Projeto Luminotécnico e seus benefícios!

Projeto Luminotécnico, entenda sobre o assunto!

Saber como garantir um projeto luminotécnico coerente é essencial para a qualidade de qualquer que seja o ambiente. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse cuidado não é exclusivo de um cenário específico, seja ele industrial, seja público, quadras ou ambientes corporativos.

Contar com um projeto luminotécnico é relevante em todos os ambientes, até mesmo para residências. Ele é capaz de garantir benefícios como eficiência energética, economia de energia, aproveitamento do ambiente e das luzes naturais, entre outros.

Se você se interessa pelo assunto e quer conhecer informações relevantes sobre o projeto luminotécnico e a sua importância em todos os ambientes, continue a leitura deste artigo, que vamos apresentar todos os detalhes. Não perca!

O que é um projeto luminotécnico?

O projeto luminotécnico é o planejamento da iluminação de um ambiente para que ele se torne mais funcional e utilize recursos de iluminação natural, luminárias adequadas e automação combinados. Por meio de um planejamento adequado e funcional, é possível construir um local iluminado de acordo com a necessidade de cada espaço e que tem como objetivo a economia de energia.

Dessa maneira, o projeto luminotécnico é, na prática, a junção entre função e objetivo de um espaço para que a iluminação esteja em harmonia com esses fatores. Para a sua criação, diferentes fatores devem ser considerados.

Por exemplo, se há ou não luz natural, e outros aspectos da iluminação, pois existem diferentes tipos, como indireta, direta e difusa. Cada uma delas pode ser utilizada a depender do objetivo, como tornar o local mais confortável ou usá-la para destacar detalhes, a depender da função do espaço.

Mais um fator que deve ser levado em consideração na hora de criar um projeto luminotécnico são os tipos de luminárias que devem ser utilizadas. Um projeto para um ambiente interno depende, basicamente, da função do espaço, bem como da quantidade de horas que os indivíduos pretendem passar no local.

Em locais externos, por sua vez, é provável que mais de um tipo de iluminação seja utilizada, especialmente, em espaços maiores. Além disso, é possível usar luz direta nas partes que precisam de mais iluminação e, em outros locais, uma luz mais confortável aos olhos.

Qual é a importância dessa estratégia?

O projeto luminotécnico é importante para que a luz seja usada de formas diferentes, considerando cada tipo de arquitetura. É o caso, por exemplo, de uma arquitetura esportiva que exige a incidência de uma luz mais direta.

Já a luz residencial deve ser totalmente diferente e prezar pelo conforto visual na maior parte dos ambientes. Por essa razão, justifica-se a importância de um profissional capaz de identificar as necessidades de cada local.

É válido ressaltar que um projeto luminotécnico não se restringe somente a realizar a escolha do melhor uso para uma luminária, mas sim, pensar no uso da luz de forma intencional, para que o ambiente se torne mais agradável , seguro, bonito e eficiente. Existem diferentes benefícios que um projeto luminotécnico concede a um ambiente, como:

  • criação de diferentes cenários para um mesmo ambiente;
  • eficiência energética;
  • uso de soluções eficientes e menos onerosas ou poluentes;
  • economia de energia;
  • melhor o aproveitamento da luz ou oferecimento da solução ideal na sua ausência;
  • personalização de ambientes.

Em contrapartida, podemos citar também quais são os prejuízos acarretados pela ausência de um projeto luminotécnico, especialmente, para a indústria e o setor varejista:

  • possíveis acidentes de trabalho;
  • maior gasto de energia;
  • pane no sistema elétrico;
  • trocas mais constantes da iluminação, pois dependendo da luminária escolhida, ela pode não apresentar uma vida útil adequada.

Quais são as normas que o projeto luminotécnico deve respeitar?

Existem algumas normas que devem ser respeitadas durante a elaboração de um projeto luminotécnico. É o caso da norma NBR 8995-1, para ambientes de trabalho, especificamente, locais interiores, com algumas exceções para ambientes externos. Trata-se de uma normatização que apresenta cálculos avançados para verificar conforto e segurança com relação à iluminação.

Há, também, a ABNT NBR-8837, que determina a iluminação artificial de áreas esportivas realizada tanto em locais internos quanto externos. A norma ABNT 5101, por sua vez, é específica para iluminação pública.

Como é o trabalho da SX Lighting em um projeto luminotécnico?

De acordo com Viviane Guimarães, especialista da SX Lighting, a empresa presenta seis etapas para a concepção de um projeto luminotécnico. São elas:

  • compreensão da necessidade do cliente;
  • montagem do pré-diagnóstico;
  • identificação de demanda;
  • avaliação da área mais crítica, feita pela equipe de engenharia;
  • análise da arquitetura;
  • consolidação do projeto luminotécnico.

Além disso, a SX Lighting também conta com soluções e serviços em iluminação para as indústrias e ao setor varejista. Entre eles, serviços de automação e produtos de alta tecnologia, com parceria Philips, que apresentam baixo custo e manutenção.

Há, ainda, a SX Capita, que oferece as mais diferentes maneiras de financiamento. Nesse caso, a economia de energia gerada pela utilização das luminárias LED em uma empresa não só cobre o valor das parcelas, mas também, gera retorno positivo.

Também há o Turn Key, projeto em que a SX Lighting ajuda no gerenciamento de todas as etapas, desde a retirada das luminárias atuais, descarte em locais adequados conforme legislação ambiental, projetos executivos, instalação das luminárias atuais, entre outros serviços, a depender da necessidade do cliente.

Por fim, apresenta soluções para telegestão, para conectividade outdoor. Acessórios integrados a uma luminária pública LED possibilitam o gerenciamento todos os potos de luz de um município por meio do mesmo computador — garantindo, assim, a eficiência da iluminação.

Agora que você já conhece todos os detalhes sobre um projeto luminotécnico, lembre-se de que não contar com essa ferramenta é capaz de gerar diversos malefícios. Entre eles, podemos citar os gastos elevados com energia ou, até mesmo, as panes elétricas — motivos pelos quais é fundamental contar com as soluções energéticas apresentadas pela SX Lighting.

Se você deseja conhecer mais sobre o tema ou realizar um projeto luminotécnico, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar você!