Saiba o que considerar em um projeto de iluminação industrial!

A iluminação nas indústrias é indispensável para obter visibilidade ideal e facilitar a realização das tarefas diárias. A luminosidade do ambiente interfere na saúde dos colaboradores, evita acidentes de trabalho e aumenta a produtividade. Por isso, os cálculos luminotécnicos elaborados por profissionais especializados devem ser considerados na hora da aquisição dos dispositivos de LED.

Neste post, vamos mostrar como elaborar e qual é a importância de um projeto de iluminação industrial. Além disso, vamos falar sobre as vantagens de investir nesse planejamento e fornecer detalhes sobre visibilidade, redução de acidentes, produtividade e melhores condições de trabalho para os colaboradores. Aqui, você vai descobrir os pontos que devem ser considerados no projeto luminotécnico.

Acompanhe a leitura!

Qual é a importância de um projeto de iluminação industrial?

Um projeto de iluminação industrial é muito importante para que as normas vigentes sejam atendidas de acordo com as suas exigências. A Norma de Higiene Ocupacional — NHO 11 trata dos níveis de iluminação impondo parâmetros qualitativos e quantitativos nos ambientes internos de trabalho.

Ela traz, ainda, requisitos para elaboração de relatórios técnicos e calibração dos instrumentos de medição. Permite a constatação de inconsistências nos sistemas de iluminação por meio de um exemplo prático.

Já a ABNT NBR ISO/CIE 8995-1:2013 também impõe medidas para que a iluminação dos locais onde são realizadas atividades laborais seja eficiente e para que os colaboradores consigam trabalhar de maneira confortável durante o seu expediente. Dessa maneira, um projeto luminotécnico será executado em conformidade com todas as legislações e evitará problemas futuros.

Quais são as vantagens de um projeto bem elaborado?

O projeto de iluminação eficiente confere qualidade de vida aos funcionários e reduz os custos de todos os setores da indústria. Os especialistas priorizam equipamentos acessíveis e apropriados para a redução do consumo de energia elétrica e para que a lucratividade do empreendimento aumente.

Veja, a seguir, quais são os benefícios que podem ser obtidos pelas empresas!

Visibilidade

Na elaboração do projeto luminotécnico, o nível de claridade nos espaços é calculado para que as leis sejam atendidas e o retorno do investimento seja rápido. Todos os aspectos são analisados, tais como a possibilidade de uso de luz natural, variação, sombras e objetos inseridos no ambiente.

Dessa forma, torna-se possível chegar a um planejamento personalizado e ideal para cada área. Vale destacar que os projetos consideram a quantidade de luz, o tamanho do local, as atividades realizadas e o tempo de exposição dos trabalhadores.

Consequentemente, a luminária de LED e os refletores de LED são selecionados com o objetivo de auxiliar a saúde visual dos usuários e a diminuição de gastos devido ao consumo excessivo de eletricidade.

Redução de acidentes

Ausência de iluminação e luminosidade insuficiente causam acidentes de trabalho que podem ser leves ou gravíssimos. Tanto os escritórios quanto os galpões necessitam estar iluminados para evitar problemas com demandas judiciais, que podem custar altas somas de dinheiro. Uma lesão sofrida por um funcionário acarreta consequências que podem macular a imagem das empresas.

Melhores condições para os colaboradores

A ABNT NBR ISO/CIE 8995-1:2013 estabelece um índice de ofuscamento para que não ocorra desconforto visual dos colaboradores. Com o projeto luminotécnico, todos os fatores são avaliados para ter o máximo de aproveitamento da iluminação em um ambiente. As luzes se complementam para garantir um excelente desempenho e eficiência dos usuários.

Maior eficiência

A economia de energia elétrica é um dos principais objetivos dos projetos de iluminação em indústrias. Após a implementação dos dispositivos de LED, ocorre uma redução significativa nas faturas de luz, tendo em vista que os projetistas consideram o conjunto de refletores e luminárias e averiguam todos os detalhes: altura de fixação dos pontos, distribuição dos circuitos, automatização dos comandos etc.

Quais são os pontos que devem ser considerados no projeto luminotécnico?

Vários aspectos são levados em consideração durante a execução dos projetos luminotécnicos. A busca por alternativas excelentes e que se encaixem com os espaços é realizada para garantir a satisfação dos gestores dos empreendimentos. Profissionais capacitados elaboram planejamentos acessíveis e consideram todos os pontos abaixo indicados!

Layout de produção

Os arranjos físicos das fábricas registrados em uma planta fazem parte das análises para a implementação de sistemas de iluminação efetivos. Essa técnica é relevante na hora de definir a disposição das luminárias LED e a distribuição da luminosidade.

Os ambientes apresentam diferenças entre si. Portanto, o que é apropriado para um galpão não serve para uma sala de reuniões, por exemplo.

Se existirem obstruções que impeçam a claridade de chegar até determinada área, o profissional precisa determinar a quantidade de luz e o ponto ideal para a instalação dos dispositivos. Por outro lado, locais pouco frequentados não exigem iluminação constante e podem contar com sensores de presença para melhorar a economia de energia.

Ter planta em DWG

A planta em DWG é o desenho das áreas em 2D e 3D que deve ser disponibilizado aos profissionais especializados quando for efetivada a contratação. Tendo acesso a ela, os especialistas farão um levantamento do projeto para a execução de cálculos precisos. A planta baixa do ambiente permite avaliar o sistema de iluminação e decidir mais facilmente o que deverá ser feito.

Apresentar objetos no projeto

Os objetos com mais de 0,75 metros interferem na iluminação ideal dos locais de trabalho. Sendo assim, os arranjos e as mobílias colocadas nessas áreas terão que ser averiguados pelos projetistas. As janelas também influenciam a claridade, de modo que a uniformidade da luz terá que ser observada, assim como a área no entorno das salas.

Atender a requisitos de iluminação e uniformidade

Os requisitos de iluminação e uniformidade estão dispostos nas normas e certificações vigentes. Os projetos luminotécnicos são executados de acordo com todas as exigências legais para conferir tranquilidade e segurança jurídica aos usuários. Eles contam com dispositivos que são confeccionados com tecnologia de ponta.

Nas indústrias, o consumo de energia é bastante elevado, devido à continuidade dos processos de produção. As luminárias de LED garantem iluminação perfeita quando inseridas em planejamentos para atuar em conjunto com outros dispositivos. Elas têm vida útil elevada e oferecem o melhor custo-benefício em médio e longo prazo, devido aos diodos emissores de luz.

Agora, você já sabe o que considerar em um projeto de iluminação industrial! Lembre-se de que é extremamente importante seguir todas as exigências legais para obter um planejamento de qualidade. Por isso, é essencial contar com parceiros com expertise para a sua execução.

Deseja obter mais informações sobre projetos de iluminação industrial? Entre em contato conosco e tire as suas dúvidas!