Saiba quais cenários podem ser programados com a automação da iluminação industrial

Você sabe quais cenários podem ser programados com a automação da iluminação industrial, um sistema que permite o controle automático das luzes de qualquer ambiente?! Ao contrário do que muitas pessoas pensam, existem soluções disponíveis no ramo para todos os segmentos, como os industriais e residenciais.

Em razão da tecnologia e do avanço dos equipamentos eletrônicos, hoje em dia já é possível automatizar diversos sistemas a fim de atender às novas demandas do mercado e usufruir de seus benefícios.

Se você tem interesse pelo tema e deseja descobrir quais cenários podem ser programados com a automação da iluminação industrial, continue a leitura deste post que vamos apresentar todos os detalhes. Confira!

O que é a automação da iluminação industrial?

A automação da iluminação industrial consiste na criação de um sistema de iluminação inteligente que pode ser controlado pelo usuário de maneira simples e muito mais prática. No ramo industrial, esse recurso costuma ser ainda mais útil, uma vez que o seu principal objetivo é a redução de custo.

O sistema de automação de iluminação pode ser instalado em todos os tipos de imóveis, inclusive nas indústrias, e é justamente a tecnologia que possibilita a integração da iluminação do estabelecimento por meio de um sistema descentralizado e wireless, planejado sob medida para o local.

Com isso, torna-se possível, por exemplo, ligar e desligar luzes via internet e a partir de dispositivos como smartphones. Com o sistema dá até para realizar a regulagem precisa da intensidade na iluminação.

Como funciona a automação na iluminação industrial?

Na prática, a aplicação da automação, como vimos, pode ser realizada em qualquer tipo de indústria, desde um galpão industrial até uma indústria alimentícia, de transporte ou logística, uma vez que é possível fazê-la em todos os tipos de ambientes.

Para ajudá-lo a entender melhor sobre o assunto, a Viviane Guimarães, do departamento de marketing da SX Lighting, explicou a automação de uma maneira mais técnica. De acordo com o exemplo apresentado por Viviane, podemos pensar que determinado setor de uma empresa precisa ter um nível de luminosidade igual a 300 lx. Contudo, ao meio dia o lugar recebe uma entrada de luz natural equivalente a 200 lx.

Se a empresa apresentada no exemplo utilizar um sistema tradicional de iluminação, que fornece 300 lx, haverá duas situações: com as luzes desligadas, haverá pouca claridade; já quando elas estiverem ligadas, haverá desperdício de energia.

Contudo, se a mesma companhia utilizar um sistema de automação de iluminação, os sensores detectarão a presença desses 200 lx ao meio dia e, de forma automática, as lâmpadas serão dimerizadas com a quantidade de apenas 100 lx para completar os 300 lx necessários — gerando a economia de energia e, consequentemente, a redução de gastos.

Quais são os benefícios advindos do uso da automação da iluminação industrial?

Agora que você já sabe o que é a automação da iluminação industrial e como ela funciona, vamos apresentar, a seguir, quais são os principais benefícios de sua utilização. Veja!

Comodidade

Ao automatizar a iluminação industrial, a preocupação com configurar luzes é extinta e usar as luzes do ambiente se torna um processo natural e simples. Além disso, torna-se possível controlá-las de qualquer local — o que gera conforto e comodidade.

Economia de energia

Com a automação da iluminação há a possibilidade de personalizar a iluminação por meio da dimerização. Dessa forma, o controle das luzes se torna dinâmico e a companhia consegue iluminar os ambientes sem desperdício, usando somente a iluminação necessária, uma vez que o sistema é capaz de apagar e a acender as luzes automaticamente.

Especialmente no caso da indústria, a automação de iluminação é benéfica, ainda, para garantir que determinadas luzes serão acionadas apenas quando escurecer ou nos casos em que for detectado movimento.

 Segurança

Para as indústrias, a automação de iluminação também ajuda a proteger o patrimônio, pois como as luzes são acesas a partir da detecção de movimento, o sistema demonstra a entrada de pessoas no local, por exemplo.

Durabilidade

A automação da iluminação utiliza equipamentos bem planejados e luzes mais duráveis, fatores que fazem com que o sistema apresente um tempo de vida muito maior. Assim, ao contrário de uma lâmpada comum que pode queimar a qualquer momento, a automação da iluminação aumenta o tempo de duração do sistema como um todo.

Responsabilidade ambiental

Ao implementar a automação da iluminação industrial e a utilização das luminárias LED, o consumo e a geração de lixo eletrônico são reduzidos em razão da sua maior durabilidade.

Dessa maneira, uma indústria que automatiza a iluminação também aumenta o seu senso de responsabilidade ambiental — em uma companhia esse benefício pode ser utilizado de forma positiva para reafirmar o compromisso do negócio com o meio ambiente.

Quais são os possíveis cenários que podem ser programados com a automação da iluminação industrial?

Existem diferentes cenários que podem ser programados com a automação da iluminação industrial, como os seguintes:

  • salas de reunião com luzes que acendem conforme o indivíduo entra na sala e, se houver janelas no local, o acendimento ocorre com um lux menor do que seu total, para que ela atue em conjunto com a luz natural;
  • corredores de estoque em que as luzes acendem conforme movimentação de um item, como uma empilhadeira e, quando ele se distancia, a iluminação diminui novamente;
  • fachadas e entradas das empresas e indústrias para que as luzes se acendam no momento em que o dia escurece, a fim de melhorar a segurança do local.

Contudo, para que os cenários sejam programados de forma eficiente, é preciso observar determinadas questões, como:

  • utilização de luminárias dimerizadas de qualidade, tecnológicas e que oferecem garantia;
  • sistema confiável, robusto e com proteção apropriada para a aplicação;
  • sensores com tecnologia de ponta e eficientes;
  • horário de trabalho de cada setor da empresa;
  • fluxo de pessoas nos ambientes;
  • incidência de luz natural no local.

Além disso, também é fundamental contar com uma ótima empresa de iluminação e automação para que uma solução personalizada e um projeto adequado sejam oferecidos para a sua indústria.

Como vimos, a automação da iluminação industrial é fundamental para as companhias que desejam evoluir, pois ela é capaz de gerar diferentes mudanças positivas, como economia no consumo de energia, eficiência energética e redução do custo com manutenção e reposições em razão da alta vida útil do LED.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre a automação da iluminação industrial ou ainda tem dúvidas sobre o tema, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo!