iluminação para estacionamento

Saiba como não errar na iluminação para estacionamento!

iluminação para estacionamento

Saiba como não errar na iluminação para estacionamento!

A iluminação para estacionamento é um fator chave para a segurança das pessoas e para aumentar a confiança e a tranquilidade. Talvez você já tenha pensado nisso e esteja em busca de saber quais são os principais cuidados indispensáveis com as luzes desses lugares. Neste post, vamos explicar a importância da visibilidade e como ela pode influenciar a experiência dos usuários.

Aqui, você vai encontrar os cuidados essenciais que podem fazer um estacionamento se tornar bastante seguro e iluminado, destacando a sua competência na realização do trabalho. Além disso, vai encontrar dicas interessantes sobre tecnologias que são úteis, auxiliam os outros colaboradores nas rotinas, e facilitam a vigilância desses locais.

Existem inúmeros motivos para fazer a escolha de bons fornecedores. Quer saber mais? Acompanhe a leitura!

Entenda a importância da iluminação para estacionamentos

A claridade é indispensável para que os usuários de estacionamentos tenham experiências positivas em estabelecimentos públicos ou privados. Ninguém se sente seguro em um local escuro ou com sombras que podem abrigar pessoas mal-intencionadas.

Nesses últimos anos, percebeu-se o aumento da violência e da criminalidade, com impacto sobre esses locais, que acabaram se tornando alvo de indivíduos que cometem assaltos e outros crimes. Por isso, uma boa iluminação vai aumentar a visibilidade e reduzir a insegurança dos condutores e passageiros de automóveis que utilizam estacionamentos diariamente.

Diante de tantas ocorrências negativas relatadas pela mídia frequentemente, pode-se dizer que a luz protege o patrimônio e os bens mais preciosos do ser humano: a integridade física e a vida. Sendo assim, investir em iluminação é a melhor decisão que um profissional dedicado pode tomar.

Conheça os principais cuidados para a iluminação de estacionamentos

No atual cenário, os cuidados com a iluminação do estacionamento são mais do que necessários: eles são imprescindíveis para a proteção das pessoas. Consequentemente, empresários do ramo apostaram no desenvolvimento de tecnologias e de ferramentas inovadoras para auxiliar na gestão e na organização de pequenos, médios e grandes estacionamentos.

A seguir, você vai acessar várias alternativas e obter informações sobre os cuidados essenciais com a luminosidade.

Recorra à iluminação LED (Light Emitting Diode)

Esse tipo de iluminação reduz o consumo de energia elétrica, é eficiente e segue as determinações governamentais. As luminárias são fabricadas conforme os requisitos da sustentabilidade para amenizar a poluição ambiental, de modo que podem ser recolhidas e recicladas, já que são feitas com material reutilizável.

Os refletores com as características LED aumentam o poder de iluminação, focando raios de luz em direções determinadas. Os dispositivos têm na sua superfície interna uma cobertura de estruturas reflexivas, as quais evitam que o equipamento faça a absorção de parte da luz.

Com a instalação dos refletores, pode-se obter uma cobertura completa com ampla iluminação de qualquer área, não importando sua extensão. As baterias internas de alguns equipamentos permitem o acoplamento de células de energia solar, dispensando a necessidade de energia elétrica.

Elabore um projeto luminotécnico

Um projeto luminotécnico vai garantir a uniformidade na luminosidade do ambiente atendendo às especificações técnicas, bem como as exigências legais. Os profissionais especializados na sua elaboração e implantação vão maximizar o custo-benefício, incluindo sistemas de iluminação LED para gerar mais economia para as empresas.

Vale destacar que a duração das estruturas após a sua implementação é de aproximadamente 15 anos. Desse modo, se você fizer uma projeção incluindo os valores que vão ser economizados, vai descobrir que vale a pena fazer o investimento.

A qualidade das luzes oriundas de um projeto é excelente, por ser fruto de análises mais aprofundadas efetuadas por técnicos habilitados, razão pela qual não pode ser comparada à iluminação comum. Portanto, os seus benefícios vão muito além da redução de custos, tendo em vista a segurança proporcionada por um estudo específico para cada ambiente.

Utilize sensores para redução de custos

Caso você tenha interesse em otimizar as operações e minimizar os gastos com o estacionamento, um sistema de iluminação inteligente é o mais indicado. Aderindo a essa opção, mais da metade das despesas com energia elétrica vão ser cortadas.

Por outro lado, os custos com a substituição de dispositivos vão ser reduzidos, tendo em vista que a vida útil das luminárias de iluminação LED é mais longa, em comparação com as demais. Os sensores de presença das luminárias são os responsáveis pela redução dos valores das faturas de energia elétrica.

Eles emitem sinais para os dispositivos entrarem em operação somente quando detectam movimentos no local. Quando não há movimentação, as luminárias reduzem o nível de luminosidade, impactando diretamente as quantias pagas todos os meses nas contas de luz, pois são programadas exatamente para isso.

Invista na gestão remota de controle

A gestão remota do sistema é outra vantagem advinda de um projeto bem elaborado. As inovações tecnológicas atuais apresentam soluções integradas para todos os segmentos, inclusive na gestão das luminárias.

Os sensores de longo alcance possibilitam a transição entre diferentes zonas em áreas complexas, de modo rápido e eficiente, sem a necessidade de fios, e com a possibilidade de controle remoto.

Avalie pontos de sombra

Observe com atenção o estacionamento da sua empresa durante a noite e verifique se existem pontos de sombra que atrapalham a visibilidade. Se eles estiverem presentes, não se preocupe, pois isso é normal quando não há a execução de um projeto que promova a uniformidade da iluminação.

Caso não localize pontos escurecidos pela distribuição irregular da luz, confira se a iluminação é constante e suficiente. Nos períodos noturnos, as sombras ficam mais visíveis e causam medo nos usuários.

Algumas áreas não são iluminadas com uniformidade, apresentando locais com maior incidência de luz, outros menos iluminados. Essas diferenças geram custos desnecessários e não promovem a satisfação dos usuários, por apresentarem ambientes sombrios, principalmente entre os automóveis estacionados.

Procure aumentar a eficiência da iluminação para tornar o estacionamento um lugar com menos riscos e mais convidativo. Peça o ajuste do nível de contraste para minimizar o sombreamento.

Esteja atento ao dimensionamento da rede elétrica

Evite a contratação de equipes amadoras para fazer as instalações de luminárias, pois elas podem não ter conhecimento técnico adequado para avaliar a potência das correntes que passam pelos refletores e quais os métodos de proteção contra surtos e descargas elétricas correto. Não adianta apenas investir em lâmpadas potentes, se o modelo não for o correto e se os conectores forem instalados da maneira errada.

Os profissionais que vão cuidar dessas questões devem conhecer o diâmetro dos fios, verificar a necessidade de instalação de painéis de proteção, aterramento, entre outros.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre iluminação para estacionamento, vamos falar sobre algo ainda mais relevante. É de extrema importância escolher bons fornecedores, que ofereçam tecnologia de ponta e garantia dos dispositivos oferecidos aos seus clientes. A SX Lighting é a melhor opção do mercado, atuando no ramo há mais de 10 anos, com excelência e compromisso de integrar soluções sustentáveis e eficientes para a iluminação de ambientes.

Deseja obter mais informações sobre o assunto ou conhecer as incríveis luminárias LED? Entre em contato conosco agora mesmo!


  • Compartilhe


Solicite um

orçamento

Nossos especialistas estão prontos para prestar um atendimento personalizado para você.

Voltar