Saiba tudo sobre iluminação. Assine nossa newsletter!

Refletor industrial de LED: como escolher o ideal para seu estabelecimento?

A iluminação é um fator muito importante na hora de manter estabelecimentos comerciais e industriais em segurança. Existem diversas formas de manter um espaço iluminado, visando sua proteção. Uma das opções mais recorrentes e eficazes, é o uso do refletor industrial de LED. Isso se dá devido a sua capacidade de clarear grandes áreas de forma muito eficiente.

Manter o espaço bem iluminado, além de facilitar a identificação de possíveis problemas ou, até mesmo, intrusos durante o período da noite, pode também auxiliar na tomada de decisão para ações combativas. Afinal, a iluminação garante a visibilidade de todo ambiente e isso o torna muito mais seguro.

Esses equipamentos são, normalmente, acoplados em maiores alturas a fim de otimizar a sua capacidade de iluminação e ampliar a área de efeito da luz. São diversos modelos e soluções disponíveis no mercado para satisfazer as necessidades do seu negócio, mas, como identificar o modelo ideal para o seu estabelecimento? Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

Qual a importância de uma boa iluminação em indústrias e comércios?

O foco desse tipo de iluminação é, principalmente, alertar sobre a entrada ou presença de possíveis intrusos em determinado local. A sua potente luz, com alto-brilho, é capaz de clarear até mesmo áreas que estejam mais afastadas ou escondidas, podendo ser vistas desde seu local de abrigo.

Outro fator muito relevante é a possibilidade de visualizar melhor as gravações registradas pelo sistema de câmeras de segurança durante o período noturno. Dependendo dos modelos das câmeras, pode ser muito difícil de identificar algum tipo de atividade se não houver uma iluminação apropriada.

A instalação dos refletores industriais de LED deve ser pensada de maneira completamente estratégica, pensando em pontos capazes de aproveitar o potencial máximo disponível dos equipamentos. Eles podem ser colocados em paredes, postes (em alturas que podem variar desde três metros até acima dos vinte!) ou, até mesmo, no chão, dependendo de qual for o objetivo.

Por isso, é importante que seja feito um projeto luminotécnico bem detalhado para que, dessa forma, o proprietário do estabelecimento disponha das melhores informações e orientações sobre dimensionamento e posicionamento dos refletores.

Como é utilizado o refletor industrial de LED?

As luzes dos refletores podem ser ativadas de diversas formas, vai variar de acordo com a necessidade do cliente. Elas podem ser acionadas, por exemplo, por meio de sensores que detectam a ausência de luz quando o sol começa a se por e voltam a ser desativadas ao raiar do dia.

Uma outra possibilidade é a ativação automática por sensor de aproximação de um indivíduo (o que acontece devido a um detector infravermelho). Pode haver, ainda, uma combinação desses dois mecanismos: o refletor é ativado quando está escurecendo, porém em uma potência menos intensa. Caso alguma pessoa se aproxime, ou se o sensor detecta algum tipo de movimentação, a intensidade da luz aumenta.

Existe, ainda, a possibilidade de obtenção de refletores que emitem luz com uma ampla gama de tonalidades de cores, para casos de aplicações como iluminação de jardins ou, até mesmo, realização de eventos.

O que levar em consideração na hora de escolher o refletor ideal?

Para garantir a satisfação na hora da compra do refletor industrial de LED alguns critérios devem ser levados em consideração para que não haja problemas no futuro. Afinal, são muitas as opções disponíveis no mercado e nem todas elas serão confiáveis. Portanto, aqui vão algumas dicas:

  • faça uma pesquisa a respeito da marca que está comprando, procure sobre sua origem e se a empresa é de confiança;
  • cheque o prazo de garantia que a empresa oferta no momento da compra;
  • outro ponto importante é a capacidade de emissão de luz por watt (fluxo luminoso) que o refletor oferece. É isso que determina a luminosidade do equipamento;
  • verifique se o refletor tem, também, os certificados de garantia internacionais;
  • é importante que ele tenha o grau de proteção IP65 (padrão dentre os produtos de qualidade) e se tem corpo em liga de alumínio, o que o faz resistir melhor às diversas variações de condições climáticas, aumentando a sua durabilidade;
  • o ideal é que ofereça, pelo menos, 50 mil horas de vida útil;
  • os refletores não devem emitir raios UV/IR, tampouco esquentar e atrair insetos.

Quais as vantagens dos refletores de LED?

A tecnologia LED vem dominando o mercado nos últimos anos, e não é por menos: as vantagens dos equipamentos que levam esse tipo de artifício em comparação aos refletores convencionais são muitas. Dentre elas, podemos destacar:

  • durabilidade e resistência: os refletores são, por si próprios, aparelhos resistentes. Todavia, a durabilidade, quando comparada aos refletores convencionais, quase triplica. Além de apresentarem boa resistências às alterações do clima e também aos choques mecânicos e vibrações que podem existir em ambientes externos, a capacidade de iluminação de um refletor industrial de LED pode durar entre 50 a 100 mil horas de uso.
  • manutenção: como tem uma vida útil mais extensa, a necessidade de manutenções é reduzida, assim como os gastos que vêm juntos com os reparos. Além de poupar tempo e esforço, ainda dispensa interrupções na linha de produção para troca de lâmpadas;
  • luminosidade potente e baixa voltagem: o refletor LED tem capacidade de emitir luz com um ângulo de 120°, espalhando-se bem pelo ambiente de forma homogênea e bem distribuída. Isso tudo sem haver aquecimento do equipamento, o que previne o acontecimento de curtos-circuitos na instalação e com ativação instantânea, sem acontecer aquela demora, comuns nos refletores convencionais;
  • sustentabilidade: além de não emitir raios UV/IV, boa parte dos materiais que o compõe são recicláveis, e elimina-se os custos de descontaminação e descartes das lâmpadas (que se fazem necessários quando se tem os modelos convencionais).

Não cabe a nós apontar qual é, exatamente, o modelo ideal de refletor industrial de LED para o seu estabelecimento. Isso sempre vai variar de acordo com sua necessidade e o propósito de uso. Por isso, contar com um parceiro especializado é o caminho mais seguro para fazer escolhas certeiras.

Agora que você já entende as principais funcionalidades e características de um refletor industrial de LED, o que acha de compartilhar este post em suas redes sociais? Assim, você ajudará seus amigos a entenderem mais sobre o assunto!

 

 

SX Lighting

| |

Tags do post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

  • Rua José Ayrton Machado, 150
    Feital - Pindamonhangaba, SP
    CEP 12441-265

  • (12) 3641-6522