Qual a importância da iluminação em estádios e quadras esportivas? Veja aqui!

A iluminação é um elemento importante para diversas construções humanas, sejam privadas, como as casas, sejam coletivas, como estádios, praças e vias públicas. Nesse contexto, há muita informação sobre iluminação para pequenos espaços, como comércios e indústrias, mas ainda há pouco material referente ao tema em arenas esportivas, por exemplo.

Por isso, vamos falar sobre refletores de LED para quadra poliesportiva e outros ambientes dedicados aos esportes. Além disso, vamos apresentar dicas para escolher os melhores equipamentos e fornecer detalhes sobre a avaliação dos objetivos da iluminação, a quantidade necessária, a potência, a temperatura da cor, o índice de ofuscamento, o sensor de presença etc.

Quer saber como o assunto se relaciona com a segurança, o conforto, a boa visibilidade e experiência do público nesses locais? Confira este conteúdo!

Qual é a importância de uma boa iluminação para estádios, arenas e quadras poliesportivas?

Uma boa iluminação para uma arena esportiva não deve ser encarada como um elemento que gera gastos, mas sim, como um investimento que tem o poder de aumentar o lucro, economizar na conta de energia, aumentar a procura por aluguéis do espaço ou, até mesmo, sediar eventos como shows.

Isso ocorre porque uma boa iluminação beneficia tanto quem está dentro da quadra ou estádio quanto quem está assistindo. Ela também se torna indispensável para a promoção de outros eventos. Quando bem executada, há uma eficiência luminosa maior e o gasto de energia menor.

Quais são os diferenciais que uma boa iluminação em arenas de esportes proporciona?

Agora, vamos apontar algumas vantagens que uma boa iluminação oferece para quadras poliesportivas, arenas e estádios. É importante ressaltar que essas vantagens só aparecem de forma satisfatória quando o projeto luminotécnico é bem-feito e bem executado.

Segurança

A segurança é um dos pontos mais debatidos em estádios e arenas esportivas, atualmente. Muito se pensa em alternativas sobre como diminuir a violência nesses espaços, entretanto, medidas simples também podem auxiliar na solução do problema.

Isso ocorre pelo mesmo motivo de ruas mal iluminadas serem mais perigosas. Com isso, crimes ocorrem de maneira mais frequente, quando o agressor tem a certeza de que não tem como ser identificado ou pego — e um ambiente escuro ou com sombras é propício para isso.

Portanto, é correto afirmar que uma boa luminosidade aumenta não só o conforto, mas também, a sensação de segurança dos espectadores. A contratação de profissionais e câmeras de vigilância são outras boas soluções, mas que devem ser adotados de forma conjunta a uma boa infraestrutura de iluminação.

Conforto

A claridade também gera conforto, tanto para quem está nas arquibancadas quanto para quem está dentro do estádio ou da quadra, jogando ou participando de qualquer outro evento. A iluminação permite que seja feito um bom trabalho e que se jogue em condições adequadas de visibilidade para quem está dentro do ambiente.

Já para quem está nas arquibancadas, assistindo, uma boa luminosidade permite que a pessoa observe todo o campo de forma clara e identifique tudo que está acontecendo no evento realizado, sendo ele esportivo ou não.

Alcançar o conforto luminoso não é fácil e, para isso, é necessário contar com a experiência de empresas capacitadas. Infelizmente, é comum projetos mal executados causarem ofuscamento tanto em quem está na plateia quanto em quem está em campo. Isso deve ser evitado ao máximo, pois prejudica todo o público do evento.

Boa visibilidade

Há várias estratégias para conseguir dar uma boa visibilidade para os espectadores, que vão desde alocação da arquibancada até ao desnível entre um andar e outro de assentos. Porém, a iluminação é parte essencial dentro desse processo e deve clarear todo o espaço.

Colocar luminárias de forma aleatória não garante uma boa visibilidade, pois alguns locais correm o risco de ficar claros demais e outros pouco iluminados. É necessária uma distribuição igual da iluminação pela arquibancada e pelo estádio, que só é alcançado a partir de escolhas corretas de luminárias e dos locais onde elas são inseridas.

Boa experiência para o público

Todas as outras vantagens apontadas estão diretamente ligadas a esta última. Quando há segurança, conforto e boa visibilidade, o público terá uma boa experiência quanto ao evento.

Quais são os cuidados necessários com a instalação de iluminação?

As duas principais dicas são: escolher o local adequado para a instalação e optar pelas luminárias adequadas para a demanda. Equipamentos incorretos correm o risco de não clarear o ambiente de forma neutra, e isso contribui para a confusão, além de prejudicar a boa visibilidade.

Já a alocação de forma equivocada dos postes de iluminação e refletores pode ofuscar tanto quem está em campo quanto o público — um grande problema para o espetáculo como um todo. Assim, deve-se buscar atingir um nível de luminosidade adequado para cada atividade existente no estádio.

Há várias formas de utilizar a luz em uma arena esportiva, como iluminação de saída de emergência, cênica e de fachada. Dessa forma, quando bem planejada, a técnica valoriza o estádio e garante economia na conta de energia.

Vale a pena contratar uma empresa para montar a iluminação em uma arena esportiva?

Por conta da complexidade da instalação de refletores de LED para quadra esportiva, estádio ou arena, a contratação de profissionais capacitados é muito recomendada para que o sistema de energia funcione corretamente. Assim, conseguirá dar ao local todos os benefícios que um bom projeto de iluminação pode proporcionar.

Caso contrário, você estará correndo um sério risco de a iluminação apresentar problemas e não cumprir o seu papel, desvalorizando o ambiente e aumentando os gastos de energia.

Outra dica é ficar de olho em novas tecnologias de luminárias de LED, que são uma boa alternativa para a iluminação e que apresentam um bom custo-benefício. Essa opção é tão viável que a demanda por LED tem crescido cada vez mais no Brasil. Considere utilizar um projeto todo baseado nessa tecnologia e a economia na conta de energia pode chegar a 80%.

Dessa forma, a iluminação em estádios é um elemento importante, que deve ser priorizado. Quando bem planejada, traz inúmeros benefícios e eleva a arena esportiva a outro patamar — e isso influencia também nos lucros do empreendimento.

Quais são as consequências de não ter uma boa iluminação em quadras poliesportivas?

Grande parte das pessoas trabalha durante o dia e pratica esportes à noite para aliviar o estresse e realizar atividades físicas periodicamente. Por isso, é importante considerar a iluminação das quadras poliesportivas com um fator relevante para os usuários.

A falta de luminosidade gera a insegurança para as pessoas que frequentam o local, devido à visibilidade ruim. Além disso, a norma regulamentadora NBR 8995-1:2013, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), não deve ser desrespeitada.

A desobediência aos requisitos legais pode trazer consequências desagradáveis para os proprietários das quadras, caso elas sejam propriedade privada. Já o uso de equipamentos ultrapassados geram mais despesas com trocas e manutenção constantes.

Quais são as dicas relevantes para escolher os melhores refletores de LED para quadra poliesportiva?

A qualidade dos refletores de LED no mercado brasileiro varia bastante de acordo com a fabricação. Normalmente, os produtos de baixo custo apresentam qualidade inferior e vida útil mais curta. Isso acontece por que eles são genéricos e produzem iluminação deficiente. Veja, a seguir, como escolher os melhores equipamentos para quadra poliesportiva!

 Avalie os objetivos da iluminação

As instalações de iluminação de LED têm objetivos diversificados, de modo que o profissional responsável pelo projeto luminotécnico precisa avaliar o tamanho do espaço e outros fatores. Para a quadra poliesportiva, recomenda-se o uso de quatro postes de nove metros de altura cada, com refletores de LED de 200W ou 400W.

Os postes são posicionados sete metros distantes do eixo da quadra e a três metros dos limites do espaço. A luminosidade precisa ser homogênea, evitando ofuscamento e formação de sombras. Recomenda-se que sejam instalados pontos de luz com refletores de LED de 100W. Essas recomendações garantem a economia de energia.

Considere a quantidade necessária

A quantidade de refletores de LED influencia a qualidade da luminosidade. Portanto, faça a aquisição de equipamentos suficientes para garantir que a iluminância, ou quantidade de luz medida em lux, fique em torno de 300lx no sentido horizontal.

Esses aspectos garantem que as atividades esportivas sejam praticadas nos períodos noturnos sem dificuldades. A iluminância é fundamental para que os atletas e expectadores tenham visibilidade, principalmente se os treinos ou jogos acontecerem durante a noite.

Veja a potência

A potência dos refletores de LED varia entre 10 e 1.000 watts. Sendo assim, a escolha do modelo adequado é um verdadeiro desafio para quem não é especializado nessa área. Os modelos de 10 watts têm produção aproximada de fluxo luminoso de 700 lúmens, sendo indicados para pequenos espaços, como jardins de até 10 metros quadrados.

Já os modelos de 50 watts são bastante populares e detêm capacidade de gerar acima de 3.000 lúmens. Eles substituem os antigos refletores halógenos que continham cerca de 500 watts. São úteis para condomínios, jardins e árvores maiores. Nos estacionamentos e áreas de condomínios, é aconselhável utilizar os refletores de LED de 200 ou 100 watts.

Os refletores de LED que apresentam mais de 300 watts têm aplicações técnicas especiais e requerem a utilização de postes e cálculos técnicos. Esses equipamentos, geralmente, estão incluídos nos projetos luminotécnicos, os quais trazem vários benefícios para os usuários.

Analise a temperatura da cor

A temperatura de cor é divida em dois grupos distintos. A luz branca fria dos refletores, que estão acima de 6.000K, produzem sensação de maior luminosidade. Já a luz branca quente, que está abaixo de 3.000K, cujos refletores emitem fluxo luminoso amarelado, propicia o relaxamento e o conforto dos usuários.

O modelo mais vendido é o de luz branca fria, já que a maioria das pessoas manifesta preferência pela luminosidade intensa e clara que esses refletores produzem. Esse atributo é adequado para as quadras poliesportivas e para a iluminação dos estacionamentos.

Os refletores de luz amarelada tornam os ambientes mais aconchegantes. Dessa forma, são ótimos para jardins, fachadas comerciais e espaços internos. Mas existe refletor de LED com luzes coloridas nas cores amarela, verde, azul, vermelha, que é indicado para realçar e reforçar a tonalidade natural de determinadas áreas.

Pense no índice de ofuscamento

Ofuscamento é a sensação ruim que sentimos ao olhar diretamente para a luz, seja do sol, seja de lâmpadas comuns. As quadras poliesportivas contam com um índice de ofuscamento unificado ideal, que é de até 22.

Com esse indicador, o conforto visual dos atletas é garantido, permitindo que eles pratiquem as suas atividades à noite sem sofrer com o excesso de luminosidade. As quadras de basquete, por exemplo, podem contar com refletores de LED, não tendo pontos de sombras, reflexos ou ofuscamentos, apesar de serem claras e brilhantes.

Todavia, se a quadra poliesportiva pertence a um parque ou condomínio e não sedia competições de profissionais, refletores LED de 150 watts com 200 lux são ideais. Com eles, o ambiente ficará agradável e suprirá as necessidades dos atletas que as utilizam.

Defina entre RGB ou sensor de presença

Conforme já foi mencionado, os refletores de LED convencionais emitem uma única cor: branca fria, branca quente ou colorida. Entretanto, em alguns casos, a variação da cor é indispensável, principalmente para a produção de efeitos ou iluminação em eventos. Esses equipamentos são eletrônicos e suprem essa lacuna por meio de modelos automáticos.

Assim, eles podem emitir via controle remoto diversos tons de corres. São denominados modelos RGB coloridos, os quais contêm um acessório que ajuda a monitorar os espaços e auxiliar na redução do consumo de energia. O acessório é o sensor de presença.

Os refletores de LED vêm com sensores de presença embutidos. Essas opções são ótimas para entradas de garagem ou para lugares ondem passam pedestres. O refletor é acionado pelo movimento para aumentar a segurança das pessoas.

Enfim, agora você já sabe qual é a importância da iluminação em estádios e dos refletores de LED para quadra poliesportiva! Não se esqueça de tomar cuidado com a manutenção dos equipamentos, tendo em vista que há um tempo correto para que a revisão seja feita.

Gostou deste texto? Então, siga em frente e conheça os Produtos Iluminação LED Industrial, Supermercados e Pública!