Qual a importância da NBR 8995-1?



Qualquer local de trabalho é regido por normas descritivas, que regulamentam todos os procedimentos e técnicas que devem ser utilizadas em um projeto, para que ele atinja a qualidade e segurança esperada. E a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) sempre aprimora, ainda mais, a normatização, e até substitui algumas normas por outras, como é o caso da NBR8995-1.

Em 2013, a ABNT publicou a NBR8995-1, que entrou em vigor como a nova norma para luminotécnica para ambientes de trabalho, nesse caso especificamente para interiores de locais de trabalho, com algumas exceções para ambientes externos. Essa normatização chega com cálculos bem mais avançados para verificar conforto e segurança com relação à iluminação.

Se você tem dúvidas sobre a NBR8995-1, continue por aqui e conheça um pouco mais sobre a norma, qual a sua importância e como ela deve ser aplicada! Vamos lá?

O que é a NBR8995-1?

É uma norma criada para substituir a NBR5413, que foi cancelada pela ABNT em 2013. Essa normatização garante o nível de iluminação necessário para cada ambiente de trabalho e traz cálculos mais complexos e avançados para garantir todo conforto e qualidade do projeto luminotécnico na questão da iluminação.

No caso da NBR8995-1 são regulamentados os requisitos de iluminação para os locais de trabalho, como galpões industriais e estacionamentos, de modo que os trabalhadores possam desempenhar suas atividades visuais de maneira confortável e eficiente ao longo do dia de trabalho.

Por que ela foi criada?

Com a intenção de ser idêntica à ISO:8995-1:2002, de modo a se enquadrar em todos os aspectos de qualidade da ISO. A NBR8995-1 ainda apresenta quatro anexos informativos em que constam todos os detalhes dos requisitos da norma. Os anexos são:

  • anexo A: considerações para elaboração dos projetos das áreas de tarefa e áreas do entorno;
  • anexo B: critérios da malha de cálculo para elaboração dos projetos e verificação do nível de iluminância;
  • anexo C: orientações para controlar o ofuscamento, que é a sensação produzida por áreas com brilho em excesso ou que tenham grandes diferenças de luminância dentro do campo de visão da pessoa;
  • anexo D: orientações para manutenção do sistema de iluminação do projeto.

Qual a importância dessa norma?

Os procedimentos e técnicas utilizadas nos projetos da construção civil vêm mudando com o passar do tempo, com as novas tecnologias que surgem e facilitam bastante a vida dos profissionais do ramo. Sendo assim, a importância de normas, como a NBR8995-1, é o conteúdo mais atual que elas apresentam.

Além de substituir, como já citado, a NBR5413 que é para iluminância de interiores, ela também substitui a NBR 5382 para iluminação de ambientes de trabalho. A primeira teve sua última atualização em 1992 e a outra se encontrava desatualizada desde 1985.

Os profissionais da área ainda destacam que, a NBR8995-1 se diferencia das demais normatizações pelo fato de expor novos critérios e requisitos qualitativos ao projeto, bem como o ofuscamento, índice de reprodução de cor, níveis de iluminância, dentre outros. É por conta desses e outros fatores que a NBR8995-1 se faz tão importante.

Como a NBR8995-1 deve ser aplicada?

O que levar em consideração?

A norma traz três pontos a serem observados e considerados em um projeto de iluminação, sendo eles: distribuição da luminância, iluminância e luz natural. Esses aspectos devem ser coletados e considerados em ambientes internos de trabalho.

A luminância se trata da luz produzida por uma fonte e refletida em uma superfície e está relacionada ao conforto visual das pessoas. É esse aspecto que vai considerar os pontos de contraste de luminância muito altos ou baixos.

Já a iluminância se baseia na luz refletida em uma superfície. Essa iluminância que produzirá o efeito da luminância e a norma NBR8995-1 traz os valores mínimos exigidos desse fator, e que são adequados para um projeto de iluminação.

Por fim, é necessário considerar vários aspectos a respeito da luz natural. A norma mostrará o que é ou não adequado para que o projeto se enquadre aos requisitos de qualidade da ISO. É necessário atentar-se sobre a existência de janelas no ambiente, se ocorrerá ofuscamento por luz solar, diferenças entre a iluminância natural e a artificial e como controlá-la, dentre outros.

A consideração desses três principais aspectos é que garantirão conforto e qualidade para o ambiente, e principalmente para a saúde dos seus usuários.

Por que os ambientes de trabalho precisam seguir essa norma?

É essencial que nos ambientes de trabalho, os colaboradores consigam desempenhar suas atividades da melhor forma possível. Sendo assim, faz-se necessário usar essa norma, pois ela traz parâmetros que criam condições visuais mais confortáveis para produzir um ambiente saudável e que respeita os requisitos de saúde, segurança e desempenho eficiente durante o tempo de trabalho.

É importante lembrar de que atendendo os requisitos de iluminação previstos na NBR8995-1, automaticamente atende a NR17.

Qual a importância dos pontos abordados?

Dentro de um ambiente empresarial e industrial as pessoas passam grande parte dos seus dias desempenhando, muitas vezes, tarefas trabalhosas, que exigem muita concentração e esforço visual.

A norma é importante, pois considera parâmetros ergonômicos visuais que possibilitam melhores habilidades para o usuário, bem como os níveis de desempenho das tarefas. Esses parâmetros são a capacidade de percepção e as características e atributos das tarefas realizadas naqueles ambientes.

Como aplicá-los?

Para aplicar os aspectos exigidos pela NBR8995-1, as empresas devem se adaptar a todas as exigências estabelecidas na norma. Porém, primeiramente é preciso contratar um profissional capacitado para elaborar o projeto de iluminação.

Esse profissional vai seguir os requisitos e procedimentos regulamentados pela norma e vai criar um projeto de acordo com a sua realidade, de forma a proporcionar, em sua empresa, um ambiente com bem-estar e conforto para os funcionários.

Você também deve investir em materiais e produtos que atendam às propostas do projeto, para que tudo aquilo que foi planejado atinja os níveis de luminância e iluminância dispostos pela NBR8995-1.

Quais são as outras normas relacionadas à 8995-1?

Como a NBR8995-1 traz uma normatização muito complexa para ser aplicada, o Ministério do Trabalho manifestou-se, por meio de uma nota técnica, abordando que a NBR 5413 ainda fosse aplicada como subsidiária da 8995-1, fazendo com que ambas ainda estejam relacionadas.

A NBR8995-1 também está relacionada à ISO/CIE 8995-1:2002 e à Cor 1:2005, por ser uma adoção idêntica das duas normas anteriores em se tratando de conteúdo, estrutura e redação.

Por fim, é de extrema importância que as empresas se adaptem aos padrões exigidos pela norma, uma vez que ela garante muitos aspectos de qualidade e conforto que vão melhorar o desempenho e a eficiência dos funcionários dentro do ambiente de trabalho.

Gostou de aprender um pouco mais sobre a NBR8995-1? Ficou interessado em ver outros conteúdos como este? Então continue por aqui e veja o que é iluminação industrial com protocolo de comunicação DALI!