Refletor LED para quadras esportivas como é feita a aplicação

Refletor LED para quadras esportivas: como é feita a aplicação?

Refletor LED para quadras esportivas como é feita a aplicação

Refletor LED para quadras esportivas: como é feita a aplicação?

A iluminação é uma das principais características de uma boa área para a prática de esportes. Para a utilização de usuários em qualquer horário do dia, o refletor LED para quadras esportivas é o mais indicado.

Ele pode ser implementado em qualquer modelo de quadra, seja ela de clubes, seja de condomínios ou usadas para locação. Muitas vezes, esses locais estão equipados com refletores em locais inadequados, e isso impacta negativamente a usabilidade da área esportiva, ocasionando muitos pontos de sombra.

Vale ressaltar que a iluminação de LED pode ser usada em outras áreas, como piscinas e campos, não ficando restrita às quadras. Para você entender mais sobre como funcionam os refletores LED, tivemos um bate-papo com João Pedro Freire, diretor comercial da SX Lighting. Continue a leitura deste artigo e confira!

Principais particularidades do refletor LED

“A tecnologia LED traz uma robustez, uma qualidade luminosa tanto na forma vertical quanto horizontal. Isso é para que a gente consiga identificar, de fato, os jogadores e os objetos que são utilizados no esporte, atendendo aos requisitos da competição que está sendo executada”, afirma João Pedro Freire.

Na aplicação do refletor LED em quadras esportivas, por exemplo, o ganho de luminosidade é nítido. A capacidade de iluminação é potente e, muitas vezes, o projeto luminotécnico acaba contemplando menos refletores, se comparado aos projetos tradicionais.

Outro benefício gerado por essa tecnologia é a redução das ocorrências de queima de refletores, bem como na frequência de troca. A seguir, confira as principais vantagens do LED!

Maior durabilidade

Os refletores LED respondem bem às variações climáticas e podem ter uma durabilidade correspondente a 100 mil horas de utilização. Dessa forma, eles são também indicados para áreas externas. Esse é o caso de campos e quadras que não são cobertas.

Redução de custos

Devido à quantidade menor de refletores necessários para ter uma iluminação harmônica e confortável, inclusive para longas durações, e à baixa potência necessária na tecnologia LED, tem-se uma redução de custos com energia elétrica. Dessa forma, você potencializa a capacidade de uso da área esportiva, enquanto consegue melhorar a gestão de custos.

Por exemplo, em um projeto com refletores LED usados por 6 horas diariamente, ao longo de 25 dias, o payback (retorno) do investimento feito para a adaptação é obtido, em média, após nove meses. O save (valor salvo) de energia anualmente pode chegar a até quase 90% do que era consumido anteriormente.

Controle do calor

Exatamente por demandar uma potência menor, se comparado a outras formas de iluminação, o refletor LED emite menos calor. Com isso, o ambiente fica mais confortável para os usuários, principalmente para os jogadores em campo. Isso contribui para a qualidade da partida, uma vez que se reduz um fator negativo que pode impactar a performance deles.

Critérios na hora de escolher a iluminação

Quando for fazer a troca de iluminação da sua área esportiva ou, até mesmo, implementar pela primeira vez, você precisa fazer projetar o custo-benefício. O maior desafio de clubes e quadras esportivas, por exemplo, é conseguir satisfazer as expectativas dos usuários do espaço, enquanto alcança otimização do uso orçamentário.

Avalie qual o valor investido inicialmente e faça a projeção de quando o ROI (Return Over Investiment, ou Retorno Sobre o Investimento) vai ser obtido, bem como a variação da economia gerada mensalmente. Além disso, tente colocar nessa conta o custo médio de manutenções e o valor agregado pela satisfação dos clientes, que gera maiores oportunidades de negócios.

Outro ponto que deve ser destacado é a escolha do fornecedor. É preciso contar com um parceiro que seja referência em iluminação, principalmente na hora de implementar o refletor LED para quadras esportivas. É necessário fazer um projeto técnico que seja aderente às particularidades de cada área. Além disso, contar com essa expertise para as manutenções preventivas e corretivas é fundamental para evitar despesas desnecessárias.

Normas de iluminação para a prática de esporte

Segundo João Pedro Freire, no Brasil, a normatização utilizada era a NBR 8837, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). No entanto, ela foi descontinuada e, desde então, não surgiu nenhum documento posterior a substituindo. Você deve estar se perguntando, qual a orientação que deve ser seguida, não é verdade?

Nesse sentido, você pode usar, de forma geral, a norma EN 12193:2008 (European Standard For Sports Lighting, ou Padrão Europeu para a Iluminação dos Esportes). Além disso, tem as normatizações específicas para esporte. É preciso prestar atenção às recomendações técnicas de cada modalidade de competição para adaptar à quadra e atender aos níveis exigidos.

A seguir, confira algumas:

  • FIFA — Recomendações e requisitos técnicos para Estádio de Futebol;
  • ITF — Federação Internacional de Tênis (ATP, WTA e ITF Davis Cup);
  • FINA — Federação Internacional de Natação.

Desenvolvimento de um projeto luminotécnico

Os projetos luminotécnicos são desenvolvidos de acordo com o esporte a ser praticado na área de recreação. É impossível definir a quantidade de refletores necessários antes de conhecer a área, afinal, a disposição de objetos externos interfere na luminosidade do local.

Além disso, é necessário validar qual é a estrutura local. “No mais cotidiano, campos e clubes em geral, trabalhar com 25 °C ou 35 °C já é o suficiente para alcançar o grau de iluminação ideal”, destaca João Pedro Freire.

É certeza que, com a aplicação da iluminação de LED, a quantidade de refletores a ser usada é bem menor, se comparada a outros tipos de tecnologias. De acordo com João Pedro, em um projeto realizado pela SX Lighting para uma quadra poliesportiva, foi possível reduzir em mais de 60% a quantidade de refletores usados.

De 112 luminárias a vapor, com recorrência de queima, a quadra passou a contar com 42 refletores LED, deixando a área mais agradável e até o visual da quadra mais harmônico.

Melhores soluções em iluminação de LED

Ao implementar o refletor LED para quadras esportivas, você precisa garantir que a solução seja efetiva e sinônimo de qualidade, não é mesmo? A SX Lighting oferece soluções em iluminação LED para quadras poliesportivas e ginásios, em parceria com a Philips.

Fazemos o projeto luminotécnico para ajudar você a escolher a luminária correta, além de apresentar o cálculo de eficiência energética. Com os produtos da SX, você conquista uma economia nos custos energéticos e ainda pode contar com um suporte no atendimento.

O cliente é tratado como parceiro da empresa e o seu sucesso também é o nosso. Assim, nossa equipe está preparada para sanar quaisquer dúvidas e prestar o auxílio necessário quanto ao refletor LED para quadras esportivas e outras necessidades relacionadas.

Para saber mais sobre as soluções SX Lighting, entre em contato conosco! Será um prazer atender a você!


  • Compartilhe


Solicite um

orçamento

Nossos especialistas estão prontos para prestar um atendimento personalizado para você.

Voltar