Refletor de LED industrial: por que utilizá-lo na sua empresa?
O setor industrial é o que mais consome energia no Brasil. Em 2018, o custo da indústria subiu 2,4%. Parece pouco, mas o aumento no custo da produção reduz a competitividade e extingue postos de trabalho. Então, é preciso apostar em melhores opções. No segmento de iluminação, o refletor de LED industrial é uma delas.
Nos últimos anos, com o aumento no valor dos tributos, os gastos com energia subiram muito. Nesse cenário, as empresas viram suas faturas atingirem montantes muito elevados. Além do custo financeiro, o meio ambiente também sofre as consequências: como a contaminação por gases tóxicos (mercúrio) e pelo descarte inadequado.
Reduzir custos, então, é uma estratégia de sobrevivência. E ela exige o abandono de padrões antigos e ultrapassados. A seguir, apresentamos algumas dicas para lhe ajudar a escolher o melhor refletor de LED industrial. Acompanhe!
Luminárias convencionais
Suas lâmpadas consomem mais energia, são necessárias manutenções frequentes, a vida útil é menor e a eficiência luminosa é baixa. Quanto maior for a quantidade de lúmens (Lm) por Watts (W) de uma lâmpada, mais eficiente ela é:
- vapor de mercúrio: rendimento luminoso de 45 a 55 Lm/W e vida útil média de 11 mil a 12 mil horas;
- mistas: rendimento luminoso de 20 a 35 Lm/W e vida útil de 9 mil horas;
- fluorescentes: rendimento luminoso de 55 a 75 Lm/W (as trifósforo atingem de 70 a 125 Lm/W) e vida útil por volta de 7.500 horas.
Além da baixa eficiência luminosa, portanto, as luminárias convencionais têm vida útil de, no máximo, 12 mil horas. E mais: usam gases como o mercúrio e o fósforo, elementos tóxicos que prejudicam o meio ambiente e não podem ser descartados no lixo comum.
Suas manutenções são mais frequentes e o custo do serviço, mais elevado. Apesar disso, muitas indústrias ainda têm luminárias com essas lâmpadas — e isso acontece porque elas têm preço mais baixo ou porque há desconhecimento sobre a tecnologia LED e seus benefícios.
Refletor de LED industrial
Um ambiente iluminado corretamente aumenta a produtividade ao favorecer as tarefas visuais. Isso porque há melhor distribuição de luminosidade — uma luminária de cerca de 100W (com rendimento luminoso de 125 Lm/W a 135 Lm/W e vida útil de 100 mil horas) proporciona economia de energia da ordem de 80% ao substituir lâmpadas de vapor de sódio e metálica de 400W, por exemplo. Além disso, essas lâmpadas:
- não usam metais pesados, como o mercúrio;
- não emitem calor;
- não produzem ofuscamento;
- tem acionamento instantâneo;
- são sustentáveis;
- não emitem ruídos;
- resistem a impactos e vibrações.
Vantagens
Substituir a iluminação convencional por refletor de LED industrial vai além da conta de energia. A utilização do LED afeta diretamente também a instalação elétrica. Os principais benefícios são:
- a bitola de cabos, fios e eletrodutos pode ter diâmetros menores;
- há menos circuitos de iluminação, os quadros têm dimensões reduzidas e os disjuntores, corrente menor;
- a instalação pode ser dimerizável, o que permite alterar a intensidade da luz;
- há opções de automação;
- o fator de depreciação é baixo;
- a distribuição da luminosidade é melhor.
Manutenções
Com a vida útil maior, há redução no número de manutenções, bem como nos gastos com mão de obra e horas extras. Assim, os profissionais podem ser alocados em outras atividades na empresa, o que reduz a necessidade de contratação de terceirizados. Além disso, a linha de produção sofre menos interrupções para a troca de lâmpadas.
Meio ambiente
Elimina-se o custo da descontaminação e do posterior descarte das lâmpadas, que é um cuidado importante a se ter com os modelos convencionais. Esse processo é necessário para evitar a contaminação do solo, da água e do ar.
Os benefícios vão além da redução da manutenção e do gasto com energia elétrica. Há melhorias na ergonomia e, com isso, aumento na produção e mais capital para investimento. Antes de trocar as luminárias convencionais pelo refletor de LED industrial, Lembre-se de fazer um projeto de iluminação.