Qual a importância da iluminação em estádios e quadras esportivas? Veja aqui!

A iluminação é um elemento importante para diversas construções humanas, sejam privadas, como as casas, sejam coletivas, como estádios, praças e vias públicas. Nesse contexto, há muita informação sobre iluminação para pequenos espaços, como comércios e indústrias, mas ainda há pouco material referente ao tema em estádios e quadras poliesportivas, por exemplo.

Por isso, vamos falar sobre a iluminação em arenas esportivas. Quer saber como o assunto se relaciona com a segurança, o conforto, a boa visibilidade e experiência do público nesses locais? Confira este conteúdo!

Qual é a importância de uma boa iluminação para estádios, arenas e quadras poliesportivas?

Uma boa iluminação para uma arena esportiva não deve ser encarada como um elemento que gera gastos, mas sim como um investimento que tem o poder de aumentar o lucro, economizar na conta de energia e aumentar a procura por aluguéis do espaço ou, até mesmo, sediar eventos como shows.

Isso ocorre porque uma boa iluminação beneficia tanto quem está dentro da quadra ou estádio, quanto quem está assistindo. Essa mesma iluminação torna-se indispensável para a promoção de outros eventos. Quando bem executada, há uma eficiência luminosa maior e o gasto de energia menor.

Quais são os diferenciais que uma boa iluminação em arenas de esportes proporciona?

Agora vamos apontar algumas vantagens que uma boa iluminação oferece para quadras poliesportivas, arenas e estádios. É importante ressaltar que essas vantagens só aparecem de forma satisfatória quando o projeto luminotécnico é bem-feito e bem executado.

Segurança

A segurança é um dos pontos mais debatidos em estádios e arenas esportivas atualmente. Muito se pensa em alternativas sobre como diminuir a violência nesses espaços, entretanto, medidas simples também podem auxiliar na solução do problema.

Isso ocorre pelo mesmo motivo de ruas mal iluminadas serem mais perigosas. Com isso, crimes ocorrem de maneira mais frequente quando o agressor tem a certeza que não tem como ser identificado ou pego — e um ambiente mal iluminado é propício para isso.

Portanto, é correto afirmar que uma boa iluminação aumenta não só a segurança, mas também a sensação de segurança dos espectadores. A contratação de profissionais e câmeras de vigilância são outras boas soluções, mas que devem ser adotados de forma conjunta a uma boa infraestrutura de iluminação.

Conforto

A iluminação também gera conforto, tanto em quem está nas arquibancadas, quanto quem está dentro do estádio ou da quadra, jogando ou participando de qualquer outro evento. Para quem está dentro, a iluminação permite que seja feito um bom trabalho e que se jogue em condições adequadas de visibilidade.

Já para quem está nas arquibancadas assistindo, uma boa iluminação permite que a pessoa observe todo o campo de forma clara e identifique tudo que está acontecendo no evento realizado, seja ele esportivo ou não.

Alcançar o conforto luminoso não é fácil, e, para isso, é necessário contar com a experiência de empresas capacitadas. Infelizmente, é comum projetos mal executados causarem ofuscamento tanto em quem está na plateia, quanto em quem está em campo. Isso deve ser evitado ao máximo, pois prejudica todo o público do evento.

Boa visibilidade

Há várias estratégias para conseguir dar uma boa visibilidade para os espectadores, que vão desde alocação da arquibancada, até ao desnível entre um andar e outro de arquibancada. Porém, a iluminação é parte essencial dentro desse processo e deve iluminar todo o espaço.

Colocar luminárias de forma aleatória não garante uma boa visibilidade, pois alguns locais correm o risco de ficar claros demais e outros pouco iluminados. É necessária uma distribuição igual da iluminação pela arquibancada e pelo estádio, que só é alcançado a partir de escolhas corretas de luminárias e os locais onde elas são inseridas.

Boa experiência para o público

Toda as outras vantagens apontadas estão diretamente ligadas a esta última. Quando há segurança, conforto, boa visibilidade, o público terá uma boa experiência quanto ao evento.

Quais são os cuidados necessários com a instalação de iluminação?

As duas principais dicas são: escolher o local adequado para a instalação e escolher as luminárias adequadas para a demanda. Luminárias incorretas correm o risco de não clarear o ambiente de forma neutra, e isso contribui para a confusão, além de prejudicar a boa visibilidade.

Já a alocação de forma equivocada dos postes de iluminação e refletores pode ofuscar tanto quem está em campo, quanto o público — um grande problema para o espetáculo como um todo. Assim, deve-se buscar atingir um nível de iluminação adequado para cada atividade existente no estádio.

Há várias formas de utilizar a luz em uma arena esportiva, como iluminação de saída de emergência, iluminação cênica e iluminação de fachada. Dessa forma, quando bem planejada, a técnica valoriza o estádio e garante economia na conta de energia.

Vale a pena contratar uma empresa para montar a iluminação em uma arena esportiva?

Por conta da complexidade da instalação de uma iluminação em estádio, arenas ou quadras poliesportivas, a contratação de profissionais capacitados é muito recomendada. Caso contrário, você estará correndo um sério risco de a iluminação apresentar problemas e não cumprir o seu papel, desvalorizando a arena e aumentando os gastos de energia.

Outra dica é ficar de olho em novas tecnologias de luminárias de led, que são uma boa alternativa para a iluminação e que apresentam um bom custo benefício. Essa alternativa é tão viável que a demanda por led tem crescido cada vez mais no Brasil. Considere utilizar um projeto todo baseado em led e a economia na conta de energia pode chegar a 80%.

Dessa forma, a iluminação em estádios é um elemento importante, que deve ser priorizado. Quando bem planejada, traz inúmeros benefícios e eleva a arena esportiva a outro patamar — e isso influencia também nos lucros do empreendimento.

Entretanto, cuidados devem ser tomados e é necessária a contratação de uma empresa especializada no assunto para que o sistema de energia funcione corretamente e consiga dar ao local todos os benefícios que um bom projeto de iluminação pode proporcionar.

Gostou deste texto? Deixe um comentário no post contando a sua opinião sobre o assunto ou tire dúvidas sobre a iluminação em estádios ou quadras poliesportivas — podemos ajudar você!