto poder de iluminação, de forma difusa, por todo o ambiente, sem que os feixes de luz atrapalhem o sensorial do cliente ou impeçam uma reprodução fiel das cores dos produtos, embalagens e rótulos.

Para isso, seu projeto de iluminação precisa garantir:

  • uma temperatura de cor adequada para a finalidade comercial;
  • produção mínima de calor para não reduzir o conforto do cliente;
  • capacidade de iluminação adequada para a área do supermercado;
  • entre outras características.

As luminárias e refletores LED podem entregar tudo isso e muito mais.

Qual o impacto da iluminação adequada?

Hoje em dia, vivemos na era da experiência do cliente (CX). Ou seja, as empresas disputam para oferecer uma jornada de compras impecável aos consumidores. Isso vai muito além de um bom custo-benefício e produtos de excelência, dois paradigmas tradicionais do varejo de supermercado. Muitos concorrentes já devem ser capazes de oferecer isso, então é preciso buscar outras estratégias para se diferenciar.

A CX entende a jornada de forma global: as pessoas não agem apenas de forma racional, as emoções e sensações têm um papel preponderante. Desse modo, um supermercado deve oferecer o máximo de estímulos agradáveis, enquanto evitam pontos que podem causar uma disrupção da experiência.

Permite uma leitura agradável

Grande parte da experiência dentro de um supermercado é composta pela comparação de produtos. O cliente lê cada rótulo, entende os ingredientes ou funcionalidades, as características e o fabricante até entender qual é a melhor opção para ele.

Então, estar em um supermercado com iluminação ruim certamente vai causar uma experiência muito negativa, convidando-o a conhecer a concorrência. Uma iluminação adequada e uniforme, por sua vez, faz com que ele se sinta acolhido no ambiente.

Melhora a climatização

Como explicamos, é muito comum que a iluminação produza uma grande quantidade de calor. Em um supermercado, várias luminárias e refletores de alta potência serão utilizados, o que pode prejudicar bastante a climatização.

Nesse sentido, as lâmpadas LED são realmente a opção mais recomendada, pois, como aproveitam melhor a energia elétrica para a produção de luz, reduzem a liberação de calor em 2 a 8 vezes. Com isso, você pode dispensar o uso de ar-condicionado ou reduzir bastante a necessidade de seu uso.

Quais as vantagens de uma luminária para supermercados LED?

Além do que explicamos acima, o grande diferencial das luminárias de LED é a eficiência energética. O consumo de energia de um equipamento de iluminação pode ser previsto pela sua potência: quanto maior ela for, mais energia será gasta. Por sua vez, é preciso observar a quantidade de luz produzida pela peça, o que é medido em uma unidade chamada lúmens.

Assim, a eficiência do modelo é a quantidade de lúmens que ela consegue produzir para cada watt de potência. No caso da tecnologia LED, cada watt consegue liberar de 80 a 150 lúmens. Já as fluorescentes liberam entre 50 e 90 lúmens por watt. Ou seja, são muito mais eficientes.

Como escolher uma boa luminária?

Além dos critérios que falamos acima, há outros muito importantes para garantir o sucesso. Confira!

Bom índice de reprodução de cor

As cores dos rótulos e embalagens são estratégias importantíssimas para a venda de produtos em supermercados. Por esse motivo, os fabricantes passam vários meses fazendo pesquisas para cada modelo.

A cor é um dos principais elementos, pois fortalece a identidade da marca e remete o consumidor a determinadas sensações. Então, para manter uma boa experiência de compra, é preciso oferecer luminárias que reproduzem a cor com exatidão, sem distorcê-la. Por exemplo, as lâmpadas incandescentes têm uma temperatura de cor muito alta, puxada para o amarelo. Desse modo, a cor da luz interage com a embalagem, distorcendo a original.

Controle fotométrico adequado

Além disso, deve haver um bom controle fotométrico, isto é, a quantidade e o direcionamento dos feixes de luz não podem ofuscar o cliente. Isso é feito por meio de um bom distanciamento da luz em relação ao usuário e a escolha de bons equipamentos que direcionam os raios de luz de forma difusa.

Vida útil acima de 100.000 horas

A vida útil é outro parâmetro essencial. As luminárias e refletores de LED apresentam a maior durabilidade do mercado atualmente. Uma única peça pode sobreviver por mais de 100.000 horas, isto é, mais de 10 anos de uso ininterrupto.

Isso é essencial para supermercados, visto que a iluminação ficará ligada durante grande parte de um dia, mesmo pela manhã e pela tarde. Você não vai querer que seus clientes vejam um funcionário fazendo a manutenção da iluminação em quase todas as visitas, não é mesmo?

Por essa razão, recomendamos as marcas de melhor procedência, como a Philips e a SX. Com elas, conquista-se todas as vantagens acima com uma durabilidade superior a 100.000 horas. Dessa forma, as luminárias para supermercados apresentarão todos os resultados excelentes para a experiência do cliente.

Quer conhecer melhor os nossos produtos e verificar quais são as melhores opções para o seu projeto? Entre em contato conosco!