Saiba tudo sobre iluminação. Assine nossa newsletter!

Saiba aqui como escolher o melhor fornecedor de refletor de LED

Procurar por um fornecedor industrial de LED demanda pesquisa e trabalho por parte da empresa contratante. Afinal, o projeto luminotécnico precisa ser elaborado conforme as necessidades da aplicação fim, ou seja, deve considerar se a instalação de luminárias será em supermercado, shopping ou fábrica, por exemplo.

Além da estrutura da empresa fornecedora, é importante verificar pontos cruciais sobre a qualidade do produto. Essa análise é fundamental para trazer segurança e tranquilidade ao contratante. Dessa forma, é possível ter garantias ao fazer um alto investimento, tendo a certeza de que a instalação das luminárias atenderá as demandas e urgências do local.

Se você está em busca de um fornecedor industrial de LED de qualidade, continue a leitura! Neste post, separamos alguns fatores que não podem deixar de ser considerados ao escolher um fornecedor de excelência.

Como escolher um fornecedor industrial de LED?

Um projeto luminotécnico precisa atender especificidades do local onde acontecerá a aplicação. Na prática, a condição de uso em uma fábrica é bastante diferente da de um supermercado, por exemplo, considerando a temperatura do local, a distância entre a luminária e o solo, o tempo que permanecerá ligada ao longo do dia etc.

A tecnologia LED avança a cada ano. Suas especificações evoluem e possibilitam encaixe de acordo com as necessidades particulares de cada projeto. Para tanto, é essencial conseguir dimensionar a quantidade de luminárias a serem utilizadas e as condições a que elas serão submetidas.

Um pequeno erro no cálculo pode significar má projeção e aquisição de produtos não condizentes às demandas reais exigidas. Dessa forma, a empresa terá que arcar com prejuízo financeiro e atraso na execução do projeto.

Portanto, escolher um fornecedor industrial de LED de forma adequada é uma maneira de garantir que o projeto aconteça dentro do cronograma. Além disso, os produtos e as soluções oferecidas pela fornecedora devem garantir a qualidade e o atendimento das especificações.

Com um fornecedor de confiança, a organização fica protegida em relação a possíveis avarias e necessidade de manutenção. Outro benefício é que um fornecedor de qualidade tem condições de detectar, no projeto inicial, qualquer tipo de incoerência ou dimensionamento equivocado dos produtos, readequando quando necessário.

Para conseguir escolher um fornecedor, é importante considerar critérios como:

  • variedade de produtos oferecidos;
  • cumprimento do prazo de entrega;
  • tempo de garantia para os produtos;
  • relacionamento com outros clientes;
  • período de experiência no ramo;
  • valor de cada uma das soluções.

Cabe ressaltar que tais pontos são bastante abrangentes e podem ser aplicados para analisar qualquer tipo de empresa fornecedora ao longo do processo de contratação. Para o caso de luminárias e refletores de LED, existem alguns aspectos específicos que precisam ser contemplados, conforme abordaremos adiante.

Quais aspectos considerar?

Além dos critérios que abordamos, um fornecedor industrial de LED precisa atender exigências específicas para certificar a qualidade das luminárias e soluções oferecidas. Esses fatores vão desde comprovação sobre a eficiência de infraestrutura e processos internos até ensaios exigidos pelo Inmetro.

Selo de qualidade ISO 9001

ISO 9001 é uma norma que garante os princípios da Gestão de Qualidade. Por meio dela, são estabelecidos alguns critérios a serem seguidos por uma instituição a fim de garantir que todos os processos internos são orientados e padronizados, de modo seguro e eficaz.

Para obter essa certificação, a organização precisa comprovar que aplica uma série de práticas reconhecidas internacionalmente sobre qualidade de gestão. São oito fatores analisados e avaliados para conquistar a ISO 9001:

  • foco no cliente — o atendimento ao cliente deve ser satisfatório e agradável;
  • liderança — os cargos de chefia precisam estar por dentro dos avanços do mercado, de modo a garantirem processos internos eficientes;
  • abordagem de processo — trata-se da relação entre os funcionários e as tarefas a serem executadas. São analisados as condições e os recursos oferecidos para o bom desempenho de cada função;
  • abordagem sistêmica para a gestão — todos os sistemas precisam compreender um sistema único, com interação e organização;
  • envolvimento das pessoas — a gestão de qualidade encara os colaboradores como um dos principais recursos da empresa;
  • melhora contínua — é analisado se a equipe procura conhecimento sobre como os processos são realizados e quais possíveis melhorias podem ser realizadas;
  • abordagem factual para tomada de decisões — com o uso de indicadores de desempenho, auditorias e análises, os gestores conferem as oportunidades de negócios para a empresa, tomado decisões mais eficazes;
  • benefícios mútuos nas relações com os fornecedores — analisa os clientes externos da organização, abordando se o relacionamento, os prazos e os preços são bons o bastante para garantir a qualidade dos produtos e serviços.

Além de todos os critérios descritos acima, contar com um fornecedor industrial de LED com a certificação ISO 9001 traz segurança para a empresa contratante, na medida em que os processos internos são rastreáveis. Isso torna possível detectar todo o histórico da fabricação do produto adquirido.

Avaliações de desempenho LM 79 e LM 80

No mercado, muitas pessoas ficam um pouco confusas em relação à LM 79 e à LM 80, encarando ambas como certificações. Entretanto, elas são ensaios que garantem a qualidade de determinado produto de iluminação de LED e que conseguem determinar qual será o comportamento dele em um intervalo de tempo. São recomendadas pelos principais órgãos institucionais nacionais e internacionais.

Tanto a LM 79 como a LM 80 são avaliações realizadas em condições reais de trabalho. Ou seja, as luminárias são ensaiadas considerando suas aplicações finais, com variação de temperatura do ambiente, pressão etc. Dessa forma, é possível garantir que as informações extraídas são coerentes para serem repassadas ao cliente final.

O ideal é nunca comprar ou especificar uma luminária ou refletor LED baseado apenas no fluxo luminoso do LED, mas sim no da luminária. O ensaio LM 79 traz a certeza de que o valor indicado é real. Além disso, é preciso verificar se os dados elétricos são reais ou não.

A LM 79 é um ensaio que mostra toda a questão sobre a eficiência energética do produto. Assim sendo, ela garante a potência, o fluxo luminoso, o índice de reprodução de cor e a distorção harmônica da luminária com a qual está se trabalhando.

Por sua vez, a LM 80 aborda o LED. Ela garante, por exemplo, o tempo que determinado LED demorará para se depreciar, ou seja, ela indica a vida útil L70 (Lifetime 70). Os produtos da SX Lighting, por exemplo, têm 30% de depreciação em 92 mil horas. É esse ensaio que garante essa informação.

Com os dados fornecidos por ambas as avaliações de desempenho, é possível detectar em qual período uma manutenção ou substituição dos produtos de um projeto luminotécnico será necessária.

Como a SX Lighting pode ajudar a fazer a melhor escolha?

Mesmo quando a empresa consegue encontrar um fornecedor com a certificação ISO 9001 e que realiza os ensaios obrigatórios para determinar a qualidade do LED, é comum ter algumas dúvidas sobre o que, de fato, aplicar no seu projeto.

Para isso, é necessário contar com uma equipe de engenharia gabaritada para entender todas as informações técnicas e as necessidades exigidas para a aplicação. Com isso, torna-se viável elaborar uma proposta com as soluções mais adequadas.

Nesse sentido, a SX Lighting consegue oferecer para os clientes a expertise e a qualidade dos seus engenheiros, a fim de tornar o projeto luminotécnico plausível e eficiente, atendendo todas as normas e legislações obrigatórias.

Um fornecedor industrial de LED precisa garantir a eficiência e a qualidade do projeto. Para isso, é fundamental trabalhar com parceiros de qualidade, como a SX Lighting, que tem a certificação ISO 9001 e conta com a ERP SAP, além de integrar tecnologia Philips nos seus produtos e projetos. Dessa forma, é possível compreender todas as especificidades e garantir uma iluminação eficiente.

Agora que você compreendeu a necessidade de um bom fornecedor industrial de LED e como a SX Lighting pode ajudar, entre em contato hoje mesmo para fazer um orçamento.

João Pedro Freire

João Pedro Freire

Marketing e Desenvolvimento de Produto na SX Lightinhg
Focado em marketing digital e vendas B2B
Desenvolvimento de processo e gestão
João Pedro Freire

Últimos posts por João Pedro Freire (exibir todos)

Tags do post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Rua José Ayrton Machado, 150
    Feital - Pindamonhangaba, SP
    CEP 12441-265

  • (12) 3641-6522