Veja os principais pontos a respeito da iluminação para quadras de tênis!

As quadras esportivas profissionais ou semiprofissionais precisam contar com iluminação adequada e uniforme para promover o conforto e a visibilidade dos jogadores e da plateia. Normalmente, um projeto luminotécnico é elaborado para considerar diversos fatores, como altura apropriada e resistência dos dispositivos, iluminância, nível de ofuscamento e muito mais.

Vamos apresentar as principais informações sobre a iluminação para quadras de tênis e suas vantagens. Além disso, vamos apontar detalhes sobre padrões mínimos de acordo com a Norma Europeia para Iluminação Esportiva.

Você também vai encontrar considerações sobre padrão de jogo, uniformidade da iluminação, temperatura da cor, quantidade de refletores, altura ideal dos postes etc. Continue a sua leitura!

Quais são as principais informações sobre iluminação para quadras de tênis?

As quadras de tênis externas ou internas necessitam de luminosidade quando inexiste luz natural no ambiente. A luminosidade eficiente atrai jogadores e treinadores para as competições, prolonga o tempo dos jogos e treinamentos e gera novas contratações todos os meses.

A visibilidade permite que todos os espectadores e praticantes do esporte acompanhem o jogo sem perder os detalhes. É crucial que a bola esteja visível durante as jogadas, ainda que esteja em alta velocidade. O local deve contar com contraste, níveis de iluminação ideais e distribuição uniforme da luz. Portanto, a execução de um projeto luminotécnico depende de profissionais especializados.

Quais são as vantagens de um projeto de iluminação bem feito para quadras de tênis?

Os praticantes de esportes procuram exercitar o corpo para manter a saúde e valorizam a confraternização com amigos. Os jogos de tênis geram diversão, além de aliviar o estresse do cotidiano e a pressão da rotina. Porém, os usuários terão que se sentir seguros e ter visão ampla do local.

Um projeto de iluminação aumenta a satisfação dos jogadores e expectadores que estão em busca de distração. A maioria das pessoas trabalha de dia e joga tênis à noite para esquecer um pouco as responsabilidades. Enxergar bem os limites da quadra, ter conforto e tranquilidade são indispensáveis para quem procura se exercitar no período noturno.

Quais são as considerações mais relevantes sobre iluminação para quadras de tênis?

O projeto de iluminação define todos os aspectos referentes às necessidades de luminosidade de cada quadra específica. Uma análise é realizada considerando o comprimento da área, a altura dos postes, os dispositivos utilizados e o melhor custo-benefício para os proprietários.

Veja, a seguir, alguns dados interessantes sobre luminosidade para quadras de tênis!

Padrão de jogo

O padrão de jogo é estabelecido conforme as dimensões da quadra, a uniformidade e o nível de iluminação. As quadras de tênis são superfícies retangulares, planas e regulares, que medem em torno de 10 metros de largura e cerca de 24 metros de comprimento. No centro da quadra, coloca-se uma rede de aproximadamente 1 metro de altura.

O jogo pode ser simples, quando há um jogador contra um, ou em duplas. Quando o jogo é simples, utiliza-se uma parte da quadra com marcações e postes de fixação da rede mais próximos. As áreas de saque são iguais em ambos os casos. Já as superfícies variam, podendo ser de saibro, cimento, asfalto, tartan ou grama.

Uniformidade da iluminação

A uniformidade da iluminação na quadra de tênis durante as noites é essencial para a verificação de pontos de sombras que podem interferir na visibilidade. Caso existam áreas mais escuras na sua quadra, fique tranquilo: um projeto luminotécnico resolve isso facilmente.

A distribuição irregular da luminosidade é algo comum na ausência de avaliação de um profissional especialista. Os usuários se sentem inseguros no período noturno, quando a iluminação é insuficiente e há pontos escurecidos.

Locais com muita luminosidade e outros menos iluminados podem ser facilmente clareados, eliminando ambientes sombrios, inclusive no estacionamento. O nível de contraste ao ser ajustado minimiza o sombreamento desses locais.

Temperatura da cor

A temperatura de cor ideal para quadras de tênis é a branca fria, com 6.500 Kelvin. No rótulo da luminária LED você poderá confirmar e verificar se o dispositivo vai manter esse índice após a instalação no ambiente. Há uma quantidade de iluminância ideal que deve chegar até o solo, sendo que no plano horizontal, indica-se em torno de 300 lúmens.

Padrões mínimos de acordo com a Norma Europeia

A Norma Europeia para Iluminação Esportiva (EN nº 12.193/2018) estabelece os requisitos da iluminação das quadras utilizadas para a prática de esportes em unidades de medidas diversas. Segundo o texto, enquadram-se na classe I as competições de nível superior, internacionais ou nacionais, cujas distâncias são longas.

Na classe II, estão inseridas as competições de nível médio, tais como torneios locais ou regionais, nos quais a distância de visualização é média. Treinamentos de alto nível também fazem parte dessa classificação. Já na classe III se encaixam os pequenos clubes e torneios locais, considerados competições de baixo nível, treinamentos gerais, atividades recreativas e esportes escolares.

Quantidade de refletores

Com refletores Smart de alto desempenho e eficácia luminosa elevada, índice de proteção IP 66 e cinco anos de garantia, é possível utilizar de três a oito itens, dependendo do fator potência de cada um. Eles precisam ser instalados nos postes com distância mínima de 3,5 metros dos limites externos da quadra.

Altura ideal dos postes

Os postes de iluminação para quadras de tênis deve ter altura ideal para iluminar toda a área e torná-la mais segura. Geralmente, as quadras poliesportivas contam com a altura de nove metros para cada poste e com refletor de LED de potências diferenciadas, conforme a necessidade. Já a distância entre um poste e outro é verificada por meio do cálculo de cada projeto.

Neste post, você viu os principais pontos que devem ser considerados na iluminação para quadras de tênis. A ajuda especializada é indispensável para ter um espaço ideal para as partidas travadas entre amadores ou profissionais. Um bom parceiro poderá oferecer refletores de LED de qualidade, com durabilidade de até dez anos e muitos outros dispositivos interessantes.

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais para informar os seus amigos a respeito das quadras de tênis!