Saiba agora como reduzir os custos de energia na sua empresa!

Reduzir os custos de energia na empresa pode aumentar a lucratividade e permitir a formação de preços mais atraentes para a clientela. Ao adotar métodos para diminuir as despesas, como investir em luminárias industriais de LED, percebe-se uma diferença relevante na hora de pagar as faturas no final do mês.

Por isso, vale a pena fazer um esforço para economizar. Neste post, apresentaremos dicas práticas e eficientes de como reduzir custos de energia na empresa e explicaremos a importância de gerenciar os gastos com esse serviço.

Quer saber mais sobre as possibilidades de redução das contas de energia elétrica? Então continue a leitura!

Entenda a importância de gerenciar os custos com energia elétrica

Gerenciar os custos com energia elétrica é muito importante para aumentar a eficiência do negócio e garantir o sucesso dos investimentos. A iluminação, por exemplo, precisa ser adequada para não afetar a saúde dos colaboradores, evitar falhas na produção e impedir a ocorrência de acidentes fatais.

Se algo estiver errado, os órgãos de fiscalização podem aplicar multas, além de impedir a continuidade do trabalho. Portanto, cada luminária deve estar de acordo com o projeto luminotécnico, inclusive porque os setores de produção são otimizados quando tudo está de acordo com as normas.

Conheça dicas práticas para reduzir as despesas de energia elétrica

Caso não exista um projeto de iluminação, é importante pensar a respeito. O gestor pode elaborar um planejamento visando à economia, e o resultado será percebido nas contas de luz. Por outro lado, a empresa deve atender às exigências legais para não sofrer penalidades. Sendo assim, veja a seguir algumas dicas para reduzir despesas com energia elétrica.

Faça uma revisão elétrica das estruturas de empresa

No momento em que uma obra é iniciada, a estrutura elétrica e toda a instalação dependem de conhecimento técnico especializado. Mas se o estabelecimento foi alugado ou comprado pronto, uma revisão pode ser a melhor saída. Em imóveis antigos, geralmente existem equipamentos ultrapassados e o equilíbrio da carga de energia normalmente está fora dos padrões exigidos.

Por isso, contrate um profissional especializado que saiba verificar as cargas e a correta distribuição das máquinas no setor de produção. É necessário fazer uma revisão de toda a rede elétrica e uma análise dos aparelhos eletrônicos que já têm alguns anos de uso. Afinal, instalações inadequadas e com condutores velhos elevam consideravelmente o consumo de energia.

Use equipamentos e máquinas de qualidade

Máquinas e equipamentos modernos consomem menos energia. Por isso, vale a pena investir em aparelhos atuais, pois eles vão impactar diretamente os gastos com energia. Assim, dentro de algum tempo a economia gerada por eles vai compensar as despesas decorrentes de sua aquisição e aumentar os lucros.

Em um cenário competitivo em que as empresas estão submetidas ao atendimento de diversas demandas, tendo que oferecer preços baixos, a eliminação de despesas acaba sendo um diferencial. Sendo assim, adote sistemas automáticos de controle para ligar e desligar máquinas, garantindo o fornecimento apenas da energia que seja indispensável à realização das tarefas.

Faça manutenções periódicas

As ações de controle e monitoramento fazem parte da manutenção preventiva, que deve ser realizada de tempos em tempos. Com isso, a ocorrência de falhas é impedida ou reduzida, e o desempenho dos equipamentos continua perfeito.

A manutenção preventiva custa muito menos do que a corretiva, que é realizada somente quando surge um defeito. Quando as máquinas funcionam de forma adequada, os custos são reduzidos, a eficiência é elevada e a produtividade operacional aumenta. Mas quando existem desajustes, o consumo de energia é bem maior.

Otimize o uso do ar-condicionado

O ar-condicionado é um dos vilões que causam a elevação do valor da fatura de energia elétrica. Os aparelhos mais antigos, por exemplo, causam o aumento dos gastos por não serem fabricados com tecnologias atualizadas, portanto, troque-os se for necessário.

Na hora da compra, observe a classificação do aparelho, dando preferência àqueles que se encaixam na categoria “A” e apresentam o selo do Inmetro, visto que esses são os mais econômicos. Eles podem ser mais caros, mas o valor investido retorna dentro de algum tempo. Além disso, cuide da preservação dos filtros e faça a manutenção deles para evitar o superaquecimento.

Use soluções de LED

O uso de luminárias LED é importante em indústrias e fábricas, já que oferecem economia, durabilidade e sustentabilidade. Há uma série de motivos para fazer uso delas na iluminação dos ambientes da empresa. Afinal, a luminosidade ineficiente acaba se tornando onerosa por causa da energia consumida e da reposição de lâmpadas convencionais.

Por conta da maior capacidade de iluminar, os acidentes são reduzidos, tanto na realização da manutenção quanto durante as operações. Assim, a segurança aumenta com a melhora na perceptibilidade, sem falar que a luz branca do LED elimina o cansaço e deixa os colaboradores mais confortáveis. Confira os benefícios da iluminação com luminárias de LED:

  • no caso de quedas de energia, a iluminação volta em questão de segundos;
  • duram mais, dispensando gastos com trocas e mão de obra;
  • são fabricadas para funcionar com pouca energia;
  • podem ser facilmente combinadas com outros sistemas de iluminação;
  • complementam a luminosidade natural, unindo o útil ao agradável;
  • garantem sustentabilidade por se adequarem automaticamente à iluminação natural.

As luminárias LED têm vida útil prolongada e surpreendem pelo seu custo-benefício. Ao substituir as lâmpadas fluorescentes, de sódio ou mercúrio, percebe-se a diferença na hora de pagar a conta de energia. A mudança ocorre por que a iluminação LED faz uso de semicondutores na emissão de luz, reduzindo o consumo.

Elas se adaptam à necessidade de luminosidade dos espaços. Por exemplo, proporcionam claridade em locais mal iluminados e evitam o excesso de luz em ambientes claros demais. Dessa forma, colaboradores, clientes e parceiros têm a sensação de estarem em um estabelecimento acolhedor. Ou seja, as luminárias LED geram um ROI excelente.

Agora você já sabe como reduzir os custos de energia na empresa. A SX Lighting é uma empresa que oferece as melhores soluções em iluminação LED, com linha industrial, pública e complementar de luminárias com tecnologia de ponta. Também fornecemos projetos luminotécnicos que reduzem drasticamente o consumo de energia elétrica.

Quer mais informações sobre nossas soluções? Entre em contato conosco agora mesmo e tire as suas dúvidas!