Luminária de led: conheça seus principais diferenciais!

A iluminação, desde que passou a ser utilizada em larga escala, posterior ao período da Revolução Industrial, tornou-se um elemento indispensável para a vida humana, seja para melhorar o trabalho, para servir como elemento de iluminação de projetos de galpões ou para a iluminação de vias públicas, por exemplo.

Das lâmpadas incandescentes evoluímos para as lâmpadas fluorescentes, de vapor de mercúrio para vapor mista ou vapor de sódio, e hoje contamos com novos tipos de iluminação, como a luminária de led.

Neste post, vamos abordar sobre a luminária de led e suas vantagens em relação às lâmpadas convencionais. Quer saber mais sobre o tema? Acompanhe!

O que é a luminária de led?

As luminárias de led são aquelas que utilizam cristais, feitas para substituir as já ultrapassadas e ineficientes lâmpadas vapor mista, vapor de mercúrio, vapor metálico e vapor de sódio. Mas afinal, o que é led? Led é a sigla para Light Emitting Diode, que é um componente eletrônico que garante uma boa iluminação, mas com baixo consumo energético.

Diferentemente das lâmpadas de vapor de sódio e mércurio, a luminária de led não necessita de reator. Consegue gerar um fluxo luminoso de igual intensidade ou maior que as lâmpadas comuns, mesmo gastando muito menos energia.

As luminárias de led não têm filamento, o que faz com que elas não produzam tanto calor quanto as lâmpadas comuns. Isso, por sua vez, garante maior durabilidade para a luminária. Sendo assim, a iluminação é gerada a partir de uma placa de led localizada no interior do seu módulo óptico.

Inicialmente, as luminárias de led chegaram de forma tímida no mercado. Seu alto custo inicial afugentava os clientes, apesar de garantir um bom custo-benefício. Foi ganhando espaço primeiramente no mercado asiático, europeu e americano.

Entretanto, com o aprimoramento da técnica, foi possível  obter hoje um preço extremamente atrativo e competitivo que, em conjunto com as informações que chegavam sobre seu caráter econômico, o cliente nacional abraçou o produto — sendo, atualmente, o preferido da iluminação.

Quais são as principais diferenças entre a luminária de led e as lâmpadas comuns?

O investimento em luminárias de led reflete bons benefícios. Comparado às lâmpadas convencionais, é possível identificar com mais evidência os fatores de diferenciação.

Durabilidade

A durabilidade do led é bem maior do que as das lâmpadas convencionais, fato que se deve ao modo de fabricação e funcionamento. Assim, quem conviveu bastante tempo com lâmpadas vapor de sódio, metálico e mista sabe que as trocas são constantes.

Por outro lado, estima-se que a luminária de led pode durar por mais de uma década sem precisar de reparos. Essa prolongada vida útil aumenta a economia do produto e contribui com a sustentabilidade, questões que serão abordadas mais a frente.

Variedade

Conforme o led foi ganhando mercado no país, vários modelos de lâmpadas e luminárias foram criadas, de modo que há uma luminária ideal para cada estilo e para cada ambiente. Luminária para vias, fita de led para decoração, luminária de embutir, de sobrepor, lâmpadas de led de cores variadas para residências e projetos arquitetônicos, luminárias industriais, refletores de led. Enfim, há uma opção disponível para cada caso.

Economia

A economia é sempre um ponto a ser destacado nas luminárias de led. Ela se dá não só por causa da durabilidade do produto, mas também por auxiliar na redução dos valores da conta de energia.

Há estudos que mostram que a utilização de luminárias de led contribui para a diminuição do consumo energético por lâmpadas em até 80%. Se ficar em dúvida quanto a economia de uma lâmpada, uma dica é consultar os ensaios (realizados em laboratório com selo INMETRO) LM-79 das luminárias, a fim de verificar o desempenho do produto.

Luminosidade

Outro ponto positivo tem a ver com a luminosidade. Esse produto consegue distribuir um raio luminoso intenso com baixo consumo de energia, e isso faz com que as luminárias de led sejam ideais para locais de trabalho, como linhas de produção, galpões logísticos e arruamentos.

É válido lembrar que ambientes profissionais precisam de uma boa iluminação, a fim de evitar a Lesão por Esforço Repetitivo — LER e atender o nível de iluminação requisitado na NR 17 (Norma Regulamentadora — Trabalhista) e NBR 8995-1 (Norma de iluminação de ambientes de trabalho).  Então, ao optar por lâmpadas de led, você também poupará a sua saúde e a das demais pessoas a longo prazo.

Sustentabilidade

Essa é uma questão ainda pouco falada, mas muito importante. As luminárias de led são sustentáveis por diversos motivos, como:

  • o descarte é menor, já que a troca das luminárias é menos corriqueira. Com isso, reduz-se a quantidade de lixo produzido;
  • também por durar mais, reduz-se a necessidade da produção de energia por meio de matéria-prima poluente, como o carvão e o petróleo;
  • auxilia no controle da poluição, pois haverá menos material contaminante nos lixos.

Não transmite raios infravermelhos nem ultravioletas

Outro ponto em que a saúde do usuário entra em questão. Lâmpadas e luminárias de led não transmitem raios infravermelhos e ultravioletas, que são nocivos à saúde humana, especialmente quando somos expostos a eles durante um longo período de tempo.

Baixa geração de Calor

Conforme já falamos, em função do seu modo de funcionamento e fabricação, as lâmpadas e luminárias de led geram menos calor que as lâmpadas convencionais. Isso aumenta o bem-estar dos usuários nos ambientes em que a iluminação está inserida, além de diminuir a necessidade do uso de refrigeração mecânica, o que torna menor o gasto com energia elétrica.

Vale a pena adotar luminárias de led em minha empresa?

Sim, e você está deixando de economizar dinheiro enquanto não faz a troca. Além disso, deixa a sua saúde exposta e também prejudica o meio ambiente.

Para fazer a melhor escolha, vale a pena requisitar o atendimento de empresas especializadas no assunto, ou mesmo contar com a consultoria de profissionais, de forma a garantir uma maior eficiência luminosa e energética no seu negócio.

A luminária de led deixou de ser, há tempos, um produto que se tornaria rentável apenas no futuro. Sua economia de energia e durabilidade fazem com que sua aquisição, além de garantir o nível adequado de iluminação para os ambientes e edificações, assegure também eficiência energética e econômica na conta de energia.

Então, se você ainda não tem, já está passando da hora de adotar esse elemento e se juntar a onda dos consumidores de luminária de led!

Gostou deste post? Que tal inteirar-se mais sobre o assunto e ler também este outro post que fala sobre a crescente demanda por luminárias de led no Brasil?